Portal Chamar Táxi

Xadrez

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Rui Dâmaso e Margarida Coimbra terminam com empates.

02 de Maio de 2008, 21:57

Plovdiv, Bulgária, 02 Mai (Lusa) - Rui Dâmaso e Margarida Coimbra terminaram hoje a sua participação nos Europeus individuais de xadrez, que decorrem em Plovdiv, na Bulgária, com dois empates.

O xadrezista português foi 216º classificado, entre 337 adversários, com cinco pontos, resultantes de duas vitórias e seis empates, tendo hoje empatado com o suíço Yannick Pelletier.

Na vertente feminina, Margarida Coimbra empatou hoje com a romena Mihaela-Veronica Foisor, tendo terminado a competição no 154º posto, entre 159 concorrentes, com três pontos.


VR.

Lusa/Fim
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Xadrez: Mediania pauta Europeu

ANA BAPTISTA É 17.ª EM SUB-18 FEMININOS



A xadrezista Ana Baptista é a portuguesa mais bem posicionada (17.ª em Sub-18 femininos) no Europeu de jovens, a decorrer em Montenegro, partindo para a 9.ª e última sessão com 4,5 pontos.

Ruben Pereira soma os mesmos pontos em 8 sessões – 23.º no mesmo escalão masculino."Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Xadrez: Campeão europeu vence em Vale de Cambra

HOLANDÊS SERGEI TIVIAKOV EM FRANCO DESTAQUE



O grande-mestre holandês Sergei Tiviakov, actual campeão da Europa de xadrez, venceu o torneio de partidas semi-rápidas de Vale de Cambra "Memorial Pedro Parcerias".

O holandês de origem russa, que apenas cedeu dois empates em nove rondas, confirmou o seu favoritismo nesta prova, com 172 jogadores.

O pódio ficou completo com os grandes-mestres Aleksa Strikovic (Sérvia) e Alejandro Hoffman (Argentina), segundo e terceiro classificados.

O mestre internacional Diogo Fernando foi o melhor dos portugueses em competição, ao terminar na quarta posição.

O torneio na variante de partidas de 30 minutos - organizado desde 1990 pela Associação Cultural e Recreativa de Vale de Cambra - é considerado um dos mais fortes do género que se realizam no país.

A prova homenageou este ano o mestre FIDE Pedro Parcerias, falecido em 2007 e que representava a equipa local, que se sagrou esta época vice-campeã de Portugal.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Xadrez: António Fernandes queixa-se ao Governo

DEVIDO À EXCLUSÃO DA SELECÇÃO NACIONAL



O campeão nacional absoluto de xadrez, António Fernandes, recorreu para o secretário de Estado da Juventude e Desporto
expondo o facto de ter sido excluído da selecção nacional para as Olimpíadas da modalidade, que se disputam em Dresden, Alemanha.

Em declarações à Agência Lusa, António Fernandes alegou reunir as condições exigidas nos regulamentos da competição -dado o campeão nacional ter acesso automático à prova -, lamentando que a Federação Portuguesa de Xadrez (FPX),
apesar de ter reconhecido que errou ao não seleccioná-lo, não volte atrás com a decisão.

"Segundo os regulamentos o campeão nacional garante a presença nas Olimpíadas. A direcção da Federação não pode passar por cima dos regulamentos e o que me dizem é que a decisão está tomada e é irreversível", explicou o xadrezista.

Depois de ter "esgotado hierarquicamente" todas as tentativas de protesto na FPX por não estar incluído na selecção olímpica nacional que vai jogar entre 12 a 25 de Novembro, em Dresden, António Fernandes decidiu recorrer a Laurentino Dias expondo o seu caso.

Por se considerar lesado "moral e desportivamente", António Fernandes avançou que o seu advogado está a estudar "todas as possibilidades", ponderando apresentar uma queixa-crime, se for necessário para reparar a injustiça.

