Portal Chamar Táxi

Vaivém militar regressa à Terra após dois anos em missão secreta no espaço

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng3638005.JPG


O X-37B após a aterragem numa imagem fornecida pela Força Aérea

Um aparelho não tripulado norte-americano, capaz de ir ao espaço e voltar, aterrou esta sexta-feira na Califórnia após uma missão secreta de dois anos.

[video=youtube;snAQT4HGpXw]http://www.youtube.com/watch?v=snAQT4HGpXw[/video]
A aeronave, que tem por designação X-37B e é conhecida como Veículo Orbital de Teste, ou apenas "Avião Espacial", esteve 674 dias em órbita do planeta, noticia a BBC.
Especulou-se que estivesse a espiar o laboratório que a China tem no espaço, mas vários especialistas não dão credibilidade a esta teoria.
Oficialmente, a Força Aérea norte-americana apenas divulga que o vaivém esteve numa missão de "redução de risco, experiência e desenvolvimento de operações na utilização de tecnologias espaciais reutilizáveis"
Este é o terceiro voo do X-37B. O primeiro ocorreu em 2010, tendo o aparelho ficado em órbita oito meses. O segundo aconteceu em março de 2011, para uma missao de 15 meses.
Todas as missões foram rodeadas de grande secretismo. Mesmo o orçamento do projeto não é tornado público.


dn

 
Topo