• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Surf

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Surf: Tiago Pires no dia de todas as decisões

ESTORIL COAST PRO PODE MANTER SACA NO WCT



Tiago “Saca” Pires está muito perto de manter a presença no WCT (circuito do top 46 mundial) graças à boa prestação no Estoril Coast Pro, etapa de 6 estrelas do WQS (circuito mundial de qualificação).

O surfista lisboeta “adoptado” pela Ericeira passou as 4.ª e 5.ª rondas, disputadas no Guincho e em Carcavelos e é apontado como candidato à vitória, hoje. último dia da competição. O único português a competir no WCT passou a 4.ª ronda em 2.º com 11 pontos em 20 possíveis, superando Kekoa Balso (10.93) mas perdendo para o australiano Adam Melling (15.50). Esteve melhor na 5.ª ronda (oitavos-de-final), ao bater o francês Eric Rebiere com 14.27 contra 10.83.
Autor: C. M.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Surf: Pinheiro campeão de bodyboard

ATLETA DA CAPARICA CONQUISTA 2.º TÍTULO NACIONAL



Hugo Pinheiro garantiu em Sagres a conquista do seu segundo título nacional, superando Silvano Lourenço e Gastão Entrudo, respectivamente. Ao atleta da Costa de Caparica bastou chegar às meias-finais desta penúltima etapa do Circuito Nacional Open – entretanto ganha por Manuel Centeno –, pois já tinha subido ao lugar mais alto do pódio nas anteriores etapas (Porto, Figueira da Foz e Peniche).

Triunfos que tornaram este título enganadoramente fácil, segundo explica o novo campeão: “Foi difícil, basta lembrar que virei duas finais nos últimos minutos. A concorrência é muito forte pois, felizmente, o nível do bodyboard português é muito alto.”

Um nível que, este ano, foi aproximado pelo da organização, elogia o bodyboarder da Margem Sul: “O circuito está mais estruturado, mais profissional e ajuda a encarar a competição nacional com ainda mais concentração até porque, como toda a gente sabe, tenho estado mais concentrado no circuito mundial (IBA Tour).”

Pinheiro sublinha que apenas o apoio dos patrocinadores e da família, a quem dedica o título, tornou esta vitória possível e relembra que a prioridade deste ano é o circuito mundial que está a uma etapa do final: “Estou no 8.º lugar e quero tentar chegar ao top 5, algo que nenhum português conseguiu. É difícil mas está ao meu alcance.”

Finalmente, referência ainda para Catarina Sousa que venceu a etapa de Sagres, deixando em aberto o título nacional feminino para a derradeira etapa em Carcavelos.
Autor: CARLOS MARIANO
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Surf: O alemão que fala português

MARLON LIPKE REFORÇA CONTINGENTE EUROPEU NO CIRCUITO MUNDIAL



O contingente europeu que faz o WT (circuito mundial) recebeu um reforço especial. Marlon Lipke é o primeiro alemão a surfar no WT mas é também mais uma ligação a Portugal, que se junta a Tiago Pires.

Lipke, 24 anos, que assegurou uma das três vagas disponíveis no WT - Dean Morrison e Aritz Aranburu, são os outros convidados -, nasceu e reside em Lagos, no Algarve, e por isso fala fluentemente portugês.

A "Euro Force" do WT, com Tiago Pires, Aritz Aranburu (Espanha) e Mikael Picon e Jeremy Flores (França), recebe mais este reforço, que terá em "Saca" e nos brasileiros Adriano de Souza, Heitor Alves e Jihad Kohdr, companheiros de conversa.

No WT, a Austrália continua a ser o país mais representado, com 17 surfistas, seguido pelos EUA, com dez.
Autor: ANTÓNIO ESPANHOL
planche-a-neige-surf-293.gif
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Surf: Peniche lança Centro de Alto Rendimento

AFIRMAÇÃO DEFINITIVA COMO “CAPITAL DA ONDA”




A Câmara Municipal de Peniche vai assinar sábado o protocolo de criação do Centro de Alto Rendimento dedicado aos 'desportos de ondas', que integra o projecto de afirmação como 'capital da onda'.



O secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, vai apadrinhar o lançamento da primeira pedra deste 'surf camp', na praia do Baleal, que, tal como o previsto para a Nazaré, integra o Plano de Acção do Governo para a região do Oeste e quatro municípios da lezíria do Tejo, em função do abandono da Ota como local para o aeroporto de Lisboa.



Além das infra-estruturas dedicadas à modalidade na região Oeste, a Federação Portuguesa de Surf apresentou projectos de CAR para cinco outros concelhos - Almada, Aveiro, Sintra, Viana do Castelo e Vila do Bispo.



'Não queremos que seja apenas mais um centro de estágios, a nossa determinação é que seja a referência a nível nacional', disse à Agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Peniche, manifestando a intenção de que a infra-estrutura não seja dedicada exclusivamente ao surf, 'mas a todos os desportos de ondas', como são os casos de bodyboard, longboard, kitesurf e kayaksurf.



Segundo António José Correia, o projecto já foi aprovado e a obra, que tem um custo previsto de um milhão e 32 mil euros e um prazo de execução de 10 meses, deverá ser consignada em Março.



'Se tudo correr bem estará concluída no primeiro semestre de 2010', frisou, traçando como objectivo 'estimular os desportos de ondas, para que Peniche seja entendida como capital da onda'.
"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Tiago Pires: «Quero voltar a derrotar Slater»

"SACA" TENTA CONSOLIDAR PRESENÇA NO WCT




Tentar chegar ao "top 15" e, já agora, eliminar o nove vezes campeão mundial Kelly Slater novamente são os objetivos de Tiago "Saca" Pires para a sua segunda temporada do ASP World Tour (WCT), circuito que reúne a elite da modalidade.

De partida para a Austrália, onde disputará a primeira das dez etapas do circuito, o surfista português assume uma aposta arriscada ao competir exclusivamente no WCT, ao invés do que aconteceu o ano passado, em que também competiu no circuito de qualificação (WQS).

O risco de não ficar nos melhores 45 do Mundo e cair do WCT não assusta Tiago, 31.º em 2008: "Não gosto de fazer previsões, quero apenas consolidar a minha posição no top 15."

"Saca" só recomeçou a surfar há uma semana, pois esteve a recuperar de uma lesão cervical, mas há três semanas que vem efetuando rigoroso trabalho físico. "Dá-me mais motivação e confiança", explicou. Confiança para repetir o feito do ano de estreia, em que foi um dos poucos a eliminar Kelly Slater, vencedor de 6 das 11 provas do WCT de 2008: "Competir com Slater é um enorme prazer e quero tentar derrotá-lo novamente."


Autor: CARLOS MARIANO E MÁRIO RUI NICOLAU
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Surf: "Saca" contra o campeão

TIAGO PIRES COMPETE NA AUSTRÁLIA




O português Tiago Pires defronta hoje o australiano Mick Fanning, campeão do Mundo em 2007, e o sul-africano Jordy Smith na primeira eliminatória do Quiksilver Pro Gold Coast, na Austrália.

"Sinto-me mais experiente, mais forte, confiante e pronto para o meu objetivo mais imediato, que é uma grande escalada pelo ranking acima", disse Tiago "Saca" Pires.

No terceiro ‘heat’ da competição, o português medirá forças com o "anfitrião" Fanning, que terminou a última época no 8.º lugar do ranking mundial e venceu a etapa australiana em 2005 e 2007, e com Smith, que, tal como o português, estreou-se no último ano entre a elite, terminando a temporada na 26.ª posição.

Após dois meses a recuperar de um princípio de uma hérnia na cervical, o português (31.º mundial em 2008), que está há três semanas na Austrália para experimentar junto do fabricante as pranchas para a temporada, já manifestou a vontade de chegar aos 15 primeiros.

