• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Acalvaria,Acalasia,Acondroplasia,Aids ou Sida,Amebíase,Ancilostomose,Anemia,Anorexia;

ssyssy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 4, 2006
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
10 fórmulas anti-stress

10 fórmulas anti-stress

Um dos males do século XXI, e que afecta grande parte da população activa, chama-se stress e tem o poder de nos deixar de cabelos em pé. Dores de cabeça, esquecimentos, batimentos cardíacos muito acelerados, mau humor, choros, músculos doridos ou mãos frias e húmidas podem ser alguns sintomas. Mas diminuir os efeitos não é impossível, principalmente se adoptar algumas das nossas fórmulas anti-stress.

Dores de cabeça, mau humor, choros, esquecimentos, batimentos cardíacos muito acelerados, dores musculares, mãos frias e húmidas. Já sentiu alguns destes sintomas? Então, se calhar, você é mais uma vitima desta doença tão actual e que afecta quase a totalidade da população activa em todo o mundo.
Mais de metade da população activa passa, pelo menos, um quarto do seu dia de trabalho a realizar actividades a alta velocidade e com prazos curtos e rígidos.

Se quer tentar começar o seu dia com menos stress, leia com atenção alguns conselhos:

1 - Acorde mais cedo
Em vez de começar o dia no meio do maior stress porque não tem tempo para fazer nada, experimente levantar-se um bocadinho mais cedo e organizar melhor as suas manhãs. Não se deixe tentar pelo calorzinho dos cobertores e salte da cama assim que o despertador tocar. Tome um bom pequeno-almoço, um banho relaxado e comece o dia descansado e com o pé direito.

2 - Planeie o seu dia
Tente perceber em que altura do dia a sua produtividade está em alta. Há pessoas que rendem mais de manhã enquanto outras funcionam a 100% mais pela tarde. Escolha o período em que tem mais energia e deixe para essa altura as tarefas de maior responsabilidade ou que exijam maior criatividade. Lembre-se, no entanto, que por muito organizado que seja, há imprevistos que nunca consegue controlar.

3 - Defina prioridades
Não queira fazer tudo ao mesmo tempo nem queira fazer tudo sozinho. Faça uma listagem das suas reais prioridades e tente cumpri-la. Ponha os assuntos que exigem mais de si em primeiro lugar mas tente não descurar os pequenos assuntos que tendem a ficar esquecidos.

4 - Saiba dizer não
Quando se sentir demasiado pressionado tenha a coragem de dizer basta!. Se o seu chefe lhe parecer demasiado empenhado em não o deixar respirar, exigindo-lhe mais e mais trabalho, explique-lhe que, apesar de tentar, não consegue fazer tanta coisa ao mesmo tempo. Tente também não cair na asneira de estar sempre a fazer o trabalho dos seus colegas. Sempre que poder ajudar, ajude, mas não deixe que eles fiquem mal habituados.

5 - Crie bom ambiente
Pensamentos positivos activam as energias positivas que temos em nós. E depois, simpatia gera simpatia. Elogie, seja prestável e simpático para os seus colegas. Ao trabalhar num local com bom ambiente tudo fica mais fácil. Aquilo que dantes lhe parecia uma tarefa dificílima vai passar a parecer o mais simples dos problemas.

6 - Aprenda a relaxar
Nada melhor do que depois de um dia estafante o poder chegar a casa e tomar um longo banho ou deixarmo-nos ficar estendidos no sofá horas a fio a ver tudo e mais alguma coisa na televisão. Conceda a si mesmo esses momentos que são preciosos para descomprimir o stress do dia-a-dia.

7 - Mude de rotina
É importante que você consiga viver para além do trabalho. Dê a si próprio presentes depois de conseguir fazer um trabalho complicado. Que tal aquele livro que sempre quis ou aquela camisola caríssima? Depois, também é importante saber deixar o trabalho à porta antes de entrar em casa. Só em casos extremos é que deve levar trabalho para concluir em casa.

8 - Tenha vida social
"Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque".
Nunca ouviu dizer? Faça por ter uma vida social activa porque desta maneira vai ser mais fácil de não pensar nos problemas que deixou para trás no escritório. Vá a festas, ao cinema ou ao café. Aproveite o que de melhor a vida tem para lhe oferecer.

9 - Dedique-se a uma actividade criativa
Utilize os seus tempos livres para se dedicar a uma actividade que puxe pela sua concentração e criatividade. Tendo a sua mente ocupada não vai ter tempo para pensar nem se chatear com os problemas do dia-a-dia ou do trabalho. A pintura é um bom exemplo.

10 - Melhore a sua vida sexual
Esta é também uma óptima solução para combater o stress acumulado durante um dia de trabalho. Ter uma vida sexual activa e saudável é meio caminho andado para se sentir uma pessoa plenamente realizada e, desta forma, sentir-se mais confiante.
 

ssyssy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 4, 2006
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
Acalvaria,Acalasia,Acondroplasia,Aids ou Sida,Amebíase,Ancilostomose,Anemia,Anorexia

Dormir Melhor

Ter mau dormir não é a mesma coisa que sofrer de insónias.
Muitas vezes, o stress, os conflitos emocionais, as pressões no trabalho e outros factores exteriores de ansiedade são mais do que motivos para ficar sem sono.
Contudo, existem truques que conseguem minimizar ou neutralizar o problema.

