- Entrou
- Abr 13, 2007
- Mensagens
- 14,804
- Gostos Recebidos
- 3
Washington é um dos 50 Estados dos Estados Unidos da América, localizado na Região dos Estados do Pacífico. O Estado foi nomeado em homenagem ao líder das forças americanas da Revolução Americana de 1776 e primeiro Presidente dos Estados Unidos da América, George Washington. Os nomes de muitas cidades e condados dos Estados Unidos homenageiam diversos Presidentes americanos, mas o Estado de Washington é o único Estado americano a ser nomeado em homenagem a um Presidente americano. O Estado não deve ser confundido com a capital do Estados Unidos, Washington, Distrito de Columbia. Por isso, nos Estados Unidos, Washington, o Estado, é frequentemente chamado de Estado de Washington; e Washington, a capital nacional, de D.C. (abreviação de Distrito de Columbia).
Washington possui enormes florestas, cujas árvores não desfolham no outono ou no inverno. Tais florestas dão ao Estado o cognome de Evergreen State. Em português, Evergreen significa folha persistente. Suas grandes florestas fazem de Washington um líder da indústria madeireira americana. Washington é cortado por vários rios e coberto por vários lagos, criando um terreno propício para a instalação de represas. A maior do país, a Represa Grand Coulee, localiza-se no Estado, no Rio Columbia. A economia de Washington, porém, está centralizada primariamente na manufatura (primariamente a indústria aeroespacial e informática), no setor financeiro e no turismo. A maior fabricante de aviões do mundo, a Boeing, está sediada em Washington, e várias de suas fábricas estão localizadas no Estado.
Washington foi explorada inicialmente pelos espanhóis. Posteriomente, os britânicos instalariam-se na região onde o Estado de Washinton está atualmente localizado. A região fazia parte originalmente de uma região chamada de Oregon Country - um território disputado entre os americanos e os britânicos entre as décadas de década de 1810 e 1840. Em 1846, o Tratado de Oregon estabelece que todas as terras ao sul do paralelo 49 do Oregon Contry seriam controladas pelos Estados Unidos - com exceção da Ilha de Vancouver. Até 1859, Washington fez parte do Território de Oregon, criada a partir da parte americana do Oregon Contry, em 1848. Em 1859, o território de Washington foi criado, e nomeado em homenagem a George Washington. Em 11 de novembro de 1889, Washington tornou-se o 42º Estado americano.
Washington localiza-se no noroeste dos 48 Estados contíguos dos Estados Unidos da América. Limita-se com o Oceano Pacífico a oeste, com a província canadense de Colúmbia Britânica ao norte, e com os estados americanos de Idaho a oeste e Oregon ao sul. O Rio Columbia forma a maior parte da fronteira entre Washington e Oregon. Washington é um estado de constrastes. Muito do estado é coberto por florestas. A região das florestas da Península de Olimpia estão entre as mais chuvosas do mundo. Por outro lado, muito do oriente do Estado é árido, onde árvores são muito raras de se encontrar. A variação de altitude do estado é enorme, variando entre zero metros ao longo do litoral a mais de quatro mil metros.
O litoral do estado ao longo do Oceano Pacífico possui cerca de 255 quilômetros de comprimento. Contando-se todas as regiões banhadas pelo mar - baías, estuários e ilhas oceânicas - o total sobe para 4 870 quilômetros. O principal rio do Estado é o Rio Columbia, cuja nascente está localizada na Colúmbia Britânica. O rio corta Washington, vindo do norte em direção ao sul, virando-se em direção ao oeste na froneira do estado com o Oregon. O Rio Columbia corta Washington por cerca de 1,1 mil quilômetros. Represas instaladas ao longo do rio produzem metade de toda a eletricidade gerada através de usinas hidrelétricas no país, a Represa Grand Coulee é atualmente a terceira maior represa do mundo, e a maior do país.
