Portal Chamar Táxi

Vento a 100 Km/h coloca nove distritos em alerta laranja

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,129
Gostos Recebidos
547
O Instituto de Meteorologia colocou hoje, quinta-feira, nove distritos do Norte e Centro de Portugal sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala, devido à previsão de vento com rajadas até 100 quilómetros por hora.


ng1415289.jpg

Alerta laranja activo até às 23 horas de hoje


O aviso está em vigor desde as 6 horas até às 23horas, nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco.

Nas terras altas daqueles distritos, o Instituto de Meteorologia (IM) antecipa "vento forte a muito forte com rajadas até 100 Km/h".

O aviso laranja chama a atenção para uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado", devendo as pessoas "manter-se ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC)".

Pelas 16 horas de ontem, quarta-feira, a ANPC accionou o alerta amarelo em nove distritos do continente, mas diferentes dos que estão hoje sob aviso laranja do IM, à excepção do de Castelo Branco.

Leiria, Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro são os distritos em alerta amarelo, o terceiro mais grave, até às 14 horas de sexta-feira.


Para hoje, o IM prevê "períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de granizo e/ou trovoada nas regiões Centro e Sul".

A informação disponibilizada no "site" do IM alude também à "possibilidade de queda de neve acima dos 1600 metros".

Quanto ao vento, espera-se "fraco a moderado (10 a 25 km/h) de sueste, rodando para sudoeste na região Sul a partir do final da manhã. No litoral a sul do Cabo Carvoeiro, o vento soprará moderado a forte (25 a 40 km/h) com rajadas até 65 km/h até ao início da tarde".

No entanto, alerta o IM, "nas terras altas, o vento será forte a muito forte (45 a 70 km/h) com rajadas da ordem dos 100 km/h".

O IM prevê ainda "neblinas e nevoeiros nos vales e terras baixas do Norte e Centro, dissipando-se durante a manhã".

Relativamente ao estado do mar, o IM prevê ondas de oeste de 2 a 3 metros na costa ocidental, a norte do Cabo Carvoeiro. A sul daquele cabo, haverá ondas de oeste com 3 a 4 metros, diminuindo para 2 a 3,5 metros.

Na costa sul, as ondas serão de sudoeste com 3 a 4 metros, diminuindo para 2 a 3 metros.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 16 graus Celsius no Porto e Faro, 18º em Lisboa e Ponta Delgada e 20º no Funchal.

Jornal de Notícias
 
Topo