Portal Chamar Táxi

Informação Usar o telemóvel na sanita tem um risco 'escondido', revela novo estudo

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,710
Gostos Recebidos
1,153
naom_68f9db459d7bc.webp


São muitas as pessoas que levam o telemóvel para todo o lado, inclusive… para a casa de banho. Contudo, este é um hábito desaconselhado pelos especialistas.


Um estudo recente publicado pelo jornal científico Plus.One, que analisou doentes submetidos a colonoscopias, revelou que aqueles que usavam os telemóveis na casa de banho, pelo menos uma vez por semana, tinham 46% mais probabilidade de desenvolver hemorroidas do que comparados com aqueles que não o faziam.


As razões que justificam estes números são claras, segundo as conclusões dos investigadores. As pessoas tendem a ficar mais tempo do que o necessário - em média cinco minutos - sentadas na sanita enquanto fazem scroll nas redes sociais.


O estudo destaca que as hemorroidas estão associadas ao tempo que se passa sentado na sanita. Este hábito poderá também influenciar o correto funcionamento dos intestinos.


Os pormenores do estudo


Cerca de 125 doentes foram submetidos a uma colonoscopia no Centro Médico Beth Israel Deaconess, em Boston. Todos eles responderam a questões sobre os seus hábitos de uso do telemóvel na casa de banho, tendo se analisado depois aqueles que tinham hemorroidas.


De todos os questionados, 66% usavam o telemóvel enquanto estavam na sanita, sendo que estes eram tendencialmente mais jovens.


Após a análise dos resultados segundo a idade, o género, IMC (índisce de massa corporal), atividade física e "esforço de ingestão de fibras", concluiu-se que usar o telemóvel aumentava em 46% o risco de desenvolver hemorroidas. Percebeu-se também que os homens eram mais propensos a passar mais tempo na casa de banho do que as mulheres.


Os que usavam telemóvel na casa de banho admitiram igualmente que faziam pouco exercício físico, o que para os investigadores poderá significar "um maior envolvimento com a tecnologia e um estilo de vida mais sedentário".


Cerca de 54,3% dos participantes deram conta de que ficavam a ler notícias, enquanto que 44,4% apenas davam por si a vaguear por conteúdos das redes sociais.


Sim, as fezes podem passar para o telemóvel


Há um outro pormenor que passa despercebido às pessoas que têm o hábito de levar o telemóvel para a casa de banho. Em declarações ao jornal New York Times, médicos revelaram que há a probabilidade de as fezes entrarem em contacto com as mãos e depois de serem transferidas para o telemóvel. Ou seja, mesmo se levar as mãos, ao tocar no ecrã poderá estar a contaminá-las uma vez mais.

IN:NM
 
Topo