Vários outros rios cortam o Estado, nascendo nas Montanhas Rochosas e correndo em direção ao Oceano Pacífico ou ao Rio Columbia. Florestas cobrem cerca de metade do estado, a maior parte das florestas do Estado localizam-se no oeste de Washington.
Washington pode ser dividida em seis distintas regiões geográficas:
As Montanhas Rochosas ocupam o noroeste do Estado de Washington. Caracteriza-se pela sua alta altitude e pelo seu terreno altamente acidentado. Possui várias minas de ouro, zinco, granito e magnésio.
O Planalto do Columbia ocupa muito da região central de Washington, bem como toda a região centro-leste e sudeste do estado. Caracteriza-se por ter altitudes que variam entre 150 a 600 metros, cercado por outras regiões de maior altitude; e pelo seu terreno relativamente pouco acidentado. Localiza-se logo ao sul das Montanhas Rochosas.
As Montanhas Cascade estendem-se desde a Colúmbia Britânica até o norte da Califórnia e de Nevada. Estende-se imediatamente a oeste das Montanhas Rochosas e do Planalto de Columbia. Caracteriza-se por ser uma região que possui vários vulcões ativos, entre elas, o Monte St. Helens, que matou 57 pessoas e causou bilhões de dólares em prejuízos após uma gigantesca erupção em 18 de maio. Possui um terreno altamente acidentado, e vários picos com mais de três mil metros de altitude. O ponto mais alto do Estado, o Monte Ranier, possui cerca de 4 392 metros de altitude.
As Planícies do Puget Sound estendem-se a leste das Montanhas Cascade. Localiza-se pelo seu terreno pouco acidentado, pelo seu solo muito fértil e pela presença de grandes florestas - cerca de 70% das florestas do estado localizam-se nesta região. É a região mais habitada do Estado.
As Montanhas Olímpicas localizam-se no noroeste do Estado, e a leste e ao norte das Planícies do Puget Sound. Caracteriza-se pelo seu terreno altamente acidentado, e pela presença de montes com mil metros de altitude ou mais. É uma região escassamente povoada.
As Montanhas Costeiras estendem-se desde o litoral sul do Estado até região central do litoral de Oregon. A maior parte desta região é coberta por florestas. Caracteriza-se pelo seu terreno acidentado, e pela sua cadeia montanhosa de baixa altitude.
Graças à proximidade de grandes massas de água e às correntes marítimas quentes do Oceano Pacífico, o ocidente do Estado de Washington dispõe do clima mais ameno de qualquer estado do norte dos 48 Estados contíguos dos Estados Unidos. O clima do Estado é temperado, com quatro distintas estações. Os verões do Estado são frescos e menos quentes do que outro estado do norte do país, enquanto que os invernos de Washington são relativamente amenos, mais quentes do que qualquer outro Estado do norte do país. Muito do oeste de Washington possui taxas muito altas de precipitação média anual. Já o oriente do Estado possui verões muito quentes e invernos frios, com baixas taxas de precipitação anual.
No inverno, a temperatura média é de 5ºC no oeste e de -3ºC no leste do Estado. As médias mais baixas são registradas nas regiões de maior altitude de Washington, de -8ºC nas regiões com 1,6 mil metros ou mais. Temperaturas mínimas variam entre -30ºC a 12ºC, temperaturas máximas variam entre -22ºC e 18ºC. A temperatura mais baixa já registrada no Estado foi registrada no nordeste do estado, em 30 de dezembro de 1968, onde foi registrada uma mínima de -44ºC.
No verão, a temperatura média é de 16ºC no oeste e de 23ºC no leste do Estado. As médias mais baixas são registradas ao longo do litoral de Washington. Temperaturas mínimas variam entre 5ºC a 18ºC, temperaturas máximas variam entre 14ºC e 35ºC. A temperatura mais alta já registrada no Estado foi registrada no sudeste do Estado, em 5 de agosto de 1961, onde foi registrada uma maxima de 48ºC.
