• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

ajuda - eliminar um sistema operativo

pedro morais

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2006
Mensagens
107
Gostos Recebidos
0
Amigos tentei instalar um programa que se chamava utorrent para sacar filmes e afinal torrei o pc. Acontece que ao reformatar tudo ao instalar o windows xp, instalei-o 2 vezes e agora sempre que reinicio o computador aparece-me as opções de sistema operativo 1 e 2 ambas windos xp, como me está a ocupar espaço em disco, sem necessidade, pedia que me ajudassem a eliminar o sistema operativo que está em 2, o mesmo do 1 (windows xp) contudo eu na primeira opção (1) já isntalei todos os programas,e assim tenho receio de eliminar o sistema operativo errado, uma vez que teem o mesmo nome, alguem que saiba e me possa ajudar de forma clara a eliminar o sistema operativo repetido na 2ª. opção. Desde já o meu muito obrigado!
cumps.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,583
Gostos Recebidos
77
Amigo o pc arranca com dois boots e tens que esolher um, correcto???
Sendo assim aconselho-te a formatar o disco de novo eliminares partição e voltar a recriar novamente, isto se não tens outras partições no disco com documentos.
 

Anistruk

GF Prata
Entrou
Abr 11, 2007
Mensagens
256
Gostos Recebidos
1
boas

e realmente tens os 2 sistemas instalados? se tiveres acho ke só la vais formatando o disco e instalando tudo de raíz.
se nao tiver e for só erro do boot é mais facil corrigir. confirma lá isso.

abraço
 

pedro morais

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2006
Mensagens
107
Gostos Recebidos
0
boas

e realmente tens os 2 sistemas instalados? se tiveres acho ke só la vais formatando o disco e instalando tudo de raíz.
se nao tiver e for só erro do boot é mais facil corrigir. confirma lá isso.

abraço

É que eu na formatação do sistema operativo para ñ perder os documentos, carreguei na opção de fazer cópia de doscumentos que foram guardados, mas devo te-lo feito por duas vezes inadvertidamente e agora sempre que abro o pc aparece a opção de escolher os sistema operativo e surge:
1 windows xp
2 windows xp

ora como a primeira opção surge sublinhada reinicio sempre o computador na primeira e foi ai que instalei os programas praticamente todos, mas penso que há uma opção de eliminar uma partição, já uma vez li sobre isso, mas agora ñ me lembro mais como se faz...obrigado pela vossa ajuda....
cumps.
 

flyer

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
702
Gostos Recebidos
0
Boas

Experimenta entrar pelo cd do windows e depois no final quando ele chega á parte onde te permite instalar, formatar, também te deve aparecer a opção de reparar " R ", se assim for carregas no r depois ele pergunta-te qual o SO que queres reparar e ao mesmo tempo dá-te a lista dos instalados e penso que só deves ter um, de seguida pede-te a password de administrador, se não tiveres colocado fazes enter e depois escreves fixboot. Reinicias e já está.


:38:
 

pedro morais

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2006
Mensagens
107
Gostos Recebidos
0
Boas

Experimenta entrar pelo cd do windows e depois no final quando ele chega á parte onde te permite instalar, formatar, também te deve aparecer a opção de reparar " R ", se assim for carregas no r depois ele pergunta-te qual o SO que queres reparar e ao mesmo tempo dá-te a lista dos instalados e penso que só deves ter um, de seguida pede-te a password de administrador, se não tiveres colocado fazes enter e depois escreves fixboot. Reinicias e já está.


:38:

Obrigado a todos amigos mas já consegui resolver, (é que queria mesmo resolver, sem ter de reformatar tudo de novo), procurei um esclarecimento mesmo da Microsoft ajuda e suporte tecnico, (no google), que deixo em anexo para que se alguem precisar faça o mesmo, até é bem facil...obrigado a todos quanto se dispuseram ajudar...um grd. abraço.
 

pedro morais

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2006
Mensagens
107
Gostos Recebidos
0
Obrigado a todos amigos mas já consegui resolver, (é que queria mesmo resolver, sem ter de reformatar tudo de novo), procurei um esclarecimento mesmo da Microsoft ajuda e suporte tecnico, (no google), que deixo em anexo para que se alguem precisar faça o mesmo, até é bem facil...obrigado a todos quanto se dispuseram ajudar...um grd. abraço.

