kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
Uso do comprimido azul pode não ser seguro para quem quem sofre de retinite pigmentosa.
A doença afeta uma em cada 50 pessoas e pode piorar caso use o medicamento contra a disfunção eréctil, de acordo com um estudo australiano, citado pelo "The Guardian".
Já se sabia que o princípio ativo do viagra (citrato de sildenafila) pode causar problemas temporários na visão em pessoas saudáveis. O que o estudo da Universidade da Nova Gales do Sul vem demonstrar agora é que o tratamento pode não ser suficiente em casos de retinite, uma das doenças oftálmicas mais comuns. Uma em cada 50 pessoas é portadora do gene que pode desencadear a doença.
"Os efeitos secundários incluem sensibilidade à luz, visão distorcida e alteração das cores", disse Lisa Nivison-Smith, do departamento de Optometria e Visão da universidade australiana. "Estamos preocupados com o facto de pessoas com visão normal mas que possuem o gene da doença, possam ser mais susceptíveis a estas mudanças", acrescentou.
Os cientistas publicaram as conclusões dos seus estudos no Experimental Eye Research. Testaram o fármaco em ratos saudáveis e ratos com o gene mutante que pode desencadear a doença.
Os animais saudáveis tiveram problemas de visão durante dois dias, os portadores do gene ficaram afetados durante duas semanas.
dn