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Veleiro não tripulado da FEUP vai atravessar o Atlântico
Um veleiro não tripulado desenvolvido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai tentar, em Outubro, atravessar o Oceano Atlântico de forma completamente autónoma e sem qualquer ajuda externa.
A embarcação de 2,5 metros de comprimento, denominada FAST (FEUP Autonomous Sailboat), é o resultado de um projecto iniciado em Janeiro de 2007, tendo sido inspirada em veleiros actuais de competição oceânica, revelou hoje a FEUP, citada pela Lusa.
O FAST foi construído em materiais compósitos e utiliza um sistema electrónico de controlo, desenvolvido por docentes e alunos do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP, que lhe permite velejar autonomamente.
As manobras do leme e a orientação das velas são controladas através de um pequeno computador.
A energia eléctrica é assegurada por painéis solares e armazenada em baterias, sendo a comunicação com o veleiro em alto mar feita por satélite, o que permite conhecer a sua posição geográfica e outros elementos de navegação.
A primeira tentativa de travessia do Oceano Atlântico em veleiros não tripulados conta já com nove equipas inscritas, oriundas da Europa, dos EUA e do Canadá, e está marcada para Outubro em Viana do Castelo.
A competição, que será precedida pela realização de provas preparatórias, afinações e demonstrações das embarcações participantes, terminará quando os veleiros cruzarem o meridiano 60º Oeste, dentro de um intervalo de latitude que inclui as Caraíbas.
A participação da FEUP nesta prova surge depois de uma equipa desta faculdade ter estado envolvida no primeiro campeonato mundial de veleiros autónomos, que decorreu recentemente no Lago Neusiedlersee, na Áustria.
Um veleiro não tripulado desenvolvido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai tentar, em Outubro, atravessar o Oceano Atlântico de forma completamente autónoma e sem qualquer ajuda externa.
A embarcação de 2,5 metros de comprimento, denominada FAST (FEUP Autonomous Sailboat), é o resultado de um projecto iniciado em Janeiro de 2007, tendo sido inspirada em veleiros actuais de competição oceânica, revelou hoje a FEUP, citada pela Lusa.
O FAST foi construído em materiais compósitos e utiliza um sistema electrónico de controlo, desenvolvido por docentes e alunos do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP, que lhe permite velejar autonomamente.
As manobras do leme e a orientação das velas são controladas através de um pequeno computador.
A energia eléctrica é assegurada por painéis solares e armazenada em baterias, sendo a comunicação com o veleiro em alto mar feita por satélite, o que permite conhecer a sua posição geográfica e outros elementos de navegação.
A primeira tentativa de travessia do Oceano Atlântico em veleiros não tripulados conta já com nove equipas inscritas, oriundas da Europa, dos EUA e do Canadá, e está marcada para Outubro em Viana do Castelo.
A competição, que será precedida pela realização de provas preparatórias, afinações e demonstrações das embarcações participantes, terminará quando os veleiros cruzarem o meridiano 60º Oeste, dentro de um intervalo de latitude que inclui as Caraíbas.
A participação da FEUP nesta prova surge depois de uma equipa desta faculdade ter estado envolvida no primeiro campeonato mundial de veleiros autónomos, que decorreu recentemente no Lago Neusiedlersee, na Áustria.