• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

É perigoso se o seu filho beber água do mar? Falámos com um pediatra

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,594
Gostos Recebidos
810
naom_64df40db24108.jpg


Esta é a altura do ano em que as praias se enchem de famílias. Por norma, os mais novos gostam de brincar tanto dentro como fora do mar. Por vezes, podem acontecer alguns acidentes, como beberem um pouco de água do mar. Será que é motivo para os pais se preocuparem?






O Lifestyle ao Minuto falou com o pediatra Hugo Rodrigues, autor da página de Instagram Pediatria para Todos, para perceber melhor esta questão. Logo à partida, pode ficar descansado face a qualquer preocupação que possa ter.


"Não há qualquer risco em beber um pouco de água do mar, não existe aqui qualquer tipo de preocupação", explica Hugo Rodrigues, que alerta, no entanto, para as questões da contaminação. Nesse caso, os cuidados deverão ser outros.


"Se a água não estiver contaminada, e grande parte das nossas águas não estão, o risco é zero. Quando existe algum risco de contaminação para saúde pública, a bandeira vermelha é hasteada. Não deve ir à água ou ingeri-la. Em situações normais, este risco não acontece. A quantidade de água que é bebida não é significativa."





Também com a água do mar, as crianças poderão sofrer com algum engasgamento. "O que os pais devem fazer é deixar a criança tossir naturalmente. O próprio corpo tem mecanismos que impedem que os líquidos entrem nos pulmões", continua o pediatra.


Muitos pais podem ainda considerar a areia um perigo para os mais novos se for consumida. Mais uma vez, Hugo Rodrigues descansa os pais. "Os miúdos chegarem à praia e comerem um pouco de areia é um clássico. O risco de algo acontecer é muito reduzido, uma vez que a quantidade consumida é muito pequena."

IN:NM
 
Topo