- Entrou
- Fev 10, 2012
- Mensagens
- 4,160
- Gostos Recebidos
- 2
Chama-se Ecocapsule e tem oito metros quadrados.
É autosuficiente e só consome energia limpa. Melhor ainda, pode levá-la para onde quiser.
Para ter uma, só tem de esperar ate 2016.
Portátil, auto-suficiente e com um design apelativo.
Em poucas palavras, pode descrever-se assim a Ecocapsule, que tanto serve para refúgio de férias como para abrigo em regiões abaladas por uma crise humanitária.
Com a forma semelhante a um ovo, faz lembrar uma nave espacial ou um qualquer objeto futurista, mas trata-se na realidade de um pequeno apartamento com todas as comodidades que um lar oferece, incluindo uma antena e uma turbina que lhe permite gerar a sua própria energia limpa, para além de poder ser colocada em qualquer local ao cimo da terra.
Foi apresentada recentemente num festival de design em Viena de Áustria, depois de ter passado seis anos em fase de desenvolvimento.
Obra de um grupo de arquitetos oriundo da Eslováquia, os Nice Architects, a casa em forma de cápsula tem sido alvo de imensa atenção mediática: as encomendas sucedem-se e, segundo a CNN, a própria atriz Susan Sarandon já comentou no Twitter o facto de estar "muito entusiasmada" com o modelo.
| [video]https://youtu.be/pU4DJNWhzqY[/video] |
Igor Zacek, da Nice Architects, já admitiu que a empresa não estava preparada para tanto interesse e, apesar de ter começado de forma discreta, está já a preparar-se para rever a criação, que casa a forma com a função e goza de uma estética particular.
As células que cobrem o teto são, na realidade, pequenos painéis solares que lhe permitem a autonomia energética, auxiliada por um turbina de 750W.
Faz uso da energia solar e eólica, mas o próprio formato de cápsula não vem ao acaso: possibilita a recolha da água das chuvas, que depois é filtrada para consumo humano.
Os oito metros quadrados do interior são aproveitados ao máximo: o espaço dá para uma cama dobrável, secretária que serve para mesa de refeições, casa de banho, kitchenette e arrumação.
A Ecocapsule pode ser, segundo os criadores, adequada para hotéis que queiram expandir a oferta em pequenas unidades ou mesmo para os residentes em cidades superpovoadas, que procurem evitar as rendas exorbitantes.
"A Google costumava alojar os funcionários numa carrinha até que eles conseguissem comprar uma casa. Esta podia ser uma solução melhor", refere Zacek.
Perante a enorme procura, a empresa de arquitetos eslovaca está a esforçar-se para fazer evoluir o conceito e acrescentar novas funções, nomeadamente um software de previsões meteorológicas e até rodas, que facilitem a mobilidade da mini casa em forma de ovo.
A Ecocapsule deverá chegar aos mercados em 2016.
In
Última edição:
