• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

ajuda afinar prato 80 com motor

zucaman

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2008
Mensagens
285
Gostos Recebidos
0
boas pessoal preciso de umas dicas para afinar um prato 80 com motor na zona santarem.já montei e segui todas as instruções saquei todos os manuais e consegui apanhar bem o hot bird,astra1 e 2 e hispasat com qualidade entre 60 e 80%,mas mais para este e oeste nada e no centro do arco apanho alguns satélites mas só nalguns tp.já tentei várias coisas e não consigo mais que isto,já me lembrei que talvez o probelema seja o tamanho do prato ser pequeno e não dar para apanhar todos os satéllites do arco entre 40ºw e 40ºE que era o que me intressava.se alguem tiver umas respostas agradecia.:Espi42:
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Boas.

2 coisas essenciais:

mastro de suporte na vertical a 100%

o motor na posicao 0 virado pra sul geografico, menos 7.5 º do sul magnetico dado pelas bússolas. E assim com o prato ligeiramente rodado pra esq ( se estas por de traz do prato ) deves apanhar o nilestat nos 7ºw. De resto e so saber as definições do teu motor ( inclinacao, etc ) para o teu local.

O que faco e por nesta freqs 11785 V 27500-3/4 no receptor ( tem la o canal CNBC arabiya ) do nilesat e tento ter o maximo de sinal. Faco rodar o motor ligeiramente pra esq da posicao 0, sem apertar o motor do suporte e vou tentando ter o maximo de sinal alterando a inclinacao e rodando manualmente o motor do suporte. Qd consigo o sinal maximo, aperto entao o motor e comeco a procurar outros satelites com o receptor.
 

zucaman

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2008
Mensagens
285
Gostos Recebidos
0
obrigado por responder amigo.bem o suporte está 100% e afinei o sul real á volta dos 8º w porque segundo li se a declinação fôr - é para W se fôr+ é para E
as indincações na tabela do motor para a minha latitude (39) são para elevar o motor para 51º e colocar a antena nos 24º,fiz tudo isso mas sem resultados satisfatórios apesar de ter feito muitas afinações.Agora ao ler a sua ajuda vou tentar dessa forma mas vou recapitular a sua dica pra ver se entendi bem:então se o sul real são cerca de 7,2 para oeste em relação ao sul magnético se eu colocar o motor a zero e procurar o satélite mais perto desse ponto (nilsat 7ºw) fico com a antena no sul real depois afinar elevação do prato e giro do motor (no mastro) para apanhar o máximo de sinal desse satélite e por fim fixar o motor e prato,feito isto devo poder apanhar todos os outros satélites do arco,correcto?.bem vou tentar no fim de semana e der resultado é bem mais fácil que seguir manuais:38:
 

joecurtis

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
381
Gostos Recebidos
2
Boas,
quanto a dicas para orientação da antena, acho que vais lá chegar pelas dicas apresentadas. Só te digo que com essa antena tens que apanhar mais de 12 sats, eu com uma de 45 tenho bastantes, desde o nilesat, badr, sirius, atbird3, telstar, eutelsat 7ºE/10ºE/16ºE, etc, etc. de certeza que a antena ou motor esta mais baixa ou alta daquilo que devia estar... por isso só apanha esses sats e desvia-se dos outros mais afastados no arco azimultal.

Deixo-te aqui um pequeno truque:

Depois de ter o sistema afinado podem proceder a pequenos ajustes, meter ou retirar umas décimas de graus em alguns satélites.
No meu caso, a antena é de 45Cm da Tecnhisat, fico com os Eutelsat W3A; Eurobird 28.2; Telstar12; Nilesat e Arabsat 26E a tremer, e dou o exemplo do Eutelsat W3A: mudei de 7ºE para 7.5E, ficou logo sinal 73%, antes tinha 65-67. Isto vai mudar somente em relação aos satélites que mexerem, pois se fossem mexer na antena estraga tudo... assim muda só em relação a um!!! Se tiverem que mudar tudo então algo está mal, volto a dizer que é só pequenos ajustes... nos satélite fortes (hotbird, Astra1, sirius, ATbird3, etc) não é preciso nada disto.

Claro que antenas enormes (90-120 ou mais) nem se dá muito por isso, mas em caso de antenas pequenas e satélites de irradiação fraca a coisa resulta.

Abraço,
joecurtis
 
Última edição:
Topo