Portal Chamar Táxi

UE diz que Governo está em falta por adiar venda da participação da CGD na Galp

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,103
Gostos Recebidos
511
ng1216326_435x190.jpg


UE diz que Governo está em falta por adiar venda da participação da CGD na Galp


A Comissão Europeia considera que o Governo está em falha no acordo feito com a ‘troika’ e com as decisões do Tribunal de Justiça Europeu ao decidir adiar a venda da participação da Caixa Geral de Depósitos na Galp.

No relatório sobre a terceira avaliação do programa da ‘troika’ para Portugal, a Comissão Europeia diz que o «Governo decidiu adiar a venda da participação de um por cento» da Caixa Geral de Depósitos na Galp, «mantendo assim uma situação de direitos especiais do Estado».

Neste sentido, a Comissão Europeia sublinha que «o requisito do MoU (Memorando de Entendimento) não foi cumprido e a decisão de 10 de Novembro do Tribunal de Justiça Europeu não foi respeitada».

A 10 de Novembro de 2011, o Tribunal de Justiça Europeu considerou que os direitos especiais que o Estado português e entidades públicas portuguesas possuíam sobre a Galp Energia, vão contra os princípios da liberdade de movimento de capitais e que assim, os direitos especiais ou a criação de ‘golden shares’ são ilegais.

Entre as participações e acordos considerados ilegais estavam não só a participação directa do Estado na Galp (10 por cento) como a participação de um por cento da CGD na Galp.

Como tal, a ‘troika’ acordou com o Governo português a venda desta participação, que já devia ter avançado, mas o Governo adiou até que as condições de mercado sejam mais favoráveis.

Lusa/SOL
 
Topo