As taxas de precipitação média anual de chuva de Washington entre 100 a 350 centímetros anuais no oeste do Estado a apenas 10 a 35 centímetros na região centro-leste do Estado. As taxas de precipitação média anual de neve varia entre 15 centímetros no litoral, 130 a 200 centímetros nas regiões montanhosas e 30 centímetros na região centro-leste.
O censo americano de 2000 estimou a população de Washington em 5 894 121 habitantes, um crescimento de 21% sobre a população de 1990, de 4 866 692 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 estima a população do Estado em 6 287 759 habitantes, um crescimento de 29,1% em relação à população do Estado em 1990, de 6,7%, em relação à população do Estado em 2000, e de 1,3% em relação à população estimada em 2004.
O crescimento populacional natural de Washington entre 2000 e 2005 foi de 180 160 habitantes - 418 055 nascimentos menos 237 895 óbitos - o crescimento populacional causado pela imigração foi de 134 242 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou no ganho de 80 974 habitantes. Entre 2000 e 2005, a população de Washington cresceu em 393 619 habitantes, e entre 2004 e 2005, em 80 713 habitantes.
Cerca de 631 500 habitantes de Washington nasceram fora dos Estados Unidos (10,3% da população do Estado) dos quais estima-se que cem mil (1,6% da população do Estado) sejam imigrantes ilegais.
Cerca de 83% da população de Washington vive em regiões metropolitanas. A maior destas regiões é a região metropolitana de Seattle. Seattle é a maior cidade do estado, com seus 375 mil habitantes. Sua região metropolitana possui cerca de 3,1 milhões de habitantes, ou cerca de dois quintos da população do Estado. No total, mais de 82% da população do estado vivem em cidades. A maior parte da população do estado vive no noroeste do Estado.
6,7% da população de Washington possui menos de 5 anos de idade, 25,7% possuem menos de 18 anos de idade, e 11,2% da população do Estado possui 65 anos de idade ou mais. Pessoas do sexo feminino compõem 50,2% da população do Estado.
Principais cidades
Seattle
Olympia
Spokane
Tacoma
Bellevue
Redmond
Aberdeen
Vancouver
Everett
Tri-Cities
Walla Walla
Wenatchee
Yakima
Bremerton
Port Townsend
Bellingham
Fonte: wikipédia
Washington possui enormes florestas, cujas árvores não desfolham no outono ou no inverno. Tais florestas dão ao Estado o cognome de Evergreen State. Em português, Evergreen significa folha persistente. Suas grandes florestas fazem de Washington um líder da indústria madeireira americana. Washington é cortado por vários rios e coberto por vários lagos, criando um terreno propício para a instalação de represas. A maior do país, a Represa Grand Coulee, localiza-se no Estado, no Rio Columbia. A economia de Washington, porém, está centralizada primariamente na manufatura (primariamente a indústria aeroespacial e informática), no setor financeiro e no turismo. A maior fabricante de aviões do mundo, a Boeing, está sediada em Washington, e várias de suas fábricas estão localizadas no Estado.
Washington foi explorada inicialmente pelos espanhóis. Posteriomente, os britânicos instalariam-se na região onde o Estado de Washinton está atualmente localizado. A região fazia parte originalmente de uma região chamada de Oregon Country - um território disputado entre os americanos e os britânicos entre as décadas de década de 1810 e 1840. Em 1846, o Tratado de Oregon estabelece que todas as terras ao sul do paralelo 49 do Oregon Contry seriam controladas pelos Estados Unidos - com exceção da Ilha de Vancouver. Até 1859, Washington fez parte do Território de Oregon, criada a partir da parte americana do Oregon Contry, em 1848. Em 1859, o território de Washington foi criado, e nomeado em homenagem a George Washington. Em 11 de novembro de 1889, Washington tornou-se o 42º Estado americano.
