• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

WinRAR: É melhor atualizar! Falha de segurança muito grave está a ser explorada por hackers

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,512
Gostos Recebidos
366
O WinRAR tem estado no centro de algumas polémicas, algumas delas com severidade elevada e que podem trazer problemas aos utilizadores. A mais importante delas é mesmo uma falha de segurança descoberta há algum tempo e que se sabe agora estar a ser explorada ativamente por hackers.




WinRAR segurança grave hackers








Após ver a sua importância ser diminuída com o suporte ao RAR pelo Windows 11, o WinRAR tem estado nas bocas do mundo. Este software, um dos preferidos dos utilizadores para comprimir e descomprimir ficheiros, apresentou alguns problemas que o deixaram com graves questões de segurança.



Em causa estava a possibilidade de correr código aleatório ao abrir uma simples imagem, o que abria depois a porta para ataques mais graves. A solução apareceu, mas aparentemente estará a ter pouco efeito. O problema é mesmo a falta de atualizações automáticas do WinRAR, o que leva a que as atualizações fiquem por aplicar.



Agora, e com o problema a crescer, a Google, pelo seu Threat Analysis Group (TAG), revelou que a falha está a ser ativamente explorada por hackers. Estes são em muitos casos apoiados por estados e este processo acontece há alguns meses, antes mesmo de a falha ser conhecida.




WinRAR segurança grave hackers



Visto que não existem mecanismos automáticos para atualizar o WinRAR, algo que não se entende numa app com a dimensão desta, o ideal é mesmo fazer a atualização manual. Segundo o que é revelado, as versões 6.24 e 6.23 do WinRAR incluem uma correção para esta falha de segurança grave.



Como dissemos antes, esta é uma falha que é já conhecida há algum tempo e que tem já solução possível de aplicar. Basta fazer a atualização para a versão mais recente do WinRAR e o problema de segurança irá desaparecer de imediato, deixando os utilizadores e os seus sistemas protegidos.



Isto parece ser mais um entrave à utilização do WinRAR. Com cada vez menos utilizadores pagantes, este parece destinado a enfrentar o Windows 11. Este novo suporte ao RAR vem tirar a necessidade deste software adicional, que não deixa de estar a consumir recursos, ainda para mais, exposto a problemas de segurança graves.




pp
 

»JM«

Moderador GForum
Team GForum
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
184
Gostos Recebidos
517
Já deixei o WinRAR há muito tempo...
Uso os recursos do Windows. Só uso Apps e softwares externos como último recurso!
 

satptuga

GF Prata
Entrou
Mai 10, 2011
Mensagens
261
Gostos Recebidos
14
este aviso é excelente mas neste momento todos os sistemas operativos e seus programas são explorados para a pratica de hackear aqueles mais distraídos quem não estiver actualizado por isso esta mensagem é muito importante não só para winrar mas também para todos os programas incluindo o sistema operativo
 

gallosat

GF Platina
Entrou
Dez 26, 2006
Mensagens
816
Gostos Recebidos
74
boas
quais são as alternativas seguras ao winRar?
 

»JM«

Moderador GForum
Team GForum
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
184
Gostos Recebidos
517
boas
quais são as alternativas seguras ao winRar?
Se usares Windows - lado direito do rato em cima da pasta/ficheiro - enviar para - pasta comprimida (zipada)
Se quiseres usar um soft, usa o 7-Zip que é grátis, mais seguro e fácil de utilizar!
Também há para Linux ou MacOS é só procurar a versão!
 
Topo