• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Um excedente global de 775 milhões de euros Execução orçamental de janeiro

santos2206

GForum VIP
Entrou
Jul 12, 2014
Mensagens
2,454
Gostos Recebidos
19
[h=2]Execução orçamental de janeiro com excedente superior ao do mesmo mês do ano passado
[/h]JusNet 128/2018


Em janeiro, as Administrações Públicas registaram um excedente global de 775 milhões de euros, representando uma melhoria de 153 milhões de euros face ao período homólogo, explicada por um crescimento da receita (6,8%) superior ao da despesa (4,7%). O excedente primário acendeu a 1225 milhões de euros, tendo aumentado 410 milhões relativamente ao período homólogo.


A execução orçamental respeita apenas ao mês de janeiro pelo que é ainda pouco representativa para o conjunto do ano, assinala o Gabinete do Ministro das Finanças em comunicado.
O comportamento da receita acompanhou a evolução favorável da atividade económica e do emprego, tendo a receita fiscal do subsetor Estado crescido 8,7%.

A receita de IVA aumentou 7,3%, acompanhada pelo crescimento no IRS e IRC. A receita beneficiou ainda do comportamento do mercado de trabalho, visível no crescimento de 8,6% das contribuições para a Segurança Social.

A evolução da despesa encontra-se influenciada pela não materialização integral do impacto do descongelamento de carreiras e pelo fim do pagamento do subsídio de natal em duodécimos.
O investimento público registou um crescimento de 35% (excluindo PPP), tendo o investimento no setor da Saúde, que se traduziu no crescimento da despesa do SNS de 4,7%.
O stock da dívida não financeira nas Administrações Públicas – despesa sem o correspondente pagamento, que inclui pagamentos em atraso – reduziu-se em 73 milhões de euros em termos homólogos.
Os pagamentos em atraso registaram um acréscimo homólogo de 276 milhões de euros cujas magnitude e expressão se encontram, também, influenciadas pela adoção do novo referencial contabilístico (SNC – AP) no setor da Saúde.
É esperada uma redução pronunciada dos pagamentos em atraso ao longo de 2018, também por via do reforço de capital nos Hospitais E.P.E. de 500 milhões, realizado no final de 2017 e que começará a produzir efeitos a partir de março.
(26-2-2018 | www.portugal.gov.pt)
 
Topo