Dicas Anti Insónias:

• Antes de tudo, certifique-se que o seu quarto de dormir é acolhedor e silencioso. O ambiente deve ser aconchegante. A temperatura nem demasiado fria nem demasiado quente e a sua cama deve ser um ninho: colchão e almofada confortáveis são um "must". Os produtos ortopédicos são melhores.
• A necessidade de sono varia de pessoa para pessoa. Respeite a sua! Ajuste o seu relógio biológico, procurando levantar-se à mesma hora todos os dias, independentemente de quanto tempo de sono teve na noite anterior. O que deve ter em conta não é a hora que se deitou mas sim a altura em que se levantou - é aí que o relógio biológico começa a funcionar.
• O exercício físico aumenta a necessidade de sono. Porém, nunca devem ser feitos antes de se deitar. Dê uma margem de no mínimo cinco horas até ir para a cama.
• Uma boa ajuda é tomar um banho quente antes de ir para a cama. Jamais deixe os pés arrefecer. Um chá de erva cidreira ou camomila é bom. Se preferir, pode sempre optar pelo leite morno com mel e canela.
• Exercícios respiratórios são uma boa opção para aliviar a tensão e proporcionar o relaxamento muscular.
• Caso o seu problema teime em continuar, não hesite em participar em aulas de Yoga, meditação, fazer sessões de massagem ou acupunctura. Estes métodos são conhecidos pelos seus efeitos benéficos no que toca a insónias.
 

nita_vsc

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2006
Mensagens
2,237
Gostos Recebidos
0
Diferenças entre artrite e artrose

Artrite e artrose fazem parte do quadro de reumatismo que engloba inúmeros tipos diferentes de doença. Tudo o que acomete as juntas chama-se artrite. Existem artrites traumáticas provocadas por acidentes ou torções, metabólicas como as da gota, por exemplo, mais freqüentes no sexo masculino do que no feminino, artrites infecciosas causadas por bactérias etc.

"Em geral, quando falamos artrite estamos nos referindo à artrite reumatóide, doença que envolve alterações de genes ligadas a um fator externo que não se conhece exatamente qual seja, mas que desencadeia o processo", conta Rubens Bonfiglioli, membro da Sociedade Paulista de Reumatologia.

Basicamente, a diferença entre osteoartrite, nome correto da artrose, e artrite reumatóide é que a primeira acomete pessoas de idade mais avançada enquanto a segunda pode ocorrer em todas as idades e sua incidência é maior no sexo feminino.

Os sintomas da doença

Em geral há muita dor local ou generalizada, com inflamação e incapacitação física, temporária ou progressiva. No começo da doença, dor e rigidez se manifestam só pela manhã.

"O paciente acorda como que enferrujado. Suas mãos estão duras e doloridas e só depois de uma hora voltam ao normal. Daí em diante, os sintomas desaparecem para reaparecer na manhã seguinte", atesta Isidio Calich, médico reumatologista e professor na Universidade de São Paulo.

Esse fenômeno acontece porque o processo inflamatório está começando a estabelecer-se e, durante o repouso, a pessoa acumula líquido dentro da articulação. Enquanto não se movimenta o bastante para reduzir a quantidade de líquido dentro da cápsula entre as articulações, a dor não desaparece.

"A maioria dos portadores de doenças reumáticas não procura o médico, mas alguns o fazem o que permite diagnosticar o processo artrítico com características de artrite reumatóide logo no início", diz o professor.

Doença ainda não tem cura, mas deve ser tratada

Doenças reumáticas não têm cura. O tratamento convencional da medicina moderna é apenas sintomático. "Não se sabe oficialmente a causa do reumatismo de modo geral. Sabe-se que é uma doença degenerativa que ocorre numa situação de predisposição genética herdada", explica o médico Isidio Calich.

Apesar disso, são muitos os avanços no tratamento das doenças reumáticas. Há 50 anos, por exemplo, quando surgiu a cortisona (substância com propriedades antiinflamatórias e antialérgicas), ela era utilizada nos pacientes que sofriam de artrite com ótimos resultados no combate à dor. Pouco tempo depois, porém, verificou-se que os efeitos colaterais eram piores do que a própria doença e seu uso foi suspenso. Hoje sabe-se que doses pequenas aplicadas por períodos curtos desempenham papel importante no tratamento da artrite reumatóide.

A descoberta de novos antiinflamatórios foi mais uma arma para controlar a evolução da doença. "Pena que esses remédios produzidos por engenharia genética sejam extremamente caros o que impede sua utilização ampla", lamenta. "Além disso, cada vez estamos chegando mais perto dos genes responsáveis pelo aparecimento da doença. Na hora em que conseguirmos manipulá-los para impedir sua manifestação, terá sido dado o passo definitivo para o controle delas".

A prática de atividades físicas também pode ajudar no combate das doenças reumáticas. "Ao contrário do que se afirma, o portador pode praticar esportes, mas é preciso proteger tudo o que está em volta das articulações: ligamentos, tendões, músculos. A atividade física correta ajuda a manter e a desenvolver adequadamente as estruturas que cercam a articulação a fim de garantir a movimentação", diz.

"Se a pessoa tem dor no joelho e fica sentada o dia todo assistindo à televisão, os músculos atrofiam e, um dia, ela não se levanta mais", completa o médico.

Diferenças entre artrite e artrose

Artrite e artrose fazem parte do quadro de reumatismo que engloba inúmeros tipos diferentes de doença. Tudo o que acomete as juntas chama-se artrite. Existem artrites traumáticas provocadas por acidentes ou torções, metabólicas como as da gota, por exemplo, mais freqüentes no sexo masculino do que no feminino, artrites infecciosas causadas por bactérias etc.

"Em geral, quando falamos artrite estamos nos referindo à artrite reumatóide, doença que envolve alterações de genes ligadas a um fator externo que não se conhece exatamente qual seja, mas que desencadeia o processo", conta Rubens Bonfiglioli, membro da Sociedade Paulista de Reumatologia.

Basicamente, a diferença entre osteoartrite, nome correto da artrose, e artrite reumatóide é que a primeira acomete pessoas de idade mais avançada enquanto a segunda pode ocorrer em todas as idades e sua incidência é maior no sexo feminino.
 

nita_vsc

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2006
Mensagens
2,237
Gostos Recebidos
0
Água previne pedra nos rins

As abomináveis crises de cálculo renal respondem por cerca de 300 atendimentos por dia nos pronto-socorros de Belo Horizonte, conforme o urologista do Hospital Felício Rocho, Francisco Guerra. Considerada pela medicina como a mais lancinante das dores, ficando na frente do enfarte e da dor do parto, a incidência da cólica renal é mais freqüente no Verão, observa o médico. O médico explica que, nesta época, há um aumento natural da sudorese, provocando maior concentração de urina, conseqüentemente, um depósito elevado de sedimentos nos rins e a formação da litíase, popularmente chamada de pedra nos rins. O problema atinge 7% da população brasileira e a proporção é de três homens para cada mulher, principalmente entre os 20 e 50 anos.

Os cálculos renais podem ser prevenidos com a ingestão média de dois litros de líquido por dia, sendo metade água. O indivíduo que forma um cálculo uma vez na vida tem 50% de reincidir. "Isso acontece porque a pessoa não corrige os hábitos que levaram à formação do problema", observa.

Diversas são as causas da doença, mas a baixa ingestão de ácido cítrico, encontrado em frutas cítricas, é considerado o principal motivo. Também o consumo exagerado ou deficiente de cálcio pode desencadear a formação de cálculo renal. Além disso, a elevação do ácido úrico na urina; cirurgias extensas sobre o intestino alterando a absorção e excreção de determinados alimentos; infecção por determinados germes e hereditariedade podem ser causadores de sofrimento para muita gente. Indivíduos de cor branca desenvolvem mais o problema do que os de outras raças, embora não haja estudos que demonstrem o motivo.

A combinação de cerveja com churrasco, para quem tem pedra nos rins, pode ser sinônimo de tortura. Isso porque a bebida promove maior necessidade de urinar. Com isso, explica o médico, a pelve renal e o ureter terão mais espasmos e, conseqüentemente, mais dor. Alimentos com mais sal, como as saborosas carnes dos churrascos, requerem maior ingestão de líquido e, portanto, aumento da diurese. "O sal também está relacionado com alterações metabólicas renais, podendo ser fator de interação com outros alimentos, propiciando a formação de cálculos", explica.

O urologista afirma, entretanto, que não há necessidade de o paciente apresentar dor ou algum sintoma para haver o diagnóstico de litíase e conseqüente complicação. Os sinais estão relacionados ao tamanho e localização do cálculo. Francisco Guerra explica que, se o cálculo estiver situado no rim, o mais comum é a pessoa não sentir dor, mas pode haver perda de sangue na urina e infecção no trato urinário. Já se a pedra estiver localizada na pelve renal e ureter, o paciente geralmente apresenta dor lombar, semelhante à uma cólica.

Mas se a pedra estiver no ureter médio para baixo ou mesmo próximo à bexiga, a dor pode ser abdominal e provocar sintomas urinários, simulando quadro de infecção. A pessoa vai urinar várias vezes em pequenas quantidades (com dor ou não), ter sensação de querer urinar várias vezes e de esvaziamento incompleto da bexiga, além da sensação de querer evacuar. Há irradiação da dor, conforme o urologista, para a região da genitália (vagina ou escroto) ou parte interna da coxa.

O médico explica que o sangue na urina acontece pelo traumatismo que o cálculo gera na via excretora. "A dor se explica devido à contração do ureter, no intuito de fazer a progressão da urina chegar ate a bexiga e na tentativa de eliminar o cálculo".
 

Lavalar

GF Ouro
Entrou
Out 5, 2006
Mensagens
887
Gostos Recebidos
0
Automassagens

Automassagens

O corpo que não recebe massagens com alguma regularidade, corre o risco de envelhecer mais rapidamente, já que os músculos perdem tonicidade mais facilmente e mais depressa , porque o tecido conjuntivo, que os mantém unidos, se debilita pela falta de estimulação. As zonas mais sensíveis a este problema são as coxas, a barriga, a parte superior dos braços e o peito.

Ainda que esta seja uma situação “normal” ( decorrente do passar dos anos), ela pode ser antecipada e agudizada nos corpos que não estimulam a circulação dessas zonas, que até são aquelas em que nós mulheres, queremos valorizar quando usamos o fato de banho ou um vestido de noite.

A massagem, ao proporcionar calor na pele, activa a circulação debaixo dos tecidos, visível pelo tom rosado e juvenil, que a pele ganha imediatamente. As massagens também limpam o organismo de impurezas, ao estimular a circulação linfática, aquela que “arrasta” e elimina as toxinas.

Não perca as vantagens de uma massagem por não poder ir a um massagista profissional. Pode dá-las a si mesma enquanto toma duche ou espalha pelo corpo um creme ou loção. Além do mais, os produtos para a pele têm mais efeito quando aplicados com uma massagem: esta aumenta a actividade dos produtos que reafirmam a pele e favorece a penetração dos seus princípios activos.
 

Lavalar

GF Ouro
Entrou
Out 5, 2006
Mensagens
887
Gostos Recebidos
0
Azia(PIROSE)

Sensação de ardor desagradável e insuportável e retorno do conteúdo do estômago que reflui pelo esófago_O estômago produz uma substância chamada mucina que protege a mucosa da acção abrasiva do ácido clorídrico.No esófago não existe a mesma protecção,pelo que o refluxo do conteúdo gástrico provoca um grande ardor.O excesso de acidez no estômago ( hipercloridria ) pode ser devida a gastrite, a úlcera, a hérnia de hiato no esfíncter esofágico, a gula ( comer em excesso )
a má mastigação dos alimentos, a ingestão de muita gordura e alimentos fritos.Todas estas situações abrem caminho a problemas digestivos que podem levar à azia.
 
T

TIN

Visitante
Nos idosos-Aspirina causa hemorragias

O uso de aspirinas e medicamentos antitrombose pode ser perigoso em pessoas com mais de 75 anos, pois aumenta o risco de morte por apoplexia e hemorragias intracerebrais, conclui um estudo da Faculdade de Neurologia Clínica da Universidade de Oxford, divulgado na revista ‘The Lancet’.

De acordo com o estudo, o número de pessoas com mais de 75 anos que morreram de apoplexias causadas por hemorragias intracerebrais aumentou nos últimos 25 anos devido ao uso deste tipo de fármacos.

Apesar de indicar que o uso dessas substâncias reduz o risco de ataques cardíacos em pessoas que sofrem de doenças vasculares, a pesquisa sublinha que não existem provas claras de que estas substâncias sejam benéficas para outros indivíduos, devido ao risco de complicações hemorrágicas, muito comuns nos idosos. Muitos idosos que gozam de boa saúde tomam regularmente aspirinas convencidos de que estas previnem ataques cardíacos.

Os investigadores estudaram a incidência de apoplexias causadas por hemorragias intracerebrais em idosos britânicos com mais e com menos de 75 anos, os riscos associados com a hipertensão e as medicações.
Lusa
 

ssyssy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 4, 2006
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
Luz Verde para Alimentos Cor de Laranja

Luz Verde para Alimentos Cor de Laranja

Hoje em dia todos temos acesso a muita informação nutricional - ou seja, não há desculpa para não nos cuidarmos melhor.

Para quem se preocupa com a saúde, o peso, e até o vegetarianismo, relembro-lhe dos benefícios dum precursor importante da vitamina A: o betacaroteno.

O Betacaroteno é uma pro-vitamina antioxidante (converte-se em vitamina A no nosso corpo), é o mais conhecido carotenóide e dá a cor alaranjada e amarela aos alimentos.

A cenoura, a manga, as alperces e a meloa são ricas fontes, mas também muitos legumes de cor verde escura, tal comos os brócolos e os espinafres.
Estes são verdes por causa da clorofila mas se reparar, os brócolos ficam amarelados com o passar dos dias. Combate o cancro e doenças degenerativas tal como as cataratas e o envelhecimento, e melhora o sistema imunitário.

O betacaroteno é essencial para uma boa saúde. Como as suas fontes são de origem vegetal (frutas e legumes) são basilares num regime vegetariano e fundamentais para o emagrecimento (baixas calorias e alta capacidade saciante)!


Exemplos de boas fontes:

• Batata doce
• Alperces secos e frescos (sendo os secos muito mais concentrados)
• Couve-galega
• Cenoura
• Meloa
• Abóbora-Menina
• Acelga
• Agrião
• Abóbora
• Manga
• Brócolos
• Espinafres

Da próxima vez que fizer um guisado, junte batata doce ou abóbora aos cubos. Numa Pizza, massa ou arrozada, junte espinafres frescos ou couve em juliana! Beba um sumo ou batido de manga natural ao lanche!
Antes de ficar com muita fome, coma 3 ou 4 alperces secas!

Divirta-se a incorporar todos estes alimentos para uma boa saúde e uma refeição com muita cor!
 

ssyssy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 4, 2006
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
Alimentação para evitar a celulite

Alimentação para evitar a celulite

1. Consuma alimentos isentos de açúcar refinado, ou seja pão integral, arroz integral, batatas e frutas.

2. Devem ser consumidos alimentos de fontes magras de proteína, como clara de ovo , aves, peixes e carnes vermelhas magras.

3. A alta ingestão de água, aproximadamente 2 litros por dia, impede a retenção de líquidos na gordura localizada.

4. Evite alimentos ou preparações gordurosas, como feijoada, Pizzas, molhos gordurosos, queijos gordos, pães e bolachas recheados, chantilly, biscoitos amanteigados, gelados.

5. Evite colocar muito óleo durante a preparação dos alimentos.

6. Alimentos integrais são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de contribuir para a regulação dos intestinos.

7. Prefira alimentos que não contêm sal na sua formulação, margarina sem sal, vegetais em geral, temperos naturais pois o sal ajuda a reter líquidos no seu organismo e consequentemente na gordura localizada.

8. Não adicione muito sal durante a preparação dos alimentos ou quando prontos. Uma dica é não colocar o saleiro na mesa.

9. Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois estes somente fornecem calorias não possuindo nenhum valor nutritivo, prefira sumos naturais ou água.

10. Faça exercício físico do tipo aeróbico para favorecer a queima de gorduras, como caminhadas, bicicleta, natação, etc.
 
T

TIN

Visitante
Consumo abusivo pode levar à morte-Anti-inflamatórios

A utilização indevida de anti-inflamatórios não esteróides, especialmente no alívio da dor, está na origem de um número elevado de hospitalizações por complicações gastrointestinais, das quais cinco por cento resultam na morte do doente.

O alerta foi feito ontem por Hermano Gouveia, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, para quem a utilização deste grupo de fármacos, sem aconselhamento médico, está a originar um grave problema de saúde pública.

“A utilização livre deste tipo de fármacos faz com que um número considerável de portugueses tomem anti-inflamatórios todos os dias, o que acarreta uma mortalidade expressiva resultante da má aplicação” frisou aquele especialista, também chefe do Serviço de Gastrenterologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

O problema assume especial importância tendo em conta as estatísticas: 26% da população portuguesa pratica a auto-medicação. Este tipo de medicamentos, que podem ser vendidos sem receita médica, são especialmente procurados para o alívio da dor.
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Alergias:

Alergias:


Níveis de pólen em seis cidades portuguesas disponíveis na Internet

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) disponibiliza, em tempo real, na Internet, os níveis de pólenes existentes em seis cidades portuguesas, informação importante num país onde um quarto da população sofre de rinite alérgica.

O projecto, a que a Lusa teve hoje acesso e denominado Rede Portuguesa de Aerobiologia (RPA), está disponível no endereço electrónico w**.rpaerobiologia.com , apresentando dados relativos à concentração de pólenes em Lisboa, Coimbra, Portimão, Porto, Évora e Funchal.

A RPA, financiada pelo Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento, utiliza uma plataforma web desenvolvida pela empresa portuguesa Alert Life Sciences Computing, que permite acompanhar as previsões dos principais pólenes causadores de doenças alérgicas.

Para cada uma das seis cidades abrangidas pelo projecto é apresentado o valor dos pólenes existentes por metro cúbico, as recomendações adequadas, a previsão policlínica e a informação meteorológica.

Semanalmente é elaborado um boletim policlínico, com uma compilação dos dados recolhidos e recomendações aos doentes.

Para a semana de 25 a 31 de Maio, que hoje começa, está prevista uma elevada concentração de pólenes no sul do país e moderada nas regiões norte e centro, sendo apresentado um alerta especial para doentes com alergia aos pólenes de gramíneas e oliveira.

Dados disponibilizados pela SPAIC referem que 25 por cento da população portuguesa sofre de rinite alérgica, 10 por cento de asma e outros 10 por cento de urticária.

Por outro lado, as estatísticas indicam que 40 por cento dos doentes de rinite alérgica podem no futuro vir a desenvolver asma.

Os dados disponibilizados na Internet assumem, por isso, uma especial importância, já que, apesar da alergia ser uma doença sem cura, ela pode ser controlada se forem conhecidas as suas formas e agentes causadores.

Nesse sentido, a informação fornecida pela RPA pode ser fundamental para prevenir e combater as doenças provocadas pelos agentes alergénicos.

O projecto RPA disponibiliza ainda um calendário policlínico nacional, informações úteis sobre os vários pólenes, além de um questionário onde os utilizadores podem testar os seus conhecimentos sobre esta matéria.