"No primeiro ano consegui o que queria, que era manter-me e apresentar bom surf. Agora quero ir lá para cima," sublinhou."Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Surf: Tiago Pires segue em frente na Austrália

SUPERA BOBBY MARTINEZ E ROY POWERS




Tiago Pires passou a 1ª ronda do Quicksilver Pro, na Austrália. "Saca" (12.00) superiorizou-se a Bobby Martinez e Roy Powers. O luso-germânico Marlon Lipke perdeu na 1.ª ronda e tentará repescagem na 2.ª ronda."Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Surfe: Tiago Pires eliminado na Austrália

ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_CBD5F7B8-66B7-4422-B909-EFF586A25811_img_destaque_pt_1.jpg

TERCEIRA RONDA DO QUIKSILVER PRO GOLD COAST




Joel Parkinson bateu Tiago Pires na terceira ronda do Quiksilver Pro Gold Coast, na Austrália, enquanto o "mítico" Kelly Slater foi afastado por Julian Wilson.

A pontuação alcançada por Tiago "Saca" Pires, de 7,50 e 7 totalizando 14,50, foi insuficiente perante os 18,50 de Parkinson, quarto do Mundo em 2008, resultantes de ondas 8,83 e 9,67.

Com a eliminação no quarto 'heat' da terceira ronda, o surfista português, 31.º do ranking do ano passado, terminou entre os 17.º classificados da prova inaugural do Circuito Mundial ASP de surf de 2009.

Na mesma posição que o norte-americano Kelly Slater, detentor do título e nove vezes campeão do Mundo, que foi afastado da prova pelo anfitrião e "wildcard" Julian Wilson.

Depois de alcançar um total de notas de 13,84, Slater, que usou uma prancha original mais curta e larga, assumiu a frustração e queixou-se da qualidade das ondas, enquanto Wilson, com 15,33, festejou o feito.
"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Surf: Tiago 'Saca' Pires satisfeito com começo de temporada

PORTUGUÊS FOI 17º NO QUIKSILVER PRO GOLD COAST




O surfista português Tiago Pires afirmou hoje estar entusiasmado com o começo de temporada. Na Austrália Tiago foi 17º no Quiksilver Pro Gold Coast, a prova inaugural do Circuito Mundial ASP 2009, tendo sido eliminado pelo australiano Joel Parkinson que alcançou a pontuação de 18,50 contra os 14,50 do português.

'O Joel (Parkinson) é um aspirante a campeão do mundo já há alguns anos, e não é por acaso que ganha 'heats'. Provou que surfar em casa é sempre uma boa ajuda e deixou-me a precisar de muito para o ultrapassar', explicou Tiago Pires.

No entanto, em declarações prestadas à agência Lusa, Tiago Pires mostrou-se satisfeito com o resultado e otimista em relação a provas futuras. 'Fiquei de alguma maneira satisfeito com este arranque de 2009, é claro que um grande resultado é sempre mais satisfatório, mas não posso, de forma alguma, ficar desiludido com este 17º lugar. Comecei melhor que em 2008 e sinto-me muito mais sólido que no inicio do ano passado', frisou o 'Saca'.

Com este começo de época positivo, Tiago Pires garantiu que tudo fará para que a temporada 2009 seja melhor que a transata afirmando que subir alguns lugares no 'ranking' já seria um bom resultado: 'Não quero apontar os meus objectivos para números, mas quero estar mais perto do que acredito ser o meu potencial e com isso subir alguns bons lugares no 'ranking' do Circuito Mundial ASP', finalizou.
"Rc'
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
urf: Tiago Pires 16.º no ranking WT

PORTUGUÊS INTEGRA GRUPO QUE SOMA 410 PONTOS




O surfista português Tiago Pires integra o grupo de surfistas que somam 410 pontos e estão no 16.º lugar no ranking do Circuito Mundial (WT) ASP, após concluída a primeira prova de 2009.

Na Austrália, "Saca" foi 17.º no Quiksilver Pro Gold Coast, depois de eliminado pelo australiano Joel Parkinson, vencedor da prova.

