• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Vinho: teste os conhecimentos

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
Vinhos brancos são sempre obtidos de uvas brancas e vinhos de qualidade pagam-se mais caro são mitos frequentes. Teste os seus conhecimentos em apenas 10 questões.

vinho-teste-os-conhecimentos.jpg



1. Os vinhos brancos obtêm-se de uvas brancas e os tintos de uvas tintas
Falso. Embora os vinhos tintos sejam sempre obtidos a partir da fermentação do sumo de uvas tintas, os brancos podem ser obtidos, além da fermentação do sumo de uvas brancas, também de uvas tintas. Nestes casos, trata-se de uvas tintas a que se retira a película, onde se encontram as matérias corantes. Excetuando a casta Vinhão, de polpa corada, a polpa da uva é sempre branca, independentemente da cor do bago.

2. Champagne e espumante são iguais
Falso. Todo o Champagne é um vinho espumante mas nem todos os espumantes são Champagne. Só pode ser chamado Champagne o vinho espumante produzido na região francesa com o mesmo nome, a partir de três castas: Chardonnay (branca), Pinot noir (tinta) e Pinot meunier (tinta), e elaborado por um processo tecnológico específico, também utilizado em quase todos os produtos nacionais.

3. Vinhos mais caros são os melhores
Falso. Muitas vezes, o preço final de um vinho não tem relação direta com a qualidade. A fama mantida durante anos ou uma boa campanha de marketing podem aumentar o preço de um vinho.

4. Os vinhos melhoram com o passar do tempo
Falso. Após a maturação e o envelhecimento, o vinho atinge o chamado período ótimo de consumo. Normalmente, os vinhos à venda encontram-se neste ponto. Este período pode manter-se durante mais ou menos tempo, desde que as condições de conservação sejam adequadas. Após o período ótimo de consumo, é normal que o vinho vá perdendo características.
Os vinhos jovens devem ser consumidos no período de um ano após a colheita. Os vinhos que passaram por um período de estágio apresentam um período ótimo de consumo mais alargado, que depende da duração do estágio. Esta informação pode ser consultada no rótulo da garrafa.

5. Os tintos bebem-se à temperatura ambiente
Falso. Não deve consumir vinho tinto acima de 18° C. Cada vinho apresenta uma temperatura ótima de consumo. Em regra, os vinhos brancos bebem-se mais frescos do que os tintos. Quanto mais jovens são os vinhos, tintos ou brancos, mais frescos devem ser consumidos. À medida que envelhecem, ganham com a subida da temperatura. Assim, os espumantes servem-se entre 6 e 8º C; os brancos jovens e os licorosos brancos entre 8 e 10º C; os rosés, a 10º C; os brancos, entre 10 e 12º C, os tintos jovens, entre 12 e 14º C; os licorosos tintos, entre 14 e 16º C, e os tintos, entre 16 e 18º C.

6. A melhor forma de arrefecer um vinho é num balde com água e gelo
Verdadeiro. Trata-se da maneira mais rápida e segura para arrefecer um vinho. O frigorífico é muito mais lento. Por exemplo, um vinho espumante levará cerca de 100 minutos para arrefecer no frigorífico e não mais de 10 minutos num balde de gelo, com água e gelo em partes iguais. Há vários tipos de termómetros que ajudam a apreciar um bom vinho à temperatura ideal, desde 1 a quase 50 euros.

7. O modo como são guardados influencia o seu desenvolvimento
Verdadeiro. Nem todos os vinhos são bons para guardar. Para assegurar uma boa conservação, o local e a forma como as garrafas são armazenadas devem preencher alguns requisitos: temperatura, ausência de luz e vibrações, local arejado, humidade relativa adequada e posicionamento horizontal das garrafas.

8. Convém decantar os vinhos tintos antes de os consumir
Falso. A maioria dos vinhos não necessita desta operação, em especial os vinhos jovens brancos, rosados ou tintos. A decantação só deve ser feita em vinhos com um longo período de produção e apresentam sedimentos que se depositam no fundo da garrafa. Esta operação permite arejar o vinho antes de servir.

9. Na prova, há um ritual a respeitar
Verdadeiro. Para apreciar plenamente as características de um vinho, é importante seguir uma certa ordem. Prove um vinho como um profissional: observe primeiro o aspeto, ou seja, a limpidez e a cor do vinho no copo. De seguida, aprecie o aroma e só depois saboreie. Mas a degustação não termina com a deglutição (no caso das provas oficiais, com a expulsão). Também se aprecia a persistência do sabor na boca.