Segundo os regulamentos das Olimpíadas, as inscrições para a prova terminavam a 12 de Julho, pelo que a FPX decidiu que só seriam considerados os resultados das competições até 31 de Maio para seleccionar os atletas, com excepção para os torneios de Mestres e de Honra.

No entanto, no final de Agosto, a página oficial das Olimpíadas divulgou que o prazo inicialmente estabelecido para as inscrições seria alargado até 12 de Setembro, pelo que poderia haver lugar a substituição de jogadores.

António Fernandes explicou que o campeonato nacional, que decorreu em Setembro, terminou dentro dos prazos estabelecidos pelo que podia ser inscrito, além de que deviam ser contabilizados os campeões nacionais dos dois últimos anos.

"Mesmo que tivessem de escolher a 12 de Julho, têm de contar com a possibilidade de inscrever um campeão nacional que não esteja seleccionado pelo 'ranking' (ELO FIDE), tanto seja masculino ou feminino", esclareceu.

O xadrezista alega ainda que, antes da competição, haverá a chamada "reunião de capitães" de selecção que, além de outros assuntos, serve para se confirmarem os jogadores.

"Na nossa selecção já tivemos uma alteração no próprio dia de embarque", relembra António Fernandes, que soma no currículo 12 títulos de campeão nacional, observando que "a obrigatoriedade de inscrição do jogador não é de todo correcta".

António Fernandes reafirmou que a FPX "ainda pode voltar atrás", mas, segundo o xadrezista a direcção do organismo mantém o "finca-pé" e afirma "que a decisão está tomada e é irreversível".

António Fernandes, praticante da modalidade há 38 anos, disse à Lusa que várias Associações quiseram fazer uma Assembleia Geral para debater a situação, mas a direcção da Federação terá vetado a proposta.

"É a primeira vez que um campeão nacional não participa numa competição destas. Alem disso, nem o vice-campeão nacional Diogo Fernando irá à Alemanha. Como é que é possível que isso acontecer?", questionou.

A Agência Lusa contactou a Federação Portuguesa de Xadrez, mas esta não respondeu em tempo oportuno.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Xadrez: Olimpíadas voltam a provocar polémica

GUERRA DE REGULAMENTOS AMPUTA SELECÇÃO EM DRESDEN



A convocatória para a Olimpíada de Dresden (12 a 25 de Novembro) está a causar polémica, porque tanto António Fernandes (campeão nacional) como Diogo Fernando (o melhor português do ranking) foram excluídos do quinteto que estará na Alemanha, formado por Luís Galego, Rui Dâmaso, Sérgio Rocha, Ruben Pereira e Paulo Dias, capitaneados pelo decano Joaquim Durão.

Fernandes está tão indignado com a situação que até recorreu à Secretaria de Estado do Desporto para repor a justiça, já que o campeão nacional tem direito a participar na prova máxima de xadrez por equipas: “Fui lesado moral e desportivamente. A Federação (FPX) fechou a inscrição a 12 de Julho, mas poderia alterar dentro dos prazos legais dado que teriam de contar com a possibilidade de inscrever o campeão como ditam os regulamentos.”

Absentismo

António Bravo, presidente da FPX, diz que foi aplicada a metodologia das direcções anteriores em relação à Selecção, que nem sequer tem seleccionador, alegadamente por falta de verbas: “Voltar atrás seria uma falta de respeito pelos seleccionados. Cumprimos regulamentos. A Selecção não foi lesada porque os valores são semelhantes. A Associação de Mestres, por exemplo, nada fez para mudar os regulamentos. Sou presidente numa situação de recurso e não houve listas alternativas nas eleições. Existem locais próprios para estes assuntos serem debatidos.”

Hugo Martins suspenso por doping

Paradoxalmente, o xadrez continua a revelar casos de doping, à semelhança de outros desportos. Hugo Martins (GX Porto) foi suspenso preventivamente, depois de acusar uma substância proibida na contra-análise ao resultado positivo na final-four da Taça de Portugal.