Classificação (após uma prova):

1. Joel Parkinson (Austrália), 1.032
2. Adriano de Souza (Brasil), 1.032
3. Taj Burrow (Austrália), 876
Mick Fanning (Austrália), 876
5. Bede Durbidge (Austrália), 732
C.J. Hobgood (EUA), 732
Adrian Buchan (Austrália), 732
Damien Hobgood (EUA), 732
9. Jeremy Flores (França), 600
Fredrick Patacchia (Havai), 600
Tom Whitaker (Austrália), 600
Dane Reynolds (EUA), 600
Jordy Smith (África do Sul), 600
Chris Davidson (AUS), 600
Jihad Khodr (BRA), 600
16. Kelly Slater (EUA), 410
Kieren Perrow (Austrália), 410
Dayyan Neve (Austrália), 410
Taylor Knox (EUA), 410
Heitor Alves (Brasil), 410
Roy Powers (Havai), 410
David Weare (África do Sul), 410
Josh Kerr (Austrália), 410
Nic Muscroft (Austrália), 410
Kekoa Bacalso (Havai), 410
Greg Emslie (África do Sul), 410
Tim Boal (França), 410
Dustin Barca (Havai), 410
TIAGO PIRES (PORTUGAL), 410
"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Surf: Tiago Pires destemido no regresso à Austrália

PORTUGUÊS VAI ESTAR NO RIP CURL PRO




O surfista Tiago Pires manifestou-se optimista para a participação no Rip Curl Pro, na segunda etapa australiana do Circuito Mundial ASP de surf, que vai ter como palco Bells Beach, Victoria, entre os dias 7 e 18 de Abril.



"Os meus objectivos são sempre os mesmos. Acho que tudo é possível em qualquer campeonato e não temo nenhum adversário em particular", disse hoje à Agência Lusa o surfista português, que ocupa actualmente a 16.ª posição do ranking mundial e vai defrontar, na primeira ronda, no 16.º "heat", o hawaiano Dustin Barca, que faz este ano a estreia no circuito.



Antes, o luso-alemão, residente em Lagos, Marlon Lipke vai encontrar o anfitrião Kieren Perrow, 17.º mundial em 2008, no sexto "heat".



Prometendo apresentar-se "da melhor maneira possível", Tiago "Saca" Pires admite que o regresso à Austrália, onde foi eliminado na terceira ronda, ficando entre os 17.º classificados no Quicksilver pro, disputado em Fevereiro e Março, em Goald Coast, poderá ser-lhe favorável: "Acredito que Bells Beach possa ser uma boa prova para mim".



"A minha preparação foi feita em Portugal, onde dei grande ênfase ao trabalho físico, não esquecendo nunca o surf, claro. A partir do momento em que chegar ao local da prova, o surf passa para primeiro plano e vou aí então testar o meu equipamento para que possa ir o mais confiante possível para a competição", explicou à Lusa "Saca", que terminou o ano de 2008 na 31.ª posição do circuito.



O Rip Curl Pro vai estrear um novo modelo competitivo, sem eliminatória de repescagem, em que os 16 melhores do "ranking" de 2008 entram directamente para a segunda ronda, enquanto os restantes 32 surfistas vão defrontar-se, a dois, na primeira fase.



A ASP apresenta como objectivo deste formato diminuir o tempo de duração das provas, com menos 16 "heats".


Em 2008, norte-americano Kelly Slater, detentor do título e nove vezes campeão do Mundo, venceu esta prova australiana.
"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Surf: Tiago Pires afastado na segunda ronda

EX-CAMPEÃO DO MUNDO ELIMINA LUSO NA AUSTRÁLIA



O português Tiago Pires lamentou o afastamento "por pouco" frente ao ex-campeão do Mundo Mick Fanning, na segunda eliminatória do Rip Curl Pro, segunda etapa do Circuito Mundial ASP de surf, em Bells Beach, na Austrália.

"É muito difícil apanhar o Mick Fanning, que já ganhou muitos campeonatos e foi campeão do Mundo em 2007, é sempre muito difícil. As ondas estão perfeitas, por isso, é fácil fazer bons 'scores'", explicou "Saca", após ter ficado a escassos 1,89 pontos do australiano, oitavo do "ranking" mundial em 2008 e campeão do Mundo em 2007.

No quinto "heat" da segunda ronda da prova australiana, Fanning entrou de forma avassaladora, conseguindo 8,83 pontos logo no início do "heat", somando 8,33 na terceira das seis ondas, quatro delas com pontuações acima dos seis pontos, terminando com registo de 17,16.

A resposta de "Saca" valeu 8,77 numa onda, que não conseguiu repetir, conquistando ainda 6,5 pontos, 15,27 no total das suas duas melhores ondas.