:6_15_221: :6_15_221:
 

ssyssy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 4, 2006
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
Boom alérgico

Boom alérgico

Os ácaros do pó da casa, à semelhança dos fungos, baratas, pêlos de animais domésticos, pólens e, embora com menos frequência, alimentos e medicamentos, são os alergénios mais responsáveis pela doença alérgica. Ou seja, por mais estranho que pareça, o encontro de minúsculas partículas desses agentes com pessoas susceptíveis desencadeia reacções alérgicas.

A asma e a rinite são apenas algumas representantes do vasto mundo da doença alérgica, já que a reacção alérgica a alimentos, picadas de insectos ou medicamentos ocorre com menor frequência mas, no entanto, a sua gravidade é subestimada já que, na realidade, podem (em certos casos) ser fatais.


A doença alérgica parece ser um problema em crescimento nos países industrializados.Felizmente nem toda a gente tem alergias. Mas a doença alérgica aumentou imenso, devido ao ar que respiramos, à alimentação que fazemos, ao estilo de vida que levamos.

O peso genético não será tão significativo neste crescimento da doença alérgica, visto que as alterações genéticas não ocorrem em 30, 40 anos. Contudo existe, claramente, uma maior fragilidade para o meio ambiente, até porque nunca houve tantos médicos como há agora e, ao mesmo tempo, nunca houve tanta doença.

Não tem de ser assim

A importância de valorizar as queixas associadas à doença alérgica e procurar acompanhamento especializado. As pessoas têm uma qualidade de vida muito mais baixa do que aquela que poderiam ter. Se ficam cansadas quando correm, deixam de correr; passam a vida com tosse à noite, pensam que estão constipadas e arrastam a situação.

A qualidade de vida, nestes casos, pode ser muito melhorada. A asma limita a qualidade de vida se não for tratada e pode ser, até, fatal. A rinite alérgica é um factor de risco para a asma e daí também a importância de se procurar acompanhamento médico.

40 por cento dessas pessoas pode vir a ter asma e quanto mais cedo nos procurar melhor, porque podemos actuar ainda na fase de rinite.

Antecipar o risco

Por outro lado, actuar ao nível da prevenção é muito importante. Sabia que pais alérgicos têm grande probabilidade de virem a ter um filho alérgico?

O risco, para esses bebés, é muito maior. Existem consultas de aconselhamento em que delineamos um plano para ajudar os pais. Recomendamos à mãe que deixe de fumar e não esteja perto de fumadores. A exposição ao tabaco aumenta o potencial alérgico do bebé e, depois dele nascer, nunca deve estar exposto ao fumo do tabaco.

A casa deve ser arejada, limpa, e o quarto do bebé deve ter o menor número de objectos possível. Se já houver animais domésticos, não dizemos para saírem mas, se os pais já são alérgicos, geralmente não têm animais em casa. Em relação à alimentação, insistimos muito no aleitamento materno, aconselhamos a que se introduzam os alimentos devagar, um por um e consoante um determinado calendário, diferente do dos outros bebés.

É provável que as crianças de risco alérgico venham a ter alergia mas tentamos minimizar esse risco, adiá-lo. E junto sempre ao boletim de vacinas a informação de que aquele é um bebé de risco alérgico, para que se saiba que temos de ter outros cuidados com ele.
 

Cyber_1

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2006
Mensagens
134
Gostos Recebidos
0
Agua oxigenada

Vamos lá rever o que já sabia sobre ÁGUA OXIGENADA.
 

Navarra

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2007
Mensagens
1,254
Gostos Recebidos
0
Intoxicações alimentares e como evitar intoxicações acidentais

Intoxicações alimentares são doenças provocadas por água ou alimentos contaminados. Saiba como evitá-las.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um em cada três habitantes de países industrializados sofre, por ano, intoxicações alimentares - doenças transmitidas pelos alimentos. No Verão, são mais frequentes devido à temperatura ambiente elevada, pelo que são necessários cuidados redobrados na confecção e conservação dos alimentos durante os dias de .maior calor.

Como evitar as toxinfecções alimentares?


. Escolha alimentos frescos e cuja origem lhe inspire confiança;
. Não consuma ovos e carne de frango (ou de aves) que não estejam completamente cozinhados;
. Lave frequentemente as mãos – sobretudo depois de ir à casa de banho;
. Evite espirrar ou tossir para cima dos alimentos;
. Não coma ou fume enquanto manipula os alimentos;
. Lave cuidadosamente os alimentos que vão ser consumidos crus (caso das alfaces ou da fruta), bem como os utensílios de cozinha e superfícies que contactam com os alimentos (ex.: bancas de cozinha);
. Não utilize os mesmos utensílios para alimentos crus e cozinhados;
. Depois de confeccionados, os alimentos devem ser consumidos num curto espaço de tempo. As sobras devem ser conservadas no frigorífico, pois só assim se pode evitar a multiplicação de micróbios presentes nos alimentos.


Saiba como evitar intoxicações acidentais. São conselhos simples que podem evitar sérios problemas de saúde.


Proteja as crianças

Explique às crianças o risco de tomar remédios de que não estão a precisar e o perigo de provar ou mexer em produtos perigosos.

. Guarde os medicamentos e outros produtos químicos (produtos de limpeza, pesticidas, tintas, petróleo, diluentes) fora do alcance das crianças.
. Não aplique raticidas, naftalina ou outros pesticidas em locais acessíveis às crianças.
. Não dê embalagens vazias às crianças para brincar.
. Não deixe as crianças comerem bagas ou sementes de plantas desconhecidas.
. Armazene devidamente as embalagens

. Não utilize embalagens vazias para guardar outros produtos, guarde-os nas suas verdadeiras embalagens.
. Feche as embalagens e guarde os produtos imediatamente após o uso.
. Não deixe abandonadas embalagens de pesticidas destapadas, vazias ou vasilhas com resto de caldas.


Perigos escondidos

. Não ponha produtos de uso doméstico junto a comidas ou bebidas.
. Guarde em segurança as bebidas alcoólicas.
. Não esqueça que os perfumes, águas de colónia e loções para a barba podem ser soluções alcoólicas.


Utilização de medicamentos e outros produtos

. Conheça o significado dos símbolos existentes nos rótulos.
. Leia as instruções de aplicação com cuidado e aplique os produtos dentro das regras de segurança, principalmente quando usar pesticidas, produtos corrosivos, tira nódoas e vernizes.
. Não tome nem dê medicamentos às escuras e não exceda as doses prescritas.


Cuidados com o gás

. Após usar, feche as torneiras do gás e tenha sempre as instalações em bom estado e, se possível com dispositivos de segurança.
. Não tenha instalações de gás na casa de banho.


Fora de casa

. Não tenha plantas tóxicas em casa ou no jardim.
. Não apanhe nem cozinhe cogumelos frescos, se não os distinguir com exactidão.
. A calma é muito importante. Não se precipite, mas não perca tempo.
. Tenha o número do CIAV perto do telefone.


808 250 143
 
Última edição:

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Amamentar: nem todas as mulheres suportam

Amamentar: nem todas as mulheres suportam

Mamilos gretados, peito inchado e dolorido e gotas indesejáveis são as principais queixas.

É sabido que o leite materno é o melhor alimento para os bebés durante os primeiros meses de vida, porém, nem todas as mulheres conseguem suportar os inconvenientes da amamentação.

Mamilos gretados, peito inchado e dolorido e gotas indesejáveis são as principais queixas de quem já passou pela experiência.

Tudo começa por volta do segundo ou terceiro dia após o nascimento do bebé.

A «subida» do leite endurece o peito, tornando-o mais quente e pesado devido à quantidade de sangue e fluidos nos tecidos mamários. A temperatura do corpo pode aumentar, embora não deva ultrapassar os 38 ºC.

Esta sensação começa a desaparecer à medida que o bebé vai puxando o leite, e ao fim de poucos dias a mulher volta a sentir-se confortável.

«O mais importante é que não deixe acumular leite depois da mamada. Se o bebé não retirar a quantidade suficiente, o leite deve ser retirado pela mãe através de bomba, ou mesmo com massagens.»

«Caso contrário irá criar caroços, que podem resultar numa mastite, isto é, numa infecção. A drenagem do leite é muito importante para uma amamentação correcta», explica o Dr. Daniel Pereira da Silva, ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG).


Fonte:Sapo
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Amamentar: prevenir e tratar uma infecção


Os primeiros sintomas de uma infecção da mama são a dor, o edema, a vermelhidão e a sensibilidade excessiva.

Nestes casos, os seios ficam cheios, dolorosos e tensos (ingurgitados), dificultando a amamentação, já que o bebé não consegue agarrar uma quantidade suficiente de mama para poder sugar o leite.

A criança passa, assim, a mamar durante menos tempo e de modo pouco eficaz. Por outro lado, a mãe, com medo de sentir dor, vai reduzindo o número de mamadas ao longo do dia.

Segundo Daniel Pereira da Silva, há muitas formas de prevenir o ingurgitamento:

«Antes de mais, a mulher deve dar de mamar em horário livre, isto é, sempre que o bebé pedir. Para além disso, após cada mamada, deve certificar-se de que as suas mamas ficaram vazias.»

Desta forma, para retirar o leite em excesso, o especialista recomenda algumas técnicas:

«Se tirar o leite com bomba, estará a estimular a sua produção, pois a sucção é semelhante à da boca da criança. Se massajar suavemente com a ponta dos dedos no sentido dos mamilos, o leite pode também ser aproveitado para mais tarde, e assim sentir-se-á mais aliviada e confortável.»

Em qualquer uma das técnicas é fundamental que as mãos tenham sido lavadas previamente, para evitar infecções ou irritações nos seios já fragilizados.

Em caso de suspeita de infecção, o melhor será procurar um médico, que possa aconselhar um tratamento adequado. A amamentação deve continuar para manter a drenagem do leite e evitar o desenvolvimento de um abcesso mamário.