Washington localiza-se no noroeste dos 48 Estados contíguos dos Estados Unidos da América. Limita-se com o Oceano Pacífico a oeste, com a província canadense de Colúmbia Britânica ao norte, e com os estados americanos de Idaho a oeste e Oregon ao sul. O Rio Columbia forma a maior parte da fronteira entre Washington e Oregon. Washington é um estado de constrastes. Muito do estado é coberto por florestas. A região das florestas da Península de Olimpia estão entre as mais chuvosas do mundo. Por outro lado, muito do oriente do Estado é árido, onde árvores são muito raras de se encontrar. A variação de altitude do estado é enorme, variando entre zero metros ao longo do litoral a mais de quatro mil metros.
O litoral do estado ao longo do Oceano Pacífico possui cerca de 255 quilômetros de comprimento. Contando-se todas as regiões banhadas pelo mar - baías, estuários e ilhas oceânicas - o total sobe para 4 870 quilômetros. O principal rio do Estado é o Rio Columbia, cuja nascente está localizada na Colúmbia Britânica. O rio corta Washington, vindo do norte em direção ao sul, virando-se em direção ao oeste na froneira do estado com o Oregon. O Rio Columbia corta Washington por cerca de 1,1 mil quilômetros. Represas instaladas ao longo do rio produzem metade de toda a eletricidade gerada através de usinas hidrelétricas no país, a Represa Grand Coulee é atualmente a terceira maior represa do mundo, e a maior do país.
Vários outros rios cortam o Estado, nascendo nas Montanhas Rochosas e correndo em direção ao Oceano Pacífico ou ao Rio Columbia. Florestas cobrem cerca de metade do estado, a maior parte das florestas do Estado localizam-se no oeste de Washington.
Washington pode ser dividida em seis distintas regiões geográficas:
As Montanhas Rochosas ocupam o noroeste do Estado de Washington. Caracteriza-se pela sua alta altitude e pelo seu terreno altamente acidentado. Possui várias minas de ouro, zinco, granito e magnésio.
O Planalto do Columbia ocupa muito da região central de Washington, bem como toda a região centro-leste e sudeste do estado. Caracteriza-se por ter altitudes que variam entre 150 a 600 metros, cercado por outras regiões de maior altitude; e pelo seu terreno relativamente pouco acidentado. Localiza-se logo ao sul das Montanhas Rochosas.
As Montanhas Cascade estendem-se desde a Colúmbia Britânica até o norte da Califórnia e de Nevada. Estende-se imediatamente a oeste das Montanhas Rochosas e do Planalto de Columbia. Caracteriza-se por ser uma região que possui vários vulcões ativos, entre elas, o Monte St. Helens, que matou 57 pessoas e causou bilhões de dólares em prejuízos após uma gigantesca erupção em 18 de maio. Possui um terreno altamente acidentado, e vários picos com mais de três mil metros de altitude. O ponto mais alto do Estado, o Monte Ranier, possui cerca de 4 392 metros de altitude.
As Planícies do Puget Sound estendem-se a leste das Montanhas Cascade. Localiza-se pelo seu terreno pouco acidentado, pelo seu solo muito fértil e pela presença de grandes florestas - cerca de 70% das florestas do estado localizam-se nesta região. É a região mais habitada do Estado.
As Montanhas Olímpicas localizam-se no noroeste do Estado, e a leste e ao norte das Planícies do Puget Sound. Caracteriza-se pelo seu terreno altamente acidentado, e pela presença de montes com mil metros de altitude ou mais. É uma região escassamente povoada.
As Montanhas Costeiras estendem-se desde o litoral sul do Estado até região central do litoral de Oregon. A maior parte desta região é coberta por florestas. Caracteriza-se pelo seu terreno acidentado, e pela sua cadeia montanhosa de baixa altitude.
