• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Verdades e Mentiras (Mitos)

Status
Não está aberto para novas respostas.
T

TIN

Visitante
O que comemos e a forma como o fazemos é uma questão que está longe de reunir consenso. Mas em quem acreditar, afinal? Alguns mitos são aqui desfeitos.

A carne vermelha é dispensável: Falso!

É muito importante que esta faça parte da sua dieta alimentar, já que, para além de fornecer proteínas, é a maior fonte de vitaminas (tiamina, niacina, riboflavina, B6 e B12), fundamentais para o crescimento, equilíbrio, concentração e aprendizagem.

O pão integral é mais saudável que o pão branco: Verdadeiro!

Apesar de ambos terem as mesmas calorias, o pão integral é mais rico em fibras, o que contribui para uma maior saciedade e melhor funcionamento dos intestinos.

Banana: Sim ou Não? Sim!

A banana é um fruto extremamente rico em potássio e vitaminas C e B6 e rapidamente convertida em energia pelo organismo. As suas calorias vêm sobretudo da frutose e do amido. O mito de que não deve ser comida à noite é errado, pois a elevada saciedade que proporciona deve-se apenas às fibras solúveis da sua composição.

O chá possui bons antioxidantes: Verdadeiro!

Sobretudo o chá verde e preto contêm muitos flavonoides, com propriedades antioxidantes muito fortes. Estes neutralizam os radicais livres, ou seja, as moléculas instáveis que podem causar danos às células, ajudando na prevenção do cancro e de doenças cardiovasculares.

Os espinafres são a maior fonte de ferro: Falso!

Apesar de terem ganho esta reputação por serem ricos em sais minerais, a verdade é que apenas 10% do ferro que ingerimos provém de fontes vegetais, pois ao comer carne, este é absorvido com muito mais eficácia.

Os suplementos vitamínicos não substituem a fruta e os legumes: Verdadeiro!

A fruta e os legumes não têm apenas as vitaminas que pode ingerir sob a forma de comprimidos, mas muitos outros elementos nutritivos e compostos vegetais que não podem ser fabricados artificialmente.

A toranja ajuda a queimar gorduras e faz perder peso. FALSO.
Nenhum alimento faz perder peso. Alguns, como as toranjas, podem acelerar o metabolismo durante algum tempo, mas não são responsáveis directos pelo retrocesso dos ponteiros da balança.

Comer depois das 20 horas engorda: Falso!

Não importa a hora do dia a que se come, mas o que ingere e o exercício físico que pratica. Se não resiste a comer qualquer coisa antes de deitar, então opte por um lanche ligeiro durante a tarde.

Beber chá sem comer emagrece? Falso!

Se acha que é por beber muita água em jejum que vai ficar em linha, temos más notícias para lhe dar. É essencial beber em média 1,5 litro de água por dia para o bom funcionamento do organismo, sobretudo dos intestinos, mas se não tiver cuidado extra com a alimentação, a água só por si não fará milagres.

A gelatina é boa para a dieta: Verdadeiro!

Como não tem gordura, colesterol, nem hidratos de carbono e é sobretudo, composta por proteínas, sais minerais e água, pode comer gelatina à vontade, se quer perder uns quilinhos extra

A melancia é indigesta: Falso!

Este fruto possui um elevado teor de vitamina A e C, potássio e outros minerais. A ideia de que é indigesta vem da sua composição: as fibras insolúveis da polpa aumentam os movimentos intestinais, dando a sensação de que a digestão é complicada.
 
Última edição por um moderador:
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo