Portal Chamar Táxi

Xangai ilumina torre emblemática com cores da França

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
[h=2]Xangai iluminou a torre de televisão "Pérola do Oriente", um dos símbolos da capital financeira da China, com as cores da bandeira de França, em solidariedade com Paris após os atentados que fizeram pelo menos 129 mortos.
[/h]
19976917.jpg


Os vermelho, branco e azul da "Pérola do Oriente" foi o que mais se destacou na noite de sábado na paisagem de Xangai, que conta com um dos arranha-céus mais futuristas do mundo. No "Bund, a marginal neoclássica da cidade, na margem do rio Huangpu, no lado oposto, onde diariamente os turistas disfrutam dessa vista, uma multidão protagonizou uma concentração em resposta à barbárie de Paris.


A primeira vez em que se pôde ver a "Pérola do Oriente" com as cores da bandeira francesa foi em 2005, durante a visita do então primeiro-ministro Jean-Pierre Raffarin, a propósito do Ano da França na China, depois de, em 2004, a Torre Eiffel se ter iluminado com as cores da bandeira da República Popular.
Xangai juntou-se assim a outras cidades de distintas partes do globo que realizaram tributos idênticos após os ataques, como Nova Iorque ou Sydney.
O grupo extremista autodenominado Estado Islâmico reivindicou no sábado, em comunicado, os atentados de sexta-feira em Paris, que causaram pelo menos 129 mortos, entre os quais dois portugueses, e 352 feridos, 99 em estado grave.
Oito terroristas, sete deles suicidas, que usaram cintos com explosivos para levar a cabo os atentados, morreram, segundo fontes policiais francesas.
Os ataques ocorreram em pelo menos seis locais diferentes da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e o Stade de France, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha.
A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência daquilo que o Presidente François Hollande classificou como "ataques terroristas sem precedentes no país".



nm

 
Topo