• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Xangai: crianças impedidas de ir à escola devido à poluição atmosférica

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1

Xangai: crianças impedidas de ir à escola devido à poluição atmosférica

thumb.php


As autoridades de Xangai suspenderam temporariamente as aulas e a construção civil esta sexta-feira, devido a uma das piores vagas de poluição dos últimos anos. O ângulo de visibilidade no centro financeiro da China é de apenas alguns metros e a cidade está envolta numa espessa camada de nevoeiro acastanhado, que na verdade são partículas de ar poluídas.

Segundo refere o The Guardian, há poucas pessoas na rua, o tráfego é menor e 30% dos veículos do governo local foram retirados das ruas. Todos os eventos desportivos públicos foram igualmente cancelados. Face aos elevados níveis de poluição que se verificam, a venda de máscaras e purificadores de ar disparou nas lojas.

A concentração das partículas totais em suspensão 2,5 era de 602,5 microgramas por metro cúbico de ar, um nível extremamente perigoso, e foi o valor registado mais elevado desde que a cidade começou a monitorizar a concentração de partículas totais em suspensão, em Dezembro de 2012. A directriz da Organização Mundial de Saúde indica que não devem ser excedidas os 25 microgramas por metro cúbico de ar.

A poluição que atingiu Xangai e as províncias vizinhas é consequência da combustão de carvão, das emissões de dióxido de carbono dos carros e fábricas e das alterações nos padrões climáticos. Como cidade costeira que é, Xangai costuma ter uma poluição atmosférica leve ou moderada, mas as recentes alterações dos padrões climáticos estão a deixar a cidade sem circulação de ar.

As emissões das fábricas nas províncias vizinhas de Jiangsu e Zhejiang estão entre as piores de toda a China, segundo a Greenpeace.


Foto: Augapfel / Creative Commons
Greensavers
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
A China está à beira de uma grande catástrofe ambiental... não sei o que chegará primeiro: se a recessão porque deixará de vender para os falidos países ocidentais ou se vitima do seu desprezo pelo meio ambiente...
 
Topo