- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,553
- Gostos Recebidos
- 1,114

Há quem só consigam dormir à noite. Outros, não resistem a uma breve sesta a meio da tarde. A explicação está na genética, sugere estudo que ‘culpa’ os genes pela necessidade que muitos sentem de dormir a meio da tarde.
O estudo foi feito pelo grupo de investigadores da Universidade de Tsukuba, no Japão, que acredita haver um gene responsável pelos hábitos de sono dos seres humanos que tendem nomeadamente a preferir dormir a sesta ou a não o fazer.
Embora já tenham sido desenvolvidos vários estudos que apontam as vantagens de se dormir a meio da tarde por alguns minutos, o comportamento de sono humano ainda está pouco desvendado, o que torna o referido estudo mais relevante.
O gene em questão, SIK3, parece afetar apenas fases específicas do sono, nomeadamente a de sono profundo ou REM (Rapid Eye Movement) o que abre portas para estudos futuros que queiram analisar os hábitos de sono do ser humano e procurem um determinado objeto de estudo a analisar.
Ainda que a vontade de dormir ou não sesta não seja, para a maioria dos indivíduos, algo mandatório, a resposta genética que o estudo aponta pode ser a solução para casos de quem tem problemas de sono, o que acontece a cerca de um terço da população, aponta o Independent – para estes casos sim, a sesta pode ser a solução e a falta de vontade poderá eventualmente ser contrariada pela inclusão do referido gene.
IN:NM