Portal Chamar Táxi

UE quer "aliança" com islão para combater terroristas

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng3864687.jpg

O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil El Arabi, e a líder da diplomacia da UE, Federica Mogherini, em Bruxelas

Bruxelas vai desenvolver uma cooperação reforçada com países do Norte de África e do mundo árabe e muçulmano para enfrentar islamitas.
Maior e melhor cooperação entre os serviços de informações dos Estados membros da União Europeia (UE) e entre estes e os dos Estados Unidos; criação de um registo de passageiros de viagens aéreas e atenção redobrada sobre os combatentes islamitas regressados do Iraque e da Síria; reforço do controlo das fronteiras externas da UE e maior atenção ao tráfico de armas . Foram estes alguns dos temas que dominaram a reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, ontem em Bruxelas; encontro que abordou ainda a questão das sanções à Rússia e a retirada do Hamas da lista de grupos terroristas.


Para a Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Federica Mogherini, é fundamental construir "uma aliança, um diálogo" com os países árabes e muçulmanos, que são "as primeiras vítimas dos terroristas". Um primeiro sinal dessa cooperação foi dado pela presença em Bruxelas do secretário-geral da Liga Árabe, Nabil El Arabi, que se reuniu com Mogherini. Falando no final deste encontro, a diplomata europeia indicou que, nas próximas semanas, vão ser desenvolvidos "projetos específicos" com os países do Golfo, a Turquia, Egito, Iémen e Argélia".


dn


 
Topo