10. Os vinhos biológicos não têm aditivos químicos
Falso. A agricultura biológica não usa pesticidas ou fertilizantes químicos, uma vez que a gestão da vinha e do solo deve respeitar o meio ambiente. No entanto, na produção do vinho, o uso de sulfitos como conservantes é permitido, embora em menor quantidade do que no vinho da agricultura tradicional, já que seria muito difícil comercializá-lo sem a sua presença.










deco.proteste
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
Saiba como a temperatura influencia a nossa perceção, quais as temperaturas ideais e como atingir o registo adequado.

vinho-a-temperatura-ideal.gif



O aumento da temperatura favorece a evaporação das substâncias voláteis. Deste modo, os aromas são mais percetíveis a 18°C, diminuem a 12°C e ficam quase neutros abaixo dos 8°C. Os vinhos naturalmente aromáticos beneficiam com as temperaturas baixas, enquanto os que adquiriram bouquet por terem sido guardados são favorecidos por temperaturas mais elevadas.

O sabor é penalizado por temperaturas baixas (inferiores a 8°C). Regra geral, quanto mais elevada é a temperatura, maior a sensação de doçura e, quanto mais baixa, menor a sensação de acidez. Por exemplo, um vinho licoroso parece mais doce a uma temperatura elevada; um Vinho Verde tinto, com a sua acidez característica, pode parecer muito ácido a 18°C, mas a 12°C sente-se apenas uma agradável frescura. O teor em taninos também condiciona a temperatura: quanto maior, menos frio se deve beber o vinho. Com temperaturas mais altas diminui a sensibilidade à adstringência. Daí que os tintos reservas se sirvam à temperatura ambiente, os tintos jovens quando estão frescos e os brancos, frios.

A temperatura também atua sobre a solubilidade do gás carbónico. À medida que a temperatura aumenta, o gás tem tendência a libertar-se. Esta também é uma das razões para beber os vinhos espumantes muito frios.

Cada vinho apresenta uma temperatura ótima de consumo. Como, com frequência, não aparece indicada nos rótulos, siga as indicações para servir a generalidade de alguns vinhos:

espumantes (incluindo Champanhe) entre 6 e 8°C;
brancos jovens (incluindo Vinho Verde branco) entre 8 e 10°C;
licorosos brancos (incluído Vinho do Porto) entre 8 e 10°C;
rosés a 10°C;
brancos (incluindo Vinho Verde da casta Alvarinho) entre 10 e 12°C;
tintos jovens (incluindo Vinhos Verdes tintos) entre 12 e 14°C;
licorosos tintos (incluindo Vinho do Porto) entre 14 e 16°C;
tintos entre 16 e 18°C.
No geral, pode concluir-se que os vinhos brancos se bebem frescos e quanto mais doces e jovens, mais frescos devem estar. De igual modo, também os tintos, quanto mais jovens, mais frescos devem ser servidos. À medida que envelhecem, os tintos ganham com a subida da temperatura. Mas atenção: uma temperatura de 22°C pode prejudicar irremediavelmente a qualidade do vinho.

O que fazer para que o vinho atinja a temperatura adequada? Se o vinho estiver demasiado frio, o melhor será colocá-lo à temperatura ambiente, o que pode demorar algum tempo. Por exemplo, um vinho tinto com 12-14°C, quando colocado numa sala com a temperatura ambiente de 20°C, demora entre uma hora e hora e meia a atingir 16°C, a temperatura desejada. Não é aconselhável forçar o aquecimento recorrendo, por exemplo, a uma lareira ou a um radiador, pois haverá sempre partes do vinho que ultrapassarão a temperatura adequada. No entanto, a imersão em água quente - a uma temperatura próxima da desejável - permite obter bons resultados. Inconveniente: o rótulo quando molhado pode danificar-se e/ou descolar-se.

Se pretende arrefecer o vinho, coloque a garrafa no frigorífico ou num balde com água e gelo (mais rápido). Imagine que tem uma garrafa de vinho branco à temperatura ambiente de 20 ºC e que pretende servi-lo a 12°C. Se a colocar no frigorífico (a 4 ºC), necessitará de mais de uma hora e meia; se for num balde com água e gelo precisará apenas de 10 minutos. Inconveniente: o vinho no topo da garrafa não se mistura com o de baixo, pelo que o primeiro copo a ser servido pode não estar suficiente frio, além de o rótulo também se molhar.

