Portal Chamar Táxi

Uso de telemóveis pode estar a deixar homens inférteis, alerta estudo

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,918
Gostos Recebidos
1,132
naom_5db00aa623839.jpg


A ligação foi identificada a partir de uma análise de 18 estudos, envolvendo 4.280 amostras de esperma, avança o jornal britânico The Sun.

Os investigadores sugerem que as ondas eletromagnéticas emitidas pelos aparelhos estão a danificar o esperma e alertam para que os homens reduzam o tempo de utilização do telemóvel.

Contudo, o especialista em espermatozoides Allan Pacey, professor de Andrologia na Universidade de Sheffield, no Reino Unido, questionou as conclusões dos investigadores sul-coreanos.



"A vida moderna não é necessariamente benéfica para os espermatozoides, mas não está claro se os telemóveis são culpados", disse Pacey ao The Sun.

"Este estudo não acrescenta muita clareza ao debate, que já ocorre há dez anos", acrescentou.

"É uma questão que não está resolvida. Mas se os homens estão preocupados, devem manter o telefone nas suas malas".

O professor e investigador Dr Yun Hak Kim, da Universidade Nacional de Pusan, disse: "Os utilizados masculinos de telemóveis devem esforçar-se para diminuir o seu de modo a proteger a qualidade do esperma".

"Estudos adicionais serão necessários para determinar o efeito da exposição a ondas eletromagnéticas emitidas por novos modelos de telemóveis no atual ambiente digital", concluiu.


IN:NM
 
Topo