• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Vilar de Mouros confirmado mas com novo protocolo na organização

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,988
Gostos Recebidos
349
ng1424877_435x210.jpg


Vilar de Mouros confirmado mas com novo protocolo na organização

O festival de Vilar de Mouros vai regressar em 2014 mas o protocolo para a sua organização, assinado pouco antes das eleições autárquicas pelo executivo social-democrata anterior, será revisto, anunciou hoje o autarca socialista de Caminha.
Em conferência de imprensa, o presidente da Câmara de Caminha assumiu ter sido "crítico", ainda durante a campanha eleitoral, da forma como o protocolo para a organização do festival foi negociado e aprovado, a poucas semanas das eleições de 29 de Setembro.
Por decisão do executivo social-democrata que liderava a autarquia, a organização do festival foi entregue a uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), através de um protocolo que agora será revisto entre todas as partes.
"Fui crítico porque entendia que podíamos ir mais longe, sem pressas, sem o contexto eleitoralista, e que se pudesse potenciar uma semente boa para um futuro mais risonho do festival", explicou Miguel Alves, que conquistou a Câmara ao PSD nas últimas eleições.
A organização do festival vai manter-se, segundo protocolo estabelecido com o executivo camarário anterior, a cargo da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), uma IPSS que, em conjunto com a Câmara de Caminha e com a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros - proprietária dos terrenos -, assumirá essa função até 2017.
O novo protocolo, ainda a ratificar nos órgãos locais, prevê agora, entre outros aspectos, a garantia da entrega, pela Câmara, de 10.000 euros à Junta de Freguesia de Vilar de Mouros, para a criação de infra-estruturas de apoio ao evento.
Por outro lado, a AMA vai "duplicar" a compensação financeira a pagar à Junta, que passa para 20.000 euros e que poderá "crescer" em função das receitas de bilheteira.
No novo protocolo estarão ainda previstas condições que permitam favorecer o acesso das empresas do concelho à prestação de serviços directos e indirectos ao festival, bem como um maior envolvimento da população no evento.
O maestro Rui Massena manter-se-á responsável pela organização da sessão de abertura do festival, que terá lugar entre 30 Julho e 02 Agosto de 2014, após oito anos de interregno.
Contudo, por vontade do novo executivo municipal, o papel do maestro será reforçado, já que ficará responsável, também, por uma programação cultural paralela, envolvendo a população do concelho "para além do festival".
"Estamos a falar de um novo protocolo, muito melhor, mas o projecto da AMA merece o nosso apoio e atenção. E estamos agora preparados para ter, em Vilar de Mouros, o melhor festival de sempre", afirmou Miguel Alves.
O presidente da AMA assume que a organização do festival será agora retomada, depois de um mês de renegociação, logo após a mudança do executivo. Marco Reis, que também esteve presente nesta conferência de imprensa, admite que já há bandas contratadas para o festival, mas os primeiros nomes só serão revelados nas próximas semanas.
Com as verbas angariadas na bilheteira, a AMA pretende construir o novo edifício multifuncional em Viana do Castelo, reforçando a capacidade de resposta, que já chega a 150 famílias. Será o primeiro em Portugal pensado de raiz para servir a população com autismo, com novos recursos e serviços, como um lar-residencial, e deverá custar cerca de 3,5 milhões de euros.
O primeiro festival de Vilar de Mouros realizou-se em 1971 e contou com a presença de Elton John e Manfred Mann.
No verão de 2007, a um mês da sua realização, o festival foi cancelado por dificuldades de entendimento entre os vários parceiros envolvidos na organização e não voltou a ser retomado.

Fonte: Lusa/SOL
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
José Cid, Xutos e Capitão Fausto em Vilar de Mouros

2014421729_Josecid1.jpg


Xutos & Pontapés, Capitão Fausto, Trabalhadores do Comércio e José Cid a tocar «10 Mil Anos Depois Entre Vénus e Marte» são as primeiras confirmações para o ressuscitado festival de Vilar de Mouros.

Estes nomes juntam-se ao do maestro Rui Massena que recordará a 31 de Julho a primeira edição de 1971.

O certame decorre entre 30 de Julho e 2 de Agosto. Os bilhetes são postos à venda esta quinta-feira, 3 de Abril. O passe de quatro dias custa 60 euros e dá direito a campismo. O bilhete diário de 1 e de Agosto custa 30 euros e o de 31 de Julho 20 euros.

A 30 de Julho a entrada é gratuita. O proveito da bilhetética reverterá na integra a favor da construção de um edifício pioneiro para a integração de doentes de autismo.







disco digital
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
Guano Apes e Stranglers em Vilar de Mouros

2014751822_Guanoapes.jpg


Guano Apes, Stranglers, Deolinda e Blind Zero são as novas confirmações para o festival Vilar de Mouros.

A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias. Estes nomes juntam-se aos já anunciados Capitão Fausto, José Cid, Trabalhadores do Comércio e Xutos e Pontapés.

