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Arquivo das Notícias Internacionais

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Amorte

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Quatro mortos e nove feridos em vários atentados em Dyala

Quatro pessoas morreram e outras nove foram feridas hoje em vários atentados e ataques registados na província de Diyala, a nordeste de Bagdad, informaram fontes da polícia.

Dois polícias perderam a vida e outros quatro sofreram ferimentos devido à explosão de uma bomba artesanal, à passagem do veículo em que viajavam, na área de Al Daidiya, a cerca de 35 a oeste de Baquba, capital de Diyala, tendo as forças de segurança detido quatro suspeitos, indicaram as fontes.

Por outro lado, um civil morreu e um dos seus filhos ficou ferido por uma explosão perto da sua residência, a sul da localidade de Baladruz, a 35 quilómetros a oeste de Baquba.
 

Amorte

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Coreia do Norte/Nuclear: Japão e Coreia do Sul pedem intervenção do Conselho de Segur

A Coreia do Sul e o Japão reiteraram hoje que o Conselho de Segurança das Nações Unidas deve responder com acções concretas às ambições nucleares da Coreia do Norte, após Pyongyang ter realizado um segundo ensaio atómico esta semana.

Esta exigência foi expressa pelos ministros de Defesa do Japão, Yasukazu Hamada, e da Coreia do Sul, Lee Sang-hee, em Singapura, onde participam na conferência asiática de segurança.

O ministro sul-coreano, Lee Sang-hee, disse que Seul quer resolver o problema de forma pacífica, mas considerou que a ONU e a comunidade internacional devem empreender "acções" para que os ensaios norte-coreanos não fiquem impunes.
 

Amorte

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Irão: Enforcados três supostos cúmplices do atentado na mesquita de Zahedan

Três homens considerados cúmplices do atentado de quinta-feira numa mesquita de Zahedan, no sueste do Irão, de que resultaram 25 mortos, foram esta manhã enforcados, informou a agência oficial Irna.

"Os terroristas Haji Noti Zehi, Gholam Rassul Shahi Zehi e Zabihollah Naroui foram hoje enforcados em público às seis horas da manhã (02:30 de Lisboa) perto da mesquita de Amir al-Momenin", onde ocorreu o atentado, disse um responsável judiciário local, Ebrahim Hamidi.

Os executados, segundo Hamidi, teriam introduzido no Irão os explosivos utilizados no atentado, fornecendo-os ao bombista suicida que perpetrou o ataque.
 

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GF Ouro
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Ruptura de barragem no Piauí varre 500 casas

Maior parte das famílias da cidade de Coral fora retirada há duas semanas, quando a barragem de Algodões transbordou. Mesmo assim, os 50 mil milhões de litros de água libertados fizeram pelo menos cinco mortos e deixaram três mil pessoas desalojadas.

Bastaram poucos minutos para os 50 mil milhões de litros de água da barragem de Algodões, a 250 quilómetros de Teresina, no estado brasileiro do Piauí, invadirem o vale vizinho após o paredão ter cedido. Pelo caminho levaram 500 casas e fizeram cinco mortos, deixando ainda perto de três mil pessoas desalojadas. Um verdadeiro "tsunami com destruição total", como o descreveu o governador do estado, Wellington Dias.

"Só tinha visto coisa assim uma vez num filme", confessou à televisão Globo um morador do Coral, que perdeu cinco cabras e duas vacas quando as águas destruíram em parte aquela cidade. As equipas de socorro, que recomeçaram as buscas ontem de madrugada, conseguiram resgatar mais sete pessoas com vida, das 11 que estavam desaparecidas. Para fugir à força da água, que levou casa, árvores, gado, postes eléctricos e inundou grande parte de Coral, os sobreviventes tiveram de se refugiar nas colinas próximas. Alguns conseguiram subir às árvores que resistiram à força da corrente.

Depois de semanas de chuvas intensas no Nordeste brasileiro, que fizeram subir o caudal dos rios, a barragem atingiu um nível tal, que o paredão cedeu. José Maria Siqueira, um agricultor de Coral que se encontrava a um quilómetro da barragem no momento do rebentamento, explicou ao jornal Globo online: "Ouvimos um estrondo muito forte. Quando a barragem rompeu, ela levantou um torno de água de 50 metros e desceu levando tudo." Apesar de a barragem dos Algodões já ter transbordado há duas semanas, os engenheiros decidiram esperar até o nível da água baixar para reparar a brecha que se abrira no paredão.

Esperaram demais. Com vários helicópteros no local, as autoridades do Piauí receavam ontem que o balanço das vítimas mortais se viesse a agravar. As águas continuavam a cortar uma das principais estradas da região, mantendo várias populações isoladas. A ajuda estava a encontrar dificuldades em atingir as zonas onde se encontra a maior parte dos desalojados. No terreno, estão mais de cem bombeiros e polícias. Os cinco helicópteros requisitados para esta operação percorriam ontem o rio Pirangi para retirar as pessoas levadas pela corrente.

Os corpos da cinco vítimas mortais foram encontrados junto à barragem. Entre os de duas meninas, de dez e 12 anos, e os de dois septuagenários.

As autoridades do Piauí conseguiram evitar uma tragédia maior ao retirarem as 2500 famílias que viviam mesmo junto à barragem, depois de esta ter transbordado.

O Governo do estado prometeu agora disponibilizar toda a ajuda necessária às populações afectadas. As três mil pessoas que ficaram sem casa vão agora ter de começar do zero nesta região que em tempos normais é uma das mais áridas e pobres do Brasil.

A retirada das famílias da região está a causar polémica, uma vez que os agricultores garantiram ao Globo terem obtido autorização para regressar às suas casa entretanto. "O engenheiro autorizou que era para o povo voltar. O povo estava na cidade e voltou uma parte grande de gente", explicou o agricultor Carlos Alberto Machado.

Para além dos três mil desalojados devido ao ruptura da barragem, o estado do Piauí tem ainda cerca de 90 mil pessoas fora das suas casa devido às chuvas fortes que atingiram o Norte e Nordeste do Brasil e já mataram pelo menos 49 pessoas.
 

Amorte

GF Ouro
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Mai 27, 2007
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Editora italiana recusa publicar Saramago

Referências a Silvio Berlusconi como "delinquente" e "corrupto" são o pretexto para a atitude da editora, que é propriedade do primeiro-ministro italiano. 'O Caderno' será publicado até ao fim do ano por outra casa de Turim.

"Na terra da mafia e da camorra, que importância poderá ter o facto provado de que o primeiro-ministro seja um delinquente?" Esta frase de José Saramago, escrita no seu blogue em 17 de Setembro de 2008, é um dos principais pretextos apontados pela editora italiana Einaudi para recusar publicar O Caderno, a mais recente obra do Prémio Nobel da Literatura, já editada em Portugal, em Abril, pela Caminho.

O livro reúne textos divulgados no blogue de Saramago entre Setembro de 2008 e Março de 2009 e inclui algumas referências consideradas pouco abonatórias para Silvio Berlusconi, o qual, além de primeiro-ministro e dono de canais de televisão, é também proprietário da Einaudi.

A editora refere precisamente a expressão "delinquente" no comunicado em que justifica a recusa da publicação. "Quer se trate dele [Berlusconi] ou de qualquer outro líder político, de qualquer sector ou partido político, a Einaudi considera livre a crítica mas recusa fazer sua uma acusação que qualquer julgamento condenaria", lê-se no comunicado.

"Seria portanto grotesco que a editora se queixasse em tribunal por difamação da sua propriedade com a certeza de vir a ser condenada ", refere a nota.

"Não se pede isso a nenhuma empresa, a nenhum jornal diário, a nenhum periódico, independentemente das partes políticas em jogo. Mas, pede-se isso, de quando em quando, à Einaudi. Tomamos nota", conclui.

No mesmo texto de 17 de Setembro, intitulado Berlusconi & C.ª, José Saramago começara por comentar, a propósito da fortuna do primeiro-ministro italiano: "Sendo eu publicado em Itália pela editora Einaudi, propriedade do dito Berlusconi, algum dinheiro lhe terei feito ganhar. Uma ínfima gota de água no oceano, obviamente, mas que ao menos lhe deve estar dando para pagar os charutos, supondo que a corrupção não é o seu único vício."

A revista L'Espresso referia ontem, na sua edição electrónica, que a Einaudi (que publicou 20 títulos do autor português) ainda pediu a Saramago que retirasse da edição italiana as referências a Berlusconi, mas o autor recusou-se. O Caderno será publicado ainda este ano em Itália pela casa Bolatti Boringheri, de Turim, editora importante, mas pouco conhecida.
 

Nuno Rato

GF Prata
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Dez 10, 2008
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Famílias apertadas pelo regresso da subida dos juros e combustíveis

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Os primeiros sinais de recuperação económica no mundo trazem também más notícias. O petróleo e os juros começaram a subir. Desde o início do ano, abastecer o carro custa mais 18% e a euribor não vai descer mais. A folga no orçamento das famílias está ameaçada.