"O Mick fez dois oitos e mostrou porque é um surfista de topo. Eu fiz o meu trabalho, tentei bater-me com ele, infelizmente foi por pouco, mas pronto, estou aí na luta", explicou o surfista luso, 31.º do circuito em 2008, que repetiu o 17.º lugar, que já havia alcançado na prova inaugural da temporada (Quiksilver Pro Gold Coast), em Março, também na Austrália, somando agora 810 pontos no "ranking" mundial.

Na primeira ronda da prova que decorre até 18 de Abril, Tiago "Saca" Pires afastou o havaiano Dustin Barca. "Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Surf: Estoril B! Pro Junior já arrancou

PRAIA DE CARCAVELOS RECEBE ELITE EUROPEIA




A praia de Carcavelos recebeu hoje o primeiro dia de competição do Estoril B! Pro Junior, etapa inaugural do circuito europeu, com ondas de meio metro, vento fraco, mas surfistas muito motivados.

Neste campeonato marcam presença os melhores surfistas europeus que, em três dias, vão mostrar porque são os favoritos. Destaque para Marcos San Segundo, Medi Veminardi, Pierre Valentin Laborde, Marc Lacomare, Adrien Toyon ou Nicolau Von Rupp, alguns dos nomes que tornam a competição aliciante e o desfecho imprevisível.

Nas primeiras baterias da manhã, estiveram muitos portugueses em prova. Diogo Castro, António Ribeiro e Martim Gonçalves foram alguns dos surfistas que passaram para a fase seguinte do campeonato. Já João Kopke, que esteve em segundo durante praticamente toda a bateria, caiu para terceiro nos últimos segundos e não conseguiu recuperar

Este não foi um dia fácil para surfistas com menos técnica. Com o mar pequeno, a experiência em competição e o conhecimento da praia fizeram a diferença para que os atletas conseguissem mostrar o seu surf. Nicolau Von Rupp esteve, como poucos, à vontade nas ondas de Carcavelos. Apesar de estar doente, o atleta luso-alemão passou para a fase seguinte: "Correu bem. Apesar do mar estar pequeno, consegui apanhar uma boa onda que me colocou em 2.º lugar do heat. Depois do bom resultado no World Qualifying Series (WQS) europeu, espero conseguir uma boa prestação no próximo round", comentou.

Apesar das condições do mar, António Pedro, responsável da Alfarroba, faz um balanço positivo do primeiro dia: "Não tivemos as melhores ondas, mas conseguimos realizar o primeiro round com surf de qualidade. Já organizamos provas deste género há alguns anos, o que nos tem dado experiência e contribuído para que tudo corra sempre pelo melhor."

Para sábado prevêem-se condições meteorológicas e de maré mais favoráveis. Além do melhor surf europeu, espera-se também uma forte afluência de público.
"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Surf: Tiago Pires segue em frente

NO ESTORIL QUICKSILVER PRO




O surfista Tiago Pires, 24.º no ranking mundial, garantiu hoje o passaporte para a terceira eliminatória do Estoril Quiksilver Pro, do circuito de qualificação (WQS), após dominar a concorrência na segunda ronda, na praia do Guincho.

Depois de entrar directamente para a segunda eliminatória, "Saca", o primeiro português a competir no Circuito Mundial ASP, garantiu as pontuações de 7,17 e 6,17, num total de 13,34, apesar das ondas desalinhadas, e bateu no 1.º "heat" o norte-americano Will Tant (8,53), o português Frederico Morais (7,67) e o chileno Manuel Selman (5,40).

Também já qualificados para a segunda eliminatória da prova, que vai decorrer até domingo, nas praias de Carcavelos e Guincho, estão o francês Michael Picon e o espanhol Aritz Aranburu, ambos no 39.º lugar mundial, assim como o francês Joan Duru e o brasileiro Leonardo Neves, 7.º e 15.º do ranking WQS, respectivamente.

Sem surpresa, na primeira eliminatória, o luso-alemão Marlon Lipke, também 39.º mundial, venceu o 13.º "heat", ao obter um resultado de 16,23, com ondas classificadas em 8,50 e 7,73, derrotando o francês Roland Lefeurve (10) e o brasileiro João Gutemberg (6,77).

Antes, o primeiro dos surfistas do Circuito Mundial ASP a competir nas ondas do Guincho foi o francês Tim Boal, 24.º do ranking, que, com a pontuação de 17,27, dominou o 10.º "heat" da primeira ronda, batendo o norte-americano Dillon Perillon (13,67), o português Nuno Telmo (8,17) e o alemão Ricardo Lange (5,70).

Entre os portugueses, além de Tiago Pires, já qualificado para a terceira eliminatória, e Frederico Morais, afastado no "heat" de "Saca", estão ainda em prova Ruben Gonzalez, César Rosa, Luís Castanheira, Miguel Ximenes, David Luís, Justin Mujica, Eduardo Fernandes, João Guedes, Vasco Ribeiro e Miguel Mouzinho.

Pelo caminho já ficaram os lusos Thomas Valente, Nuno Silva, David Raimundo, Robertson Gonçalves, Nuno Telmo e Alexandre Ferreira.
"Rc"
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Masatoshi Ohno e Alejo Muniz disputam final

O japonês Masatoshi Ohno e o brasileiro Alejo Muniz qualificaram-se hoje para a final de domingo do Estoril Quiksilver Pro, prova do circuito de qualificação de surf (WQS), que decorre na praia de Carcavelos, Cascais.

O surfista japonês afastou nas meias-finais o francês Romain Cloitre, enquanto o brasileiro, que protagonizou o melhor registo do dia, com uma pontuação de 17,33, fruto de ondas 8,83 e 8,50, afastou o luso-alemão Marlon Lipke, 39º no circuito mundial.

Sem portugueses em prova, Lipke foi o último resistente do “top-45”, depois do do francês Tim Boal, que no ano de estreia no Circuito Mundial ocupa a 24ª posição, ter sido eliminado, no terceiro “heat” dos quartos-de-final, pelo finalista Alejo Muniz.

Fonte:OJOGO


.
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Surf: Cortegaça acolhe festival à noite

A praia de Cortegaça, em Ovar, vai iluminar-se sexta-feira para receber o "Surf at Night 2009", que, além de proporcionar a centenas de praticantes a oportunidade rara de surfarem à noite, prevê também recolhas de alimentos e campanhas de sensibilização contra as drogas.

A festa começa às 15 horas com aulas de surf, exibições de DJ, aulas de yoga, paredes de escalada e slide, e um workshop de "shaping" por Luís Bento.

A presença de "Lufi", é para Nuno Amaro, organizador do evento, "um grande privilégio", já que em causa está "um dos grandes mestres da construção de pranchas longboard¯".

O carácter diferenciador da iniciativa está reservado para a noite, quando "a praia vai estar toda iluminada por balões de luz e holofotes, para que as pessoas possam estar no mar à vontade".

Entre as 21:30 e as 00.30, as ondas estarão reservadas para as demonstrações de grandes "team riders" nacionais; depois, até à manhã de sábado, o mar é de todos e deverá acolher praticantes de surf, bodyboard e longboard de todas as idades.

Para Nuno Amaro, "o que a 'Surf at Night 2009' tem de engraçado, além de permitir a prática nocturna destes desportos, é a sua componente social".

"Em primeiro lugar, temos o espírito do surf e da música reggae, a contribuir para um planeta sustentável, com um crescimento equilibrado", afirma. "Depois, temos a consciência de que, neste momento, há muitas famílias em que os pais estão desempregados e não há comida na mesa", acrescenta.

Nuno Amaro adianta que "o evento está a gerar uma dinâmica muito grande em todo o país" e, nesse contexto, observa: "Se tivermos cá mil pessoas e cada uma trouxer 1 quilo de arroz, é uma tonelada de alimento que vamos recolher para dar a pessoas mais desfavorecidas".

A recolha de alimentos a realizar no âmbito do "Surf at Night 2009" conta com a parceria da associação Abraço, que participará também numa campanha de luta contra a sida, e a instituição "Tudo sobre rodas" dedicar-se-á, por sua vez, a uma campanha de sensibilização contra o uso de drogas.

Nuno Amaro defende que essa é uma acção "muito importante" porque a maioria das pessoas pensa que o problema das drogas pesadas desapareceu. "É preciso alertar para o outro problema gravíssimo que foi aumentando entretanto, que é o das drogas psicadélicas", sustenta.

O programa da segunda edição do "Surf at Night 2009 - Reggae Beach Party" inclui também uma campanha de reciclagem de material electrónico, em que a empresa "2nd Market" trocará equipamentos de pequeno porte por bebidas.

O bilhete de entrada no recinto custa 8 euros, se comprado no dia do evento, e 6 euros, se adquirido em datas anteriores. A compra do ingresso na recepção do Parque de Campismo de Cortegaça dá direito a acampamento gratuito no local.
rc
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Inscrições para o Nacional feminino abrem amanhã

Abrem amanhã, quarta-feira, dia 19 de Agosto, as inscrições para a 3ª etapa do Campeonato Nacional de Surf Feminino 2009 que se realiza a 29 e 30 de Agosto na Praia da Costa Nova, em Ílhavo. As mesmas podem ser efectuadas através do site da Federação Portuguesa de Surf em Federação Portuguesa de Surf.

Este é um evento especial, exclusivo para 32 atletas femininas, estando inserido na 5ª edição do Miss Sumol Cup que decorre de 28 de Agosto a 2 de Setembro no mesmo local e que irá contar com as melhores surfistas nacionais bem como as melhores bodyboarders mundiais.

De salientar que esta será a primeira etapa exclusivamente feminina da história do Campeonato Nacional de Surf Open, organizado pela Associação Nacional de Surfistas sob a égide da Federação Portuguesa de Surf.

A prova de Grau 2 atribui 500€ de premiação bruta e 875 pontos para a vencedora. Os mesmos podem ser decisivos na luta pelo título nacional feminino deste ano uma vez que, e de acordo com os regulamentos, à semelhança daquilo que acontece na categoria Open, contarão os quatro melhores resultados para o apuramento da campeã nacional.

Joana Rocha lidera o ranking após ter iniciado o campeonato nacional deste ano com duas vitórias nas anteriores etapas realizadas no Porto e em Santa Cruz. Em 2º lugar está a actual campeã nacional, Carina Duarte que irá, por certo, dar tudo por tudo para defender o título. A jovem Maria Abecasis é a actual 3ª classificada.

O Miss Sumol Cup vai englobar seis dias de surf e bodyboard ao mais alto nível com as melhores surfistas nacionais e as melhores bodyboarders do mundo. O evento terá início dia 28 de Agosto, sexta-feira, com aulas de surf gratuitas e com a presença de uma surfista do top nacional a anunciar futuramente.

Nos dias 1 e 2 de Setembro vai decorrer a única etapa exclusivamente feminina do European Tour of BodyBoard, da Federação Europeia de Surf. Esta prova, que pontua para o ranking mundial da International BodyBoarding Association, contará com a participação das melhores bodyboarders do mundo.

Ranking feminino:
1. Joana Rocha - 3500
2. Carina Duarte - 2635
3. Abecassis - 2555
4. Joana Machado - 2173
5. Raquel Sampaio – 2115
6. Mariana Leite – 2025
7. Joana Andrade – 1970
8. Filipa Prudêncio – 1970
9. Mariana Macedo – 1833
10. Francisca Sousa - 1750

OJOGO
 

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,498
Gostos Recebidos
166
Circuito Mundial Surf: Saca eliminado do Pipeline Masters

O português Tiago Pires, também conhecido por Saca, foi hoje eliminado pelo havaiano Shane Dorian e partiu duas pranchas nas ondas da segunda eliminatória do Billabong Pipeline Masters, 10ª e última etapa do Circuito Mundial ASP.
Logo na primeira investida nas poderosas ondas de três metros, no sexto «heat» da competição, o surfista luso, 23º do Mundo, partiu a prancha e teve de «remar» para o areal para voltar à competição.

Quando estava na frente, depois de ter amealhado seis pontos num tubo, «Saca» voltou a arriscar e a «destruir» novamente a sua prancha.

Diário Digital / Lusa
 
Topo