Já José Pascoal (Alekhine), que acusara um diurético, interpôs recurso, sendo-lhe retirada a suspensão de 6 meses, em processo que ainda não está concluído.
Autor: ALEXANDRE REIS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Mundial de xadrez com Ruben na luta

EMPATA FRENTE A INDIANO



O xadrezista Ruben Pereira empatou ontem frente ao indiano Jayaram Ashwin na 10.ª sessão do Mundial de Sub-18, a decorrer em Vung Tau, Vietnam.

O português soma, agora, 6 pontos, mantendo-se no top-15. O português joga hoje na mesa 9 frente ao azeri Vugar Rasulov."Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Xadrez: Selecções sem debate

AG DA FPX FOGE À POLÉMICA DAS OLIMPÍADAS



A assembleia geral da Federação (FPX) aprovou o orçamento, mas sem contemplar o debate sobre regulamentos e critérios das Selecções para as Olimpíadas de Dresden, tal como pretendia a Associação de Mestres (APMX), que representa os jogadores mais cotados.

António Fernandes manifestou-se desapontado com o desfecho, porque a FPX alegou que a assembleia geral não reunia condições para debater a polémica, enquanto a tutela (IDP) continua a não dar resposta à contestação do grande mestre e campeão nacional, que ficou fora da equipa das quinas. O xadrezista disse de sua justiça: “As irregularidades cometidas e a falta de transparência do processo fazem com que as pessoas se interroguem se por trás disto tudo não haverá mais do que mera ausência de bom senso e de incompetência na aplicação dos regulamentos.”

A convocatória para as Selecções femininas também não é pacífica, dada a exclusão de algumas das atletas mais qualificadas.
Autor: ALEXANDRE REIS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Xadrez: Luís Galego empata

PORTUGAL PERDE COM A ESLOVÁQUIA



A Selecção Nacional (61.ª do ranking) estreou-se na Olimpíada de Dresden (Alemanha) com uma pesada derrota (0,5-3,5) frente à Eslováquia (25.ª), onde apenas Luís Galego (2.484 elo) garantiu, de negras, o empate, por sinal frente ao xadrezista mais cotado da turma do Leste, o grande mestre Lubobir Ftacnik (2.571). Já Rui Dâmaso, Paulo Dias e Sérgio Rocha não resistiram aos adversários, cedendo ante Jan Markos, Tomas Petrik e Peter Vavrak respectivamente.

Em femininos, Portugal também perdeu (1,5-2,5) ante Israel, sendo de destacar o triunfo de Margarida Coimbra ante Marcel Efroimski e o empate de Catarina Leite com Masha Klinova, mestre internacional.

Entretanto, Fernando Castro (presidente da AG da FPX) defendeu que a discussão sobre a constituição das Selecções “decorreu de forma totalmente livre e serena”. O xadrezista António Fernandes diz que “de nada valeu, já que a AG não teve capacidade deliberativa.”
Autor: A.R.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Xadrez: Nos tabuleiros manda a Rússia

TRIUNFO FRENTE AOS ESTADOS UNIDOS NAS OLIMPÍADAS DE DRESDEN



A rivalidade dos tempos da guerra fria já perdeu o sentido, mas mesmo assim a Rússia (1.ª do ranking mundial) fez questão de superar (2,5-1,5) os EUA na 8.ª ronda das Olimpíadas de Dresden.

Os russos nem precisaram do seu jogador mais cotado, Vladimir Kramnik, pois os triunfos de Grischuk e Jakovenko sobre Nakamura e Akobian, respectivamente, arrasaram os norte-americanos, sustentados por Kamsky – ganhou a Svidler – e Onischuk – empatou frente a Morozevich –, curiosamente oriundos da antiga União Soviética. AArménia, no entanto, é a grande sensação da prova, liderando após esmagar a França (3,5-0,5). Em femininos, comanda a China.