Tenha em conta que a rapidez de arrefecimento ou aquecimento é a mesma com a garrafa aberta ou não. Mas atenção: para que a temperatura no copo seja adequada é desejável que o vinho seja servido 2-3°C abaixo da temperatura ótima de consumo. Se a temperatura ambiente for superior à do vinho, este irá aquecer.








deco.proteste
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
Cave, arrecadação ou parte da garagem são bons espaços para conservar o vinho. O local deve ser fresco, escuro e pouco húmido.

garrafeira-casa-planta-ideal-para-guardar-vinho.jpg



Se a sua casa não tem aquelas divisões, um canto da sala também serve, desde que não exponha o vinho a luz solar directa, temperaturas elevadas e grandes variações térmicas. Na cozinha, guarde apenas as garrafas para consumir até 1 mês. As vibrações dos electrodomésticos comprometem o repouso do vinho para bem envelhecer.








deco.proteste
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
Prove como um profissional

vinho-provar-como-profissional.jpg


Para usufruir em pleno de um bom néctar, siga os seus sentidos. A visão, olfato e paladar guiam-no nas características essenciais: limpidez, cor, aroma e sabor equilibrado entre acidez, álcool e taninos.

Prefira copos em forma de túlipa, que retêm melhor os aromas. Nos nossos testes também recorremos a provas de degustação.

Para conhecer a probabilidade de os vinhos agradarem e detetar eventuais defeitos, um júri de profissionais pronuncia-se sobre a limpidez, cor, aroma e sabor de cada amostra. Os provadores nunca sabem que vinhos estão a provar (é a chamada prova cega), para evitar que a marca ou outro elemento tenham influência no resultado final.




[video=youtube;PwcjIeRsqsc]http://www.youtube.com/watch?v=PwcjIeRsqsc[/video]







deco.proteste
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
VINHO: BEM ESCOLHER E CONSERVAR

Alguns vinhos testados ostentam designações do tipo “Reserva” ou “Colheita Seleccionada”. Para incluírem essa informação no rótulo, devem obedecer a características na composição, aspecto, aroma e sabor. Por exemplo, os vinhos ditos “Reserva” devem ter um teor alcoólico com, pelo menos, mais 0,5% do volume de álcool mínimo legal estabelecido e características organolépticas destacadas.

Na loja

Prefira estabelecimentos com uma climatização adequada, onde as garrafas estejam deitadas e ao abrigo da luz.
Observe o estado da garrafa. O nível de líquido não deve estar abaixo do normal.
Leia os rótulos para ter a certeza do que está a comprar (por exemplo, preste atenção ao ano de colheita). Designações do tipo “Reserva” ou “Colheita Seleccionada” nem sempre são uma garantia de qualidade. O vinho com Denominação de Origem não é melhor do que os com Indicação Geográfica (Vinho Regional).
Conservar

O vinho pode perder qualidade, quando guardado tempo demais.
Se costuma ter algumas garrafas de reserva, guarde-as deitadas, ao abrigo da luz e, de preferência, com uma temperatura constante entre os 12 a 14ºC (por exemplo, numa cave). As eventuais oscilações de temperatura não devem ser superiores a 4-5ºC, tanto num sentido como noutro. O local deve ainda ter alguma ventilação e pouca humidade (humidade relativa abaixo do 75%), para evitar que a rolha e rótulos se deteriorem.
Se não tem onde guardar as garrafas nas condições adequadas, compre apenas as que prevê consumir a curto prazo.
Bem servir

De uma forma geral, os brancos servem-se a uma temperatura entre os 10 e 12ºC e os tintos, entre 16 e 18ºC. Se a garrafa sair da adega a 14ºC, os brancos atingem a temperatura ideal de serviço em pouco mais de meia hora no frigorífico. Nos tintos, se a temperatura ambiente rondar 20ºC, o vinho atinge a temperatura ideal após hora e meia. Em qualquer situação, não deixe passar dos 20ºC, para não perder as suas características. Pode usar um termómetro para vinhos, por cerca de 10 euros.
Sirva em copos adequados, para ser devidamente apreciado. Encha os copos até pouco mais de meio e saúde!








deco.proteste
 
Topo