Portal Chamar Táxi

Video: Festival internacional de Tondela regressa em Abril

PowerDream®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2007
Mensagens
5,696
Gostos Recebidos
0
Vídeos das categorias de ficção, documentário, animação e musical regressam no final de Abril a Tondela, para mais uma edição do festival internacional Tom de Vídeo, que este ano se abre ao diálogo entre as culturas.

Promovido pela Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT), o Tom de Vídeo - a realizar de 30 de Abril a 03 de Maio - associa-se à celebração do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, instituindo um prémio específico.

«Além das categorias normais a concurso - a ficção, o documentário, o musical e a animação - vai ter a categoria especial da interculturalidade», anunciou hoje Miguel Torres, da direcção da ACERT, durante a conferência de imprensa de apresentação do festival.

O Tom de Vídeo é o primeiro dos cinco festivais que a ACERT realiza anualmente e, depois da edição de 2007, as expectativas são elevadas.

«Ao fim de alguns anos de interregno, quando recuperámos essa actividade foi com enorme e agradabilíssima surpresa que verificámos que tivemos mais de cem trabalhos a concurso, com enorme qualidade, nacionais e internacionais», lembrou Miguel Torres.
Dessa forma, durante três dias, foi conseguido «um fluxo de público no espaço Novo Ciclo para visionar aquilo que se vem fazendo nas escolas de cinema e de vídeo deste país com grande qualidade», experiência que a ACERT espera repetir este ano.

Segundo Miguel Torres, estão a ser preparadas várias actividades paralelas, entre as quais uma exposição de artes plásticas e de artes visuais e workshops sobre técnicas do vídeo, abertos ao público.

No dia de abertura do festival, o cineasta português Filipe Melo - realizador da curta-metragem «I'll See You In My Dreams» (vencedora do Fantasporto 04 e de 11 prémios internacionais) estará em Tondela para um «masterclass».

Filipe Melo realizou recentemente a série de televisão «Um Mundo Catita», baseada na vida de Manuel João Vieira, que liderou vários projectos musicais e se tornou famoso pelas suas acções de «terrorismo artístico» e pela candidatura a Belém em 2001.
«É uma série que não foi ainda adquirida por nenhum canal de televisão e nós vamos fazer uma pequena mostra desse trabalho, com a presença do realizador, e depois um debate sobre o que é a construção do vídeo para a televisão», explicou Miguel Torres.

O Tom de Vídeo 08 terá também a participação especial de filmes do Brasil, Moçambique e Cabo Verde, bem como de alguns dos seus realizadores, acrescentou.

O festival encerra com o concerto dos Chuchurumel, da Guarda, que mistura as linguagens do vídeo e da música, e a entrega dos prémios.

A data limite de envio dos trabalhos é 01 de Abril.

Em 2007, das mais de cem obras que se apresentaram a concurso, foram exibidas 37.

Os prémios, nas várias categorias, foram para «Animalz», de Sérgio Cruz, «Ad Vitam», de Nuno Batista e Paula González, «Words and thoughts in RGB», de Eduardo Morais de Sousa, «Tilt», de Bruno Canas, Catarina Barata e Elsa Loff e «Bairro», de Rui Pina e Miguel Januário.
 
Topo