Selecções cumprem

As Selecções Nacionais estão a fazer figura aceitável, com performances acima das médias. Ontem, Portugal, cotado no 61.º posto do elo entre 154 países, perdeu tangencialmente (1,5-2,5) frente à Áustria (54.ª), destacando-se as igualdades de Luís Galego, Sérgio Rocha e Ruben Pereira.

Em femininos, a derrota mínima (1,5-2,5) frente a Cuba deslustra, sendo de destacar o triunfo de Ana Baptista frente a Pina Sulennis, o que mantém as equipas das quinas no primeiro terço (4V-4D).
Autor: A.R.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Xadrez: Portugal soma tirunfos em Dresden

EQUIPAS MASCULINA E FEMININA EM EVIDÊNCIA



As Selecções de xadrez regressaram às vitórias na Olimpíada de Dresden, ao baterem a Síria em masculinos e a República Dominicana em femininos pela margem mínima (2,5-1,5). Destaque ao nível individual para Ruben Pereira, que soma 5,5 pontos em 7 possíveis (78,6% de eficácia) no 5.º tabuleiro.

Na frente, Israel causou sensação após bater (2,5-1,5) a Arménia e assumiu o comando (7 vitórias/2 empates), enquanto Portugal é 55.º (5V/4D) . Em femininos, lidera a Ucrânia (6V/3E) após triunfo (3-1) frente à Roménia. As portuguesas são 49.ªs (5V/4D)."Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Xadrez: Grischuk líder em Linares

EMPATA COM O CAMPEÃO MUNDIAL




O russo Alexander Grischuk empatou com o indiano Anand (campeão mundial) na 7.ª ronda do Magistral de Linares, acabando a 1.ª volta da prova do Grand Slam na frente da classificação com 5 pontos. O ucraniano Ivanchuk foi o grande beneficiado do dia ao vencer o arménio Levon Aronian em 44 lances.

Classificação:1.º Grischuk, 5; 2.ºs Carlsen (Nor) e Ivanchuk, 4; 4.ºs Anand e Aronian, 3,5; 6.º Domínguez (Cub), 3; 7.ºs Radjabov (Aze) e Wang Yue (Chi), 2,5."Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Xadrez: António Fernandes em 134.º lugar no Europeu

CAMPEÃO NACIONAL TERMINOU COM 6 PONTOS NO MONTENEGRO




O campeão nacional de xadrez, António Fernandes, representou terminou em 134.º lugar no Campeonato da Europa Individual da modalidade, que decorreu na cidade montenegrina de Buvda.

Numa prova que contou com a participação de 323 jogadores europeus (139 Grandes Mestres e 81 Mestres Internacionais), Fernandes somou 6 pontos (em 11 possíveis), os mesmos que o 97.º classificado, já considerada uma boa classificação.

Dado o equilíbrio registado entre os xadrezistas, o campeão da Europa será encontrado apenas no "tie-break", que se disputa esta quarta-feira entre 11 jogadores que terminaram igualados no 1.º lugar, com 8 pontos.

Os russos Vladimir Malakhov, Evgeny Tomashevsky, Ernesto Inarkiev, Boris Grachev e Mikhail Kobalia, o holandês Ivan Sokolov, o alemão Arkadji Naiditsch, o checo David Navara, o georgiano Baadur Jubava, o azeri Gadir Guseinov e o finlandês Tomi Nyback são os protagonistas deste desempate."Rc"
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,091
Gostos Recebidos
494
Xadrez: Anand e Nakamura lideram em Wijk aan Zee

Campeão mundial tem 7 pontos à 10.ª ronda

O indiano Vishy Anand, campeão mundial, e o norte-americano Hikaru Nakaruma, mantiveram, com 7 pontos, a liderança no Magistral de Wijk aan Zee, na Holanda.

O xadrezista asiático superou com facilidade o espanhol Alexei Shirov, enquanto Nakamura ganhou ao francês Maxime Vachier-Lagrave.

Como maior surpresa, o norueguês Magnus Carlsen, n.º 1 do ranking mundial, perdeu frente ao russo Ian Nepomniachtchi.

