• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

VPN - Giga Router NOS

j_oliveira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 22, 2007
Mensagens
37
Gostos Recebidos
0
Boas,

Dentro de dias irei aderir à NOS fibra e pretendo configurar uma VPN. O router que irão instalar será o Giga Router Wifi 6 e provavelmente a configuração da VPN virá bloqueada neste router. Alguém aqui no fórum tem este serviço com VPN? Se sim, como fizeram a configuração (por ex. ligaram outro router em modo bridge...)?

Obrigado!
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Nao tinhas fibra da Meo ou da Vodafone na zona? Na minha humilde opinião o serviço da NOS vai de mal a pior.

Não deu para entender ao certo o q queres fazer.
Queres criar um servidor VPN em tua casa? Queres aceder a uma VPN como cliente de um serviço que já tens fora?

Se queres ter a tua propria VPN em casa, as utilizações são varias (mas não é para ocultar o teu ip externo) apenas o consegues fazer se tiveres um equipamento que o faça, um NAS, um PC, um outro router com a função ou um Raspberry. Os routers das operadoras nenhum deles tem opção de VPN Server no proprio equipamento, necessitas de outro q o faça e tens q abrir as portas.

Se queres ser cliente de uma VPN externa, seja a da empresa, ou outra casa, ou externa para ocultares o teu ip externo, tb nenhum router das operadoras tem a opção VPN Client onde o proprio router se ligaria à vpn e todos os teus aparelhos ficavam automaticamente nessa VPN. Ou tens q ter o sw cliente em cada equipamento que queres q se ligue à VPN ou ter um segundo router com essa função.

Quanto a routers relativamente baratos com as opçoes de VPN Server e Client recomendo os da Asus. Como cliente convém verificar se tem o protocolo necessário, normalmente se for OpenVPN e o servidor fornecer o ficheiro o Asus não terá problemas em se ligar.
(nota mto importante, bom e barato não existe, logo um router barato com função de VPN Server e/ou Client a vossa velocidade de internet será afectada, pois a encriptação dos dados necessita de bom hardware, logo um router modesto para processar tudo vai ficar com uma net mais lenta)
 

j_oliveira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 22, 2007
Mensagens
37
Gostos Recebidos
0
Nao tinhas fibra da Meo ou da Vodafone na zona? Na minha humilde opinião o serviço da NOS vai de mal a pior.

Não deu para entender ao certo o q queres fazer.
Queres criar um servidor VPN em tua casa? Queres aceder a uma VPN como cliente de um serviço que já tens fora?

Se queres ter a tua propria VPN em casa, as utilizações são varias (mas não é para ocultar o teu ip externo) apenas o consegues fazer se tiveres um equipamento que o faça, um NAS, um PC, um outro router com a função ou um Raspberry. Os routers das operadoras nenhum deles tem opção de VPN Server no proprio equipamento, necessitas de outro q o faça e tens q abrir as portas.

Se queres ser cliente de uma VPN externa, seja a da empresa, ou outra casa, ou externa para ocultares o teu ip externo, tb nenhum router das operadoras tem a opção VPN Client onde o proprio router se ligaria à vpn e todos os teus aparelhos ficavam automaticamente nessa VPN. Ou tens q ter o sw cliente em cada equipamento que queres q se ligue à VPN ou ter um segundo router com essa função.

Quanto a routers relativamente baratos com as opçoes de VPN Server e Client recomendo os da Asus. Como cliente convém verificar se tem o protocolo necessário, normalmente se for OpenVPN e o servidor fornecer o ficheiro o Asus não terá problemas em se ligar.
(nota mto importante, bom e barato não existe, logo um router barato com função de VPN Server e/ou Client a vossa velocidade de internet será afectada, pois a encriptação dos dados necessita de bom hardware, logo um router modesto para processar tudo vai ficar com uma net mais lenta)
Na minha zona, a Vodafone e a Nos partilham a mesma infraestrutura de fibra. Neste caso, optei pela NOS devido à oferta um pouco melhor do que a Vodafone e bem melhor do que a MEO me ofereceu.

Relativamente ao router, será para configurar uma VPN externa, ligando ao router do ISP em bridge. Neste momento, estou inclinado a adquirir um destes modelos:
  • Asus AX1800 Dual Band WiFi 6 Router - RT-AX53U --> 77,90€
  • D-Link EXO DIR-X1560 AX1500 Dual-Band Wi-Fi 6 Gigabit --> 64,90€
Por aquilo que pude ler, ambos suportam credenciais OpenVPN / IKEv2 que necessito para configurar a VPN. Entre estes 2 ou nesta faixa de preço, qual será a melhor opção?

Obrigado!
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Se é para modo VPN Client não tens que meter o segundo router em Bridge. Deves apenas ter atenção a ter um segmento de rede diferente do router da operadora.
A minha opiniao é tendenciosa, pois uso aos anos routers da Asus e gosto bastante do sw deles. Esse D-Link no site da marca não fala nada em VPN Client. Esse acho só tem 3 portas LAN, coisa estranha ja q nomalmente é sempre 1Wan+4Lan
 
Topo