• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Valor da avaliação bancária da habitação cai em Maio

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347


O valor médio de avaliação bancária da habitação em Portugal fixou-se nos 1.149 euros por metro quadrado em Maio, numa queda de cinco euros face a Abril e 23 euros em termos homólogos.

De acordo com o Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação, divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as regiões de Lisboa (-0,4%) e Centro (-0,6%) «foram as mais influentes para o decréscimo mensal observado para o total do país», de -0,4% (cinco euros).

Em termos mensais, o aumento do valor médio das avaliações das moradias (0,4 por cento) «atenuou» a diminuição no segmento apartamentos, afirma o INE, que acrescenta que isso terá reflectido «um número mais elevado de avaliações de tipologias superiores».

Em termos homólogos, em que se verificou uma queda de dois por cento no valor médio da avaliação bancária (23 euros), este deveu-se às variações negativas da maioria das regiões, com destaque para Lisboa (-3,7%) e Alentejo (-2,2%).

Em contraciclo, os Açores e a Madeira apresentaram variações média positivas de 2,7% e 1,6%, respectivamente.

O valor médio de avaliação bancária dos apartamentos foi de 1.198 euros por metro quadrado em Maio, numa queda de dez euros face a Abril (-0,8%). Face ao mesmo mês de 2010, o valor médio de avaliação bancária dos apartamentos diminuiu 4,0%.

Nas moradias, o valor médio da avaliação bancária fixou-se em 1.067 euros por metro quadrado, numa variação mensal positiva de 0,4% (quatro euros) e 3,5% em termos homólogos (36 euros).

Lusa/SOL
 
Topo