Resultados da 10.ª sessão:
Viswanathan Anand (IND)-Alexei Shirov (ESP), 1-0
Anish Giri (HOL)-Levon Aronian (ARM), ½-½
Ruslan Ponomariov (UCR)- Alexander Grischuk (RUS), 1-0
Erwin l'Ami (HOL)-Wang Hao (HOL), 0-1
Jan Smeets (HOL)-Vladimir Kramnik (RUS), ½-½
Magnus Carlsen (NOR)-Ian Nepomniachtchi (RUS), 0-1
Hikaru Nakamura (EUA)-Maxime Vachier-Lagrave (FRA), 1-0

Classificação:
1.ºs Anand e Nakamura, 7
3.ºs Aronian e Kramnik, 6½
5.ºs Carlsen, Nepomniachtchi e Vachier-Lagrave, 5½
8.ºs Giri, Ponomariov e Hao, 5
11.º Smeets, 3½
12.º l'Ami, 3
13.ºs Grischuk e Shirov, 2½.

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,091
Gostos Recebidos
494
Xadrez: Kasparov no Porto

Russo estará na Casa da Música

O russo Garry Kasparov, ex-campeão mundial e ex-líder do ranking internacional, vai estar no dia 10 de fevereiro no Porto, sendo um dos oradores da conferência "The Role of a Leader", que se realiza na Casa da Música.

O atual oposicionista à política do Kremlin fará a sua intervenção pelas 16.45 horas, num evento destinado a gestores que têm de tomar decisões. Kasparov tem dado inúmeras conferências em todo o Mundo, aplicando os ensinamentos do xadrez nas decisões do quotidiano.

Record
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Xadrez - Sporting na final da Champions

xadrez.jpg




A equipa de xadrez do Sporting assegurou a presença na final da Champions League de xadrez, após vencerem o grupo B1 da primeira fase da competição.

Horácio Neto, Luís Quaresma, António Moura e Rui Silva Pereira foram os obreiros da qualificação dos leões, cada um disputando total de 12 partidas.

A final da Champions tem início marcado para 15 de outubro.



111.png
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,091
Gostos Recebidos
494
Chineses campeões mundiais universitários em Guimarães

Em masculinos e femininos
Xianghzi Bu, no torneio masculino, e Zhongyi Tan, no torneio feminino, conquistaram os títulos mundiais de xadrez universitário, cuja 12.ª edição terminou no sábado, em Guimarães.
O jogador chinês partia para o torneio masculino como número 1 do "ranking" e, nas nove rondas que disputou, venceu sete partidas e empatou duas.
Os restantes lugares do pódio couberam a Krzysztof Bulski e Marcin Tazbir, jogadores polacos que perderam perante Bu.
A Polónia alcançou, ainda, o quarto, quinto e sexto lugares do torneio.
Entre os quatro portugueses participantes, André Viela, que na primeira ronda defrontou o campeão, assinou a melhor prestação, com um 21.º lugar, após quatro vitórias, um empate e quatro derrotas.
António Vasques ficou no 25.º lugar, ao passo que Lucas Silva quedou-se pelo 32.º e Pedro Rodrigues pelo 35.º, num total de 40 participantes.
Tal como no torneio masculino, Zhongyi Tan confirmou o favoritismo que a primeira posição do "ranking" lhe conferia e conquistou a medalha de ouro entre as mulheres, através de cinco vitórias e quatro empates.
A russa Alina Kashlinskaya alcançou a medalha de prata e Sarah Hoolt, da Alemanha, completou o pódio.
As portuguesas terminaram a prova nos últimos lugares. Entre 22 xadrezistas, Susana Ferreira concluiu na 19.ª posição, Marta Martins ficou em 20.º e Joana Ribeiro quedou-se pelo último lugar.
A próxima edição do mundial universitário de xadrez realiza-se em 2014, em Katowice, na Polónia.

Fonte: record
 
Topo