Portal Chamar Táxi

Vespa assassina pode chegar a Lisboa em três anos e atacar o Algarve até 2019

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
A vespa velutina, também conhecida por vespa asiática, vai afetar o país todo até 2019. A previsão foi divulgada ontem durante uma sessão de esclarecimento para apicultores, em Guimarães. A praga já rondará Coimbra.


ng3548347.jpg
Ninho de vespa velutina


Segundo Alfredo Marques, presidente da Associação de Apicultores do Cávado e do Ave, a vespa velutina "teve o primeiro caso português detetado em Ponte de Lima no ano 2011". Desde então que se expande pelo território nacional, sobretudo pela costa litoral: "Na minha perspetiva, já haverá vespa velutina por Coimbra". No ano de chegada, a população não se apercebe da presença dos insetos fecundadores. Um ano depois, aparecem muitos ninhos e já pouco há a fazer.
Por cada ano que passa, a praga avança "entre 60 e 100 quilómetros" e, por isso, a previsão é de que ultrapasse as margens do Sado até 2017: "Prevemos que vá pela costa alentejana dentro de três anos". Dois anos depois, atingem o Algarve. Este avanço é uma multiplicação, o que significa que as zonas já atingidas continuam a tê-la.
A expansão pode ser mais lenta no Alentejo, pois "não se sabe se as vespas irão suportar o calor da região", ressalva Alfredo Marques, uma vez que o clima quente não é propício à sobrevivência das fecundadoras.

foto Paulo Jorge Magalhães / Global Imagens
ng3548354.jpg
Vespa comparada a moeda de 5 cêntimos


A vespa velutina é muitas vezes apelidada de assassina pois alimenta-se de abelhas e outros insetos. Por dia, no pico de produção, cada ninho chega a consumir meio quilo de abelhas, ou seja, cerca de 5000. Os ninhos aparecem sobretudo na copa de árvores.
As vespas diferenciam-se das restantes pois são ligeiramente mais pequenas, têm o abdómen preto com listas alaranjadas, ao contrário do tom amarelo das vespas normais.











jn
 
Topo