Graças à proximidade de grandes massas de água e às correntes marítimas quentes do Oceano Pacífico, o ocidente do Estado de Washington dispõe do clima mais ameno de qualquer estado do norte dos 48 Estados contíguos dos Estados Unidos. O clima do Estado é temperado, com quatro distintas estações. Os verões do Estado são frescos e menos quentes do que outro estado do norte do país, enquanto que os invernos de Washington são relativamente amenos, mais quentes do que qualquer outro Estado do norte do país. Muito do oeste de Washington possui taxas muito altas de precipitação média anual. Já o oriente do Estado possui verões muito quentes e invernos frios, com baixas taxas de precipitação anual.
No inverno, a temperatura média é de 5ºC no oeste e de -3ºC no leste do Estado. As médias mais baixas são registradas nas regiões de maior altitude de Washington, de -8ºC nas regiões com 1,6 mil metros ou mais. Temperaturas mínimas variam entre -30ºC a 12ºC, temperaturas máximas variam entre -22ºC e 18ºC. A temperatura mais baixa já registrada no Estado foi registrada no nordeste do estado, em 30 de dezembro de 1968, onde foi registrada uma mínima de -44ºC.
No verão, a temperatura média é de 16ºC no oeste e de 23ºC no leste do Estado. As médias mais baixas são registradas ao longo do litoral de Washington. Temperaturas mínimas variam entre 5ºC a 18ºC, temperaturas máximas variam entre 14ºC e 35ºC. A temperatura mais alta já registrada no Estado foi registrada no sudeste do Estado, em 5 de agosto de 1961, onde foi registrada uma maxima de 48ºC.
As taxas de precipitação média anual de chuva de Washington entre 100 a 350 centímetros anuais no oeste do Estado a apenas 10 a 35 centímetros na região centro-leste do Estado. As taxas de precipitação média anual de neve varia entre 15 centímetros no litoral, 130 a 200 centímetros nas regiões montanhosas e 30 centímetros na região centro-leste.
O censo americano de 2000 estimou a população de Washington em 5 894 121 habitantes, um crescimento de 21% sobre a população de 1990, de 4 866 692 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 estima a população do Estado em 6 287 759 habitantes, um crescimento de 29,1% em relação à população do Estado em 1990, de 6,7%, em relação à população do Estado em 2000, e de 1,3% em relação à população estimada em 2004.
O crescimento populacional natural de Washington entre 2000 e 2005 foi de 180 160 habitantes - 418 055 nascimentos menos 237 895 óbitos - o crescimento populacional causado pela imigração foi de 134 242 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou no ganho de 80 974 habitantes. Entre 2000 e 2005, a população de Washington cresceu em 393 619 habitantes, e entre 2004 e 2005, em 80 713 habitantes.
Cerca de 631 500 habitantes de Washington nasceram fora dos Estados Unidos (10,3% da população do Estado) dos quais estima-se que cem mil (1,6% da população do Estado) sejam imigrantes ilegais.
Cerca de 83% da população de Washington vive em regiões metropolitanas. A maior destas regiões é a região metropolitana de Seattle. Seattle é a maior cidade do estado, com seus 375 mil habitantes. Sua região metropolitana possui cerca de 3,1 milhões de habitantes, ou cerca de dois quintos da população do Estado. No total, mais de 82% da população do estado vivem em cidades. A maior parte da população do estado vive no noroeste do Estado.
6,7% da população de Washington possui menos de 5 anos de idade, 25,7% possuem menos de 18 anos de idade, e 11,2% da população do Estado possui 65 anos de idade ou mais. Pessoas do sexo feminino compõem 50,2% da população do Estado.
Principais cidades
Seattle
Olympia
Spokane
Tacoma
Bellevue
Redmond
Aberdeen
Vancouver
Everett
Tri-Cities
Walla Walla
Wenatchee
Yakima
Bremerton
Port Townsend
Bellingham
Fonte: wikipédia