kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Gostos Recebidos
- 3
Primeiro-ministro francês diz que não voltaria a fazer o mesmo e vai pagar os 2500 euros da viagem dos filhos. PS teme que ida à final da Liga dos Campeões manche imagem. Oposição pede demissão.
Sábado, 6 de junho: Manuel Valls sai do congresso do PS em Poitiers e apanha o Falcon oficial do Estado para Berlim. Objetivo? Assistir à final da Liga dos Campeões entre Barcelona e Juventus. A bordo, além do primeiro-ministro francês seguem dois dos filhos. Uma viagem privada paga pelos contribuintes, denunciam uns. Uma viagem oficial, garante Matignon, com a UEFA a entrar na polémica para o confirmar. Passada quase uma semana, as críticas multiplicam-se e até alguns apelos à demissão. De tal forma que ontem, Valls anunciou que irá pagar 2500 euros pela viagem dos filhos. Tudo para "acabar com uma polémica inútil" de que "o país não precisa".
Numa visita ontem ao território ultramarino da ilha da Reunião, foi o próprio primeiro-ministro a pedir para abordar a sua ida à final da Liga dos Campeões. "Todos sabem da minha paixão pelo futebol. Com Michel Platini [o presidente da UEFA] discuti a organização do Euro 2016 e o futuro da FIFA. Também é o meu papel representar a França nos grandes eventos desportivos", explicou Valls, citado pelo Le Monde. Nascido em Barcelona (naturalizou-se francês aos 16 anos), o primeiro-ministro admitiu em 2014 à revista France Football: "O Barça é o meu clube." E recordou que o tio-avô Manuel Valls i Gorina é o compositor do hino do clube catalão.
Paixões futebolísticas à parte, o chefe do governo francês garantiu ter apenas usado "os meios normalmente colocados à minha disposição" para viajar até Berlim, onde decorreu a final da Liga dos Campeões entre o FC Barcelona e os italianos da Juventus. O primeiro-ministro explicou ainda que "não é segredo" que os filhos o tenham acompanhado. Mas disse-se "sensível à reação dos franceses" e garantiu que "não voltaria a fazer o mesmo". Por isso, decidiu "assumir os custos da viagem" dos filhos (dois dos quatro) e reembolsar 2500 euros ao Estado francês.
dn