«Aí sim, teria de se interromper o aleitamento materno, pois, a presença de bactérias no leite estaria a pôr em risco a saúde do bebé», avança o especialista, acrescentando:

«Trata-se da formação de pus no tecido mamário, resultante de uma infecção. É muito doloroso para a mulher e exige uma drenagem urgente.»


Fonte:Sapo
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Amamentar: mamilos gretados

Imagem
Quando a causa da dor nos mamilos são as gretas ou fissuras, a solução para evitar o abandono do aleitamento materno pode ser muito simples.

Quando a causa da dor nos mamilos são as gretas ou fissuras, a solução para evitar o abandono do aleitamento materno pode ser muito simples.

Conforme explica o ginecologista, «primeiro é preciso ter a certeza de que o bebé está a pegar bem no mamilo, depois a mulher deve ter cuidados especiais com a higiene».

De referir que os mamilos devem ser lavados uma única vez por dia. E, de preferência, sem sabão ou outros produtos susceptíveis de desencadear irritações.

Para tratar as gretas e acabar de vez com as dores nos seios, «existem no mercado cremes específicos para prevenir as infecções, ou seja, as mastites», adianta o nosso interlocutor.

Para além disso, a mulher deve iniciar a amamentação pela mama não ferida. Deve também aplicar uma gota de leite no mamilo e esfregar suavemente após o banho, depois de cada mamada, para que a cicatrização seja mais rápida.

Enquanto não recupera, pode utilizar mamilos de silicone, disponíveis na farmácia, ou retirar o leite com bomba adequada e dar ao bebé com uma colher.


Fonte:Sapo
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Amamentar: o lado bom

Imagem
O aleitamento materno é o método mais prático, barato e seguro de alimentar os bebés.

«A vida moderna que as mulheres levam hoje em dia não facilita a amamentação. O trabalho, as tarefas domésticas e a falta de disponibilidade são factores que levam ao abandono precoce desta prática», afirma Daniel Pereira da Silva.

Mas «o aleitamento materno traz muitas vantagens para a mulher» diz o especialista, «reforça o vínculo maternal com o bebé e aumenta o afecto entre ambos. Ajuda a conhecerem-se melhor».

«É fundamental para o desenvolvimento da mama, já que esta só atinge o grau máximo de maturação com a amamentação. Reduz o risco de cancro da mama, de acordo com alguns estudos, e torna mais rápida a recuperação do útero após o parto».

Além de todos estes benefícios, o aleitamento materno é o método mais prático, barato e seguro de alimentar os bebés.

Fonte:Sapo
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Abortos legais ficaram em pouco mais de metade do previsto em seis meses de.........

Abortos legais ficaram em pouco mais de metade do previsto em seis meses de despenalização .

Nos primeiros seis meses depois da despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG), 6000 mulheres abortaram a seu pedido, o que constitui pouco mais de metade do previsto, avançou hoje fonte oficial. Os dados dizem respeito a interrupções realizadas até ao fim de Dezembro passado.

Antes da realização do referendo que despenalizou o aborto, as autoridades de Saúde, com base na realidade de outros países europeus, calculavam que viessem a realizar-se 20 mil abortos legais por ano. A extrapolação do valor do primeiro semestre - menos 15 dias, já que a lei vigora desde 15 de Julho de 2007 - para um ano indica valores pouco superiores a 12 mil IVG, o que corresponde a cerca de 60 por cento do perspectivado.

O valor total (6099) corresponde a 97 por cento das interrupções de gravidez realizadas em hospitais públicos e privados, precisou o presidente da Comissão Nacional de Saúde Materna e Neonatal, Jorge Branco. Os restantes três por cento (quase 190 casos) referem-se a situações clínicas ou impostas por outros motivos.

Jorge Branco congratula-se com estes valores, aquém do previsto, e acentua ainda o "grande predomínio" da interrupção da gravidez com recurso a medicamentos em vez da opção pela cirurgia. O especialista, que também é director da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, considera esse factor bastante positivo, por o recurso aos medicamentos ser "menos agressivo e menos traumático" para a mulher.

Aplicação da lei decorre sem percalços

Acerca da entrada em vigor da legislação criada depois do "sim" ter vencido o referendo ao aborto, aquele médico disse que "está a decorre sem percalços", tanto nas instituições de Saúde públicas como nas três privadas que estão autorizadas a fazê-lo.

Outro facto que realça é os 30 abortos realizados a menores de 15 anos - 0,5 por cento do total, enquanto, por idades, a maior concentração ocorre no grupo de mulheres entre os 20 e os 34 anos: 4124 IVG (65,8 por cento do total). Em mulheres com mais de 40 anos, os registos oficiais indicam 503 casos (oito por cento).

Por regiões, em Lisboa e Vale do Tejo realizaram-se mais de metade dos abortos (3547), seguida da região Norte (1173), Centro (382), Algarve (351) e Alentejo (147).

Acresce ainda que dois terços do total de IVG foram realizados em instituições de Saúde públicas e os restantes em estabelecimentos privados, ainda segundo dados oficiais.




Fonte:Lusa
 
Topo