Portal Chamar Táxi

Uzbequistão fecha fronteira a refugiados do Quirguistão

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,847
Gostos Recebidos
186
O Uzbequistão fechou hoje a sua fronteira aos refugiados provenientes do Quirguistão, onde segundo dados oficiais os confrontos étnicos dos últimos dias deixaram pelo menos 138 mortos, informou a agência digital centro-asiática Ca-news.org.
«Já não temos lugar para os acolher», declarou o vice-primeiro-ministro uzbeque, Abdullah Aripov, ao explicar a medida, segundo a Ca-news em Tashkent, capital do Uzbequistão.

Aripov assinalou que já foram registados oficialmente como refugiados cerca de 45 mil cidadãos quirguizes de origem uzbeque, e destacou que este número não inclui as crianças.

Na véspera, o Ministério de Emergência do Uzbequistão estimou em 75 mil o número de refugiados no país vizinho, após a última explosão de violência étnica nas cidades quirguizes de Osh e Jalal-Abad, onde reside uma importante minoria uzbeque.

Aripov afirmou que as autoridades do Uzbequistão precisam de ajuda das organizações internacionais para acolher os refugiados.

Segundo fontes da Cruz Vermelha Internacional, os confrontos étnicos no sul do Quirguistão provocaram a fuga de mais 80 mil uzbeques.
O Quirguistão, com uma superfície de 198,5 mil quilómetros quadrados, tem uma população de 5,3 milhões de habitantes, dos quais cerca de 14% são uzbeques, que residem maioritariamente no sudoeste do país, a região afectada pela onda de violência.

dd.
 
Topo