O festival decorre de 30 de Julho a 2 de Agosto. A organização é agora da Fundação AMA - Associação de Amigos do Autismo -, em colaboração com a Câmara Municipal de Caminha e Junta de Freguesia de Vilar de Mouros, depois de a Everything Is New se ter retirado do processo.






disco digital
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
Cartaz de Vilar de Mouros está fechado com Tricky

2014791710_Tricky2014.jpg


Nomes como os de Tricky (na foto), Blasted Mechanism, La Union, Pedro Abrunhosa, Ali Campbell (UB40) estão entre as derradeiras confirmações de Vilar de Mouros.

O festival decorre de 30 de Julho a 2 de Setembro, mas o dia 30 será dedicado à recepção ao campista, a partir das 18h00, com animação prevista de DJs pela noite dentro e entrada gratuita. Recorde-se que o festival Vilar de Mouros está de volta após oito anos de hiato e a sua realização está garantida até 2017.

A Everything Is New chegou a esta associada à Fundação AMA Autismo mas afastou-se. O bilhete diário custa 30 euros e o passe para três dias com campismo incluído 60.


CARTAZ

31 de Julho

UB40´s Ali Campbell, Astro and Mickey Virtue
LA UNION
BLIND ZERO
TRABALHADORES DO COMÉRCIO
CAPITÃO FAUSTO

1 de Agosto

PEDRO ABRUNHOSA
THE STRANGLERS
BLASTED MECHANISM
JOSÉ CID

2 de Agosto

GUANO APES
XUTOS E PONTAPÉS
TRICKY
DEOLINDA








disco digital
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
The Legendary Tigerman encerra cartaz de Vilar de Mouros

Thelegendarytigerman.jpg


The Legendary Tigerman e os Brantner são as últimas confirmações para o festival Vilar de Mouros.

O certame começa daqui a uma semana no dia 31 e acaba a 2 de Agosto. A recepção está marcada para 30 de Julho a partir das 18h00 com DJs e entrada gratuita.

«O bilhete diário custa 30 euros e o passe 60. Devido à enorme procura de bilhetes, e por razões de segurança, a organização do Festival decidiu – excepcionalmente este ano – permitir que também os festivaleiros com bilhete diário, e que pretendem utilizar o parque de campismo, inicialmente previsto apenas para os utilizadores com passe de três dias, o possam fazer», previne a organização. Do cartaz fazem parte nomes como UB40, José Cid, The Stranglers, Deolinda, Xutos & Pontapés, Tricky e Guano Apes.






disco digital
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
Vilar de Mouros regressa em 2015 com cartaz para arrastar massas

vilarmourosvoltou.jpg


O festival de Vilar de Mouros vai regressar em 2015 nos dias 30, 31 de julho 01 agosto com um cartaz para chamar público à mítica aldeia do concelho de Caminha, disse hoje à Lusa a organização.



"Esta semana já estive a trabalhar no festival do próximo ano. Este foi o ano zero de Vilar de Mouros. A preocupação foi dar garantias às pessoas e aos patrocinadores que o festival tinha regressado. Para o ano o objetivo vai ser trazer público. Vamos tentar encher o recinto", afirmou Marco Reis o diretor do festival.

A edição 2014 fechou na madrugada de domingo com a banda alemã Guano Apes três dias de concertos no regresso do festival depois de oito anos de ausência.

O presidente da Fundação AMA - Associação dos Amigos dos Autistas afirmou que balanço é "muito positivo" mas admitiu que este ano faltou público ao festival.

"No primeiro dia tivemos cerca de 5 a 6 mil pessoas, no segundo cerca de 10 mil e no terceiro apontamos para 15 mil num recinto que tem capacidade para receber entre 40 a 50 mil pessoas", sustentou.

Marco Reis sublinhou as "contrariedades" com que se viu confrontada a organização que só conseguiu anunciar o cartaz três semanas antes do arranque do festival.

"Foi muito mau para ser verdade. Foram vários meses muito complicados. A organização sofreu muitas contrariedades, algumas complexas. Tivemos que ser muitos resistentes e persistentes para levar o festival por diante. Pelos menos nos próximos três anos o festival vai regressar e em 2015 nos dias 30 e 31 de julho e 01 de agosto. Já tive reuniões a pensar na edição do ano que vem", garantiu.

O presidente da Câmara de Caminha, que a par da junta de freguesia de Vilar de Mouros, partilharam a organização com a AMA, afirmou que o balanço do "ano zero" é "positivo" apesar dos "músculos ainda terem pouco aquecimento".

"As expetativas eram realistas. Sabíamos que romper com oito anos de ausência do festival era muito difícil e com uma organização não profissional. O importante é que Vilar de Mouros voltou e está para durar. Vai voltar para o ano mais forte, mais pujante, com melhor musica e muita mais gente", rematou.

As receitas do festival, considerado um exemplo de projeto de economia social, reverterão na íntegra para a construção de um edifício, em Viana do Castelo, de apoio a pessoas com autismo.

Com as verbas angariadas no festival, a Fundação AMA pretende construir o edifício multifuncional em Viana do Castelo, para reforçar a capacidade de resposta, que já chega a 150 famílias com casos de perturbações do espetro do autismo.

As obras de construção do edifício, que deverá custar cerca de 3,5 milhões de euros, deverão arrancar ainda este ano.






disco digital
 
Topo