Portal Chamar Táxi

Vacina elimina cancro em ratos. Agora é preciso testar em humanos

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,502
Gostos Recebidos
1,113
As experiências foram, para já, apenas feitas em ratos, mas os cientistas acreditam que está na hora de testar a ‘vacina anti-cancro’ nos humanos.

naom_57a87fa8160a8.jpg


Pensadas para combater e erradicar de forma segura e eficaz um vasto leque de doenças infecciosas, as vacinas têm-se adaptado com facilidade aos tempos modernos e às necessidades sanitárias da atualidade. E numa altura em que o cancro se assume como o mal mais comum e fatal, eis que a ciência dá um passo em frente e cria a aquela que pode ser a tão aguardada vacina anti-cancro.

Desenvolvida por um grupo de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, esta vacina detentora de dois fármacos distintos mostrou-se eficaz na eliminação do tumor cancerígeno e também na ativação da capacidade de resposta do organismo às células cancerígenas em caso de metástase, eliminando-as.

Conta o site O Globo que as experiências realizadas em ratos de laboratório mostram-se bastante satisfatórios e promissores, estando agora os cientistas à procura de 15 pacientes voluntários com linfoma para se submeterem a este tratamento inovador.

Mas em que consiste esta vacina? Publicado na revista cientifica Science Translational Medicine, o estudo dá conta que a vacina é composta por dois agentes estimulantes do sistema imunitário: oligonecleótico CpG (parte do ADN que ‘trabalha’ diretamente com células imunes para amplificar a expressão do recetor OX40 na superfície das células T) e rituximab (anticorpo já usado em tratamentos anti-cancro e que se liga ao recetor OX40 para ativar as células T que ‘lutam’ contra as células cancerígenas).

Quando o preparado médico foi injetado diretamente no tumor sólido dos 90 animais usados no estudo, os cientistas notaram que 87 dos ratos ficaram curados do linfoma. Os três animais que voltaram a ser ‘assombrados’ pelo cancro viram os tumores desaparecem após uma segunda tentativa.

Funciona só em casos de linfoma? Segundo os cientistas, não. Esta vacina, destacam, pode ser a salvação para vários tipos de tumores, até mesmo aqueles que afetam a mama e o cólon e os melanomas (patologias que estavam também presentes nos animais do estudo).


IN:NM​
 
Topo