O velho ditado popular aplica-se como uma luva à inversão do ciclo: não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe. É que no momento em que se levantam as primeiras vozes a dizer que o pior da crise pode estar a acabar, também a folga que as famílias ganharam nas suas contas, com a descida dos preços parece já ter acabado.

Durante os primeiros meses da crise, esses ganhos foram evidentes. Desde logo nos combustíveis, onde a queda do preço do petróleo (após o pico de Julho de 2008), se reflectiu nos combustíveis, gerando poupanças enormes ao fim do mês. Outra ajuda veio com a baixa dos juros - agora em mínimos históricos, puxando o crédito à habitação para um nível nunca antes visto.

Mas num ápice tudo parece ter acabado. O preço da gasolina é, para já, o dado mais evidente. Abastecer o carro é hoje 16,5% mais caro do que no início de Janeiro - depois de novas subidas anunciadas esta semana. O preço médio do litro de gasolina 95 atingia, na semana passada, 1,252 euros, uma factura que se distancia dos 1,074 euros pagos no início do ano, segundo os dados oficiais. O preço do gasóleo subiu menos, 3,35%, encontrando-se ainda abaixo da barreira psicológica de um euro. Os últimos dados apontam para 0,985 euros por litro. Em Julho, no pico histórico, o gasóleo chegou aos 1,428 euros.
 

Nuno Rato

GF Prata
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Dez 10, 2008
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Morreu Luís Cabral, primeiro presidente da Guiné-Bissau

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O primeiro presidente da Guiné-Bissau independente, Luís Cabral, faleceu ontem em Lisboa, vítima de doença prolongada, disse à agência Lusa fonte da família.

Luís Cabral há muito que deixou de fazer política, guardando, porém, um "ódio de estimação" ao "traidor" que o derrubou em 1980, "Nino" Vieira, assassinado em Março último.

Natural de Bissau, onde nasceu a 11 de Abril de 1931, Luís Cabral é uma das mais importantes personalidades políticas da Guiné-Bissau e nunca perdoou a João Bernardo "Nino" Vieira o golpe de Estado de 14 de Novembro de 1980, localmente conhecido por "Movimento Reajustador", que o afastou da presidência que assumira sete anos antes, em 1973.

O antigo contabilista várias vezes afirmou ter sido traído pelo homem que, em 1978, nomeara primeiro-ministro, embora tenha deixado cair essa "bandeira" e desistido do regresso à política activa e ao seu país após as primeiras eleições gerais pluralistas guineenses de 1994, que deram a vitória a "Nino" Vieira e ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Já depois dessa desistência, acabou por regressar em 1999 a Bissau, "apenas para uma visita", precisamente na altura em que "Nino" Vieira já tinha deixado o poder, após os 11 meses do conflito político-militar de 1998/99.

A convite do então primeiro-ministro do Governo de Unidade Nacional (GUN), Francisco Fadul, o ex-presidente revisitou o país que já não via há 18 anos, mas deixou indicações claras de que o seu regresso a Bissau não implicaria um retorno à política activa.

Mas essa actividade política esteve presente na sua vida desde relativamente cedo, uma vez que Luís Cabral foi um dos mais próximos colaboradores do seu meio-irmão, Amílcar Cabral, o "pai" das independências da Guiné e Cabo Verde.

Em 1956, ao lado do seu meio-irmão e de vários outros destacados dirigentes, Luís Cabral foi um dos fundadores do PAIGC e um dos principais protagonistas da história da emancipação das colónias portuguesas em África, embora tenha estado sempre na "sombra" de Aristides Pereira, que foi secretário-geral do PAIGC e presidente de Cabo Verde.

A unidade entre a Guiné e Cabo Verde, país onde efectuou os seus estudos primários, era um dos ideais subjacentes à própria criação do PAIGC, que nunca acabou por ir por diante, projecto que morreu definitivamente com o golpe de Estado de 1980.

O "Movimento Reajustador" teve, na sua essência, o fim da ruptura entre duas realidades diferentes, com o assumir, por Bissau, de que quem mandava no território eram os guineenses e não os "burmedjus", os mestiços cabo-verdianos escolarizados que a Guiné-Bissau "herdou" da colonização portuguesa.

O assassínio de Amílcar Cabral, em Janeiro de 1973, em Conacri, cujos verdadeiros contornos são ainda hoje desconhecidos, levaria Luís Cabral, oito meses mais tarde, a 24 de Setembro do mesmo ano, à presidência da Guiné.

A chegada à chefia do Estado ocorreu após a proclamação unilateral da independência - lida em Madina do Boé (leste) pelo então presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento) das "Zonas Libertadas" pelo PAIGC, precisamente "Nino" Vieira -, e que só seria reconhecida oficialmente por Portugