Portal Chamar Táxi

Um terço da Comissão Barroso saltou para grandes multinacionais

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
Antigos comissários europeus foram para o sector privado e vão poder fazer lobby junto de Bruxelas a partir do próximo ano.

card_durao_barroso_europa.jpg

Um estudo sobre transparência, publicado hoje pelo observatório "Corporate Europe", torna evidente a enorme porta giratória entre os cargos institucionais europeus e o sector privado.

E, nesse campo, a antiga Comissão Barroso domina.

Dos 26 antigos comissários europeus de Durão Barroso, que terminaram o mandato em 2014, pelo menos nove saltaram para empresas privadas e organizações ligadas a grandes multinacionais.

Os ex-comissários acumulam um total de 115 novas funções entre si, entre membros de conselhos executivos de multinacionais, consultores e até eurodeputados com interesses empresariais.

E há também que incluir nesta lista o próprio Durão Barroso que, além de estar ligado ao clube Bilderberg, acumula mais 21 outras funções, desde organizador de conferências e orador em palestras em Washington - todos eles aprovados à luz das regras de ética da Comissão.

Os exemplos são vários, mas há quatro em particular que preocupam o observatório, porque os ex-comissários têm nas suas novas funções pastas com ligações aos seus anteriores trabalhos na Comissão.

Viviane Reding, por exemplo, que esteve à frente da Justiça, Direitos Fundamentais e Cidadania, e agora é eurodeputada pelo Luxemburgo, aceitou uma posição no conselho executivo da tecnológica Agfa-Gevaert.

A nomeação foi aprovada pelo conselho de ética da Comissão Europeia, desde que Reding, evite "fazer lobby" pelos interesses da empresa junto de Bruxelas.

Também Karel De Gucht, ex-comissário para o Comércio, que lançou as primeiras pedras do acordo transatlântico, tem acumulado vários cargos de consultoria.

E pertence aos quadros da telecom belga Proximus, trabalhando também para a Capital Partners, uma empresa de 'private equity'.

Já Siim Kallas, o antigo comissário estónio para os Transportes, que mantém ligações a Bruxelas, é consultor da empresa de tecnológia Nortal.

Por fim, a holandesa Neelie Kroes, antiga comissária para a Agenea Digital, é consultora especial do Bank of America Merrul Lynch.

A esmagadora maioria das novas funções dos antigos comissários - 96 num total de 115 - foram aprovadas pela comissão de ética da Comissão, mas o observatório questiona a transparência das mesmas.

O 'lobbying' está regulamentado em Bruxelas, mas o observatório quer reforçar algumas regras como, por exemplo, o tempo em que os antigos detentores de cargos institucionais não podem fazer 'lobby' empresarial junto da Comissão.

As actuais regras estipulam 18 meses - daí a antiga Comissão Barroso poder começar a fazer 'lobby' a partir do início do próximo ano -, mas o observatório tem defendido o aumento do prazo para três anos, pelo menos.

Fonte

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Não podemos apontar o dedo a estas pessoas quando as suas acções são aprovadas pela Comissão de Ética nem quando o lobbying é permitido por Bruxelas e tem regras, pois não?
Infelizmente é assim mas pelo menos é tudo controlado.

DX2

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
Não podemos apontar o dedo a estas pessoas quando as suas acções são aprovadas pela Comissão de Ética nem quando o lobbying é permitido por Bruxelas e tem regras, pois não?
Infelizmente é assim mas pelo menos é tudo controlado.

DX2

Mais uma vez deve ter-se enganado no destinatário.

Eu não aponto dedos e não faço juízos de valor, sou apenas, um mero "copy/paster de serviço(?). Mas acho interessante que defina a situação como estando ao menos "controlada"(tal como os Bancos, Submarinos e afins.....).

Cumps

Feraida

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Mais uma vez deve ter-se enganado no destinatário.

Eu não aponto dedos e não faço juízos de valor, sou apenas, um mero "copy/paster de serviço(?). Mas acho interessante que defina a situação como estando ao menos "controlada"(tal como os Bancos, Submarinos e afins.....).

Cumps

Feraida
Não, não me enganei. Eu apenas comentei a notícia, não quem a colocou, como aliás sempre faço, e como aliás é fácil de perceber.

Cumps

DX2

Pelintra

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
308
Sem comentários, por muito que tente entender ou que seja cumpridor das leis, mas nunca seguidor acomodado!