Como remover uma segunda instalação de um sistema operativo do Windows a partir de uma partição
Ver produtos para os quais este artigo se aplica.
Artigo : 888023
Última revisão : segunda-feira, 10 de Abril de 2006
Revisão : 1.0
INTRODUÇÃO
Este artigo descreve como remover uma segunda instalação de um sistema operativo do Windows a partir de uma partição localizada na unidade do disco rígido.
Mais Informação
Quando tiver determinado que existe uma segunda pasta do Windows na mesma partição que a pasta do Windows "activo", siga estes passos para remover a pasta da partição e para remover a selecção de arranque quando inicia o computador.

Nota: uma vez que existem várias versões do Microsoft Windows, os passos que se seguem poderão ser diferentes no seu computador. Se for esse o caso, consulte a documentação do produto para concluir estes passos. 1. Inicie o sistema operativo do Windows que pretende manter.
2. Para determinar a pasta do Windows que pretende manter, clique em Iniciar (Start), clique em Executar (Run), escreva %windir% e clique em OK. Não se esqueça da pasta que está aberta. Por exemplo, o caminho pode ser C:\Windows.

Nota: esta é a pasta do Windows "activa". Não elimine ou remova esta pasta da partição.
3. No Explorador do Windows (Windows Explorer), localize a pasta do Windows que pretende remover.

Importante: certifique-se que esta pasta não é a pasta identificada como a pasta do Windows "activa" no passo 2.
4. Clique com o botão direito do rato na pasta do Windows que pretende remover e clique em Eliminar (Delete).
5. Clique em Sim (Yes) para confirmar a eliminação da pasta.
6. Clique em Iniciar (Start), clique com o botão direito do rato em O meu computador (My Computer) e clique em Propriedades (Properties).
7. No separador Avançadas (Advanced), em Arranque e recuperação (Startup and Recovery), clique em Definições (Settings). A caixa de diálogo Arranque e recuperação (Startup and Recovery) é apresentada.
8. Em Arranque do sistema (System startup), clique em Editar (Edit) para modificar o ficheiro Boot.ini.

O ficheiro Boot.ini abre-se no Bloco de notas (Notepad) sendo semelhante ao seguinte:[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional"
/fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS.0="Microsoft Windows XP Home"
/fastdetect

9. No menu Ficheiro (File) do Bloco de notas (Notepad), clique em Guardar como (Save As) e guarde uma cópia de segurança do ficheiro Boot.ini denominada Boot.old.
10. No menu Ficheiro (File), clique em Sair (Exit) para fechar a cópia de segurança do ficheiro Boot.ini.
11. Na caixa de diálogo Arranque e recuperação (Startup and Recovery), em Arranque do sistema (System startup), clique em Editar (Edit) para reabrir o ficheiro Boot.ini.
12. Na secção [boot loader] do ficheiro Boot.ini, identifique e elimine a linha de texto do sistema operativo do Windows que pretende eliminar. Por exemplo, se a pasta do Windows removida no passo 4 fosse do sistema operativo Microsoft Windows XP Home Edition, teria de remover a seguinte linha de texto do ficheiro Boot.ini:multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS.0="Microsoft Windows XP Home"
/fastdetect

13. No menu Ficheiro (File), clique em Guardar (Save) para guardar as alterações efectuadas ao ficheiro Boot.ini.
14. No menu Ficheiro (File), clique em Sair (Exit) para sair do ficheiro Boot.ini.
15. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Arranque e recuperação (Startup and Recovery).
16. Reinicie o computador.
 
Topo