Portal Chamar Táxi

Uma mulher cega vai chegar a deputada: "Uma alegria mas também uma tristeza: porquê só agora?"

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
3
ng4483663.jpg

Entrevista a Ana Sofia Antunes, candidata a deputada do PS pelo círculo de Lisboa
Só um péssimo resultado eleitoral - ou seja, a derrota - impedirá que em outubro tenha assento pela primeira vez na Assembleia da República uma pessoa com deficiência. A protagonista é Ana Sofia Antunes, cega de nascença, colocada em 19.º lugar na lista do PS pelo círculo de Lisboa.

Como é que surgiu esta ideia de ser candidata a deputada pelo PS?
Surgiu como um convite por parte de António Costa que eu, depois de ponderar devidamente, aceitei.
Trabalhou muito com ele na Câmara Municipal de Lisboa?
Não muito diretamente com ele. Mas assessorei durante vários anos o vereador da Mobilidade na Câmara de Lisboa, o professor Nunes da Silva, e fazia assessoria jurídica na câmara. Em função da minha área de interesse, o facto de ser uma pessoa com uma deficiência e de estar muito ligada ao movimento das pessoas com deficiência, fiz sempre muita pressão na câmara com um plano de acessibilidade pedonal, que teve grande apoio e incentivo de António Costa. Era outra das minhas tarefas. O executivo era dirigido por António Costa, com o qual trabalhei muito, embora indiretamente, ao nível da revisão da regulamentação da câmara, em 2012 e 2013.

dn