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Amarante

Nelson14

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Amarante não é cidade de uma só leitura. Olha-se Amarante - isto é particularmente verdade a certas horas do dia - e tem-se uma impressão muito nítida de que é o religioso que infunde carácter à cidade. Talvez a dimensão que ganha, no conjunto urbano, o monumental convento de São Gonçalo. Talvez a proximidade do rio e da serra, habitat das divindades de homens de outras eras. Talvez as duas coisas juntas. Seja o que for, a ideia que se colhe é mesmo essa: estamos num lugar que se define pelo religioso. A história não desmente esta impressão, antes a confirma.

É usual afirmar-se que a cidade de Amarante assenta a sua malha em território de três freguesias: Amarante-S. Gonçalo, Cepelos e Madalena. Actualmente, porém, é difícil definir com rigor os limites da sua área, já que o crescimento urbano determinou a ocupação de solo muito ara além das fronteiras tidas por tradicionais.

Em 1809, Amarante sofre o ataque da força napoleónica de Soult comandada por Loison, após 14 dias de resistência do general Silveira, sendo saqueada e incendiados os principais edifícios e casas.

O que não mudou, na urbe, foi o seu Centro Histórico, recheado de património arquitectónico, onde se incluem os emblemáticos mosteiro e ponte de S. Gonçalo. Emblemáticas são também algumas das ruas do interior do Centro Histórico, como é o caso da 31 de Janeiro (Covelo), 5 de Outubro ou do Seixedo. Amarante é cidade desde 8 de Julho de 1985, rondando a sua população os 12 mil habitantes.


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Nelson14

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Ponte de São Gonçalo



Ponte de São Gonçalo

Primitivamente, supõe-se ter existido neste local uma ponte de origem romana,
dado ser este o traçado da estrada romana que passaria em Amarante em direcção a Guimarães e Braga.

No entanto, por volta do ano 1250, São Gonçalo terá construido ou reconstruido esta ponte.

Em 10 de Fevereiro de 1763, essa ponte, com um cruzeiro a meio, desmoronou-se devido a uma cheia do Rio Tâmega.
O cruzeiro, ou Senhor da Boa Passagem, foi retirado uma hora antes deste acontecimento histórico
e mais tarde colocado na janela de um recanto da Igreja de São Gonçalo,
ficando a Mãe de Deus a proteger o trânsito. É a imagem da Senhora da Ponte.

Em 1782, foi iniciada a reconstrução da ponte, com projecto de Carlos Amarante, e aberta ao trânsito em 1790.
No ano de 1791 completaram-na com quatro belas e artísticas pirâmides,
dois adornos em forma de urna eleitoral e um assento circular em cada meia laranja.

Em 1809, foi ainda palco da Defesa da Ponte de Amarante, episódio resultante das invasões francesas.

Classificada como Monumento Nacional



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Lápide recordando os bravos amarantinos que durante 14 dias
impediram o exército francês de avançar em direcção ao Porto.


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