Portal Chamar Táxi

Vítor Gaspar sai do Governo e deverá ser substituído por Paulo Macedo

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
O atual ministro das Finanças, Vítor Gaspar, deixa o Governo. Passos Coelho vai esta tarde à Presidência da República para uma reunião pedida com urgência onde comunicará a remodelação governamental.

A decisão terá resultado de um acordo entre o primeiro-ministro, Passos Coelho, e o ministro das Finanças. Segundo a Rádio Renascença, que cita fonte governamental, a saída irá concretizar-se hoje.

A TSF adiantou ainda que para a pasta das Finanças será nomeado Paulo Macedo. Uma informação que não foi ainda confirmada pelo DN.

A queda do ministro das Finanças implicará a queda de todos os secretários de Estado do gabinete de Gaspar, incluindo Maria Luís Albuquerque, a secretária de Estado que tem estado envolvida na polémica dos contratos "swap".


dn
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
Bem, acho que já vai tarde, melhor seria abandonarem todos, mas que é que iria governar este país onde impera o compadrio e a corrupção, bem acho que um qualquer corrupto.
 

CARBM

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,233
Gostos Recebidos
3
Mudam as moscas, mas o essencial mantém-se.
Porque não se mudam as leis?
Porque não se aprovam leis a responsabilizar quem governa?
O "regabofe" vai continuar.
Governar com o dinheiro dos outros é bom.
Na hora das responsabilidades, o pai da criança é incógnito.
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,225
Gostos Recebidos
0
Vítor Gaspar sai e entra Maria Luís Albuquerque


ng2632424.JPG



O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, demitiu-se esta segunda-feira e será substituído pela secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque. O presidente da República aceitou já a exoneração e marcou a posse da nova ministra para esta terça-feira, pelas 17 horas, no Palácio de Belém.

O presidente da República aceitou o pedido de exoneração de Vítor Gaspar apresentado por Pedro Passos Coelho, indica o site da Presidência da República.

A demissão acontece depois das polémicas informações sobre os "swap" e terá resultado de um acordo entre Passos Coelho e Vítor Gaspar. De acordo com a informação veiculada pela Presidência da República, a exoneração acontece a pedido do próprio.

Vítor Gaspar era, formalmente, "o número dois do Governo", conforme Pedro Passos Coelho referiu em entrevista à TVI, em novembro do ano passado, acrescentando que "o terceiro" elemento do executivo PSD/CDS-PP era o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

Com a saída de Vítor Gaspar, Paulo Portas vai passar formalmente a número dois do Executivo, confirmou uma fonte oficial citada pela Agência Lusa. Maria Luís Albuquerque vai ser também ministra de Estado mas caber-lhe-á o terceiro lugar na hierarquia formal do Governo.

Esta foi a segunda saída de um ministro do XIX Governo Constitucional, depois da demissão de Miguel Relvas do cargo de ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, em abril deste ano.

Com a exoneração de Vítor Gaspar, caem automaticamente os restantes secretários de Estado do Ministério das Finanças: Luís Morais Sarmento, secretário de Estado do Orçamento, Manuel Rodrigues, secretário de Estado das Finanças, Paulo Núncio, dos Assuntos Fiscais, e Hélder Rosalino, da Administração Pública.

Recorde-se que o ex-ministro das Finanças Fernando Teixeira dos Santos garantiu no sábado ter informado o seu sucessor, Vítor Gaspar, de "toda a informação necessária" sobre os contratos 'swap' (derivados financeiros sobre taxas de juro) envolvendo empresas públicas, em reunião realizada a 18 de junho de 2011. Mas a secretária de Estado do Tesouro afirmou que não recebeu qualquer informação sobre este contratos "swap" na transição entre o Governo anterior e o atual.

"Na pasta de transição entre mim e o então secretário de Estado Carlos Costa Pina esta questão (dos 'swap' - contratos de derivados financeiros sobre taxas de juro) não foi suscitada e não consta qualquer documento sobre esta matéria, nem o despacho que o (então) secretário de Estado emitiu com data de 9 de junho de 2011, já depois das eleições", garantiu. A governante fez esta declarações durante o primeiro "briefing" diário do Governo, esta segunda-feira.

O PS já disse quer saber porque Vítor Gaspar não terá passado à secretária de Estado do Tesouro informação sobre os "swap", considerando que, tendo fornecido estes dados, as declarações de Maria Luís Albuquerque à comissão de inquérito foram "graves porque falsas".


Leia aqui a carta de demissão de Vítor Gaspar:
http://www.jn.pt/infos/cartadegaspar.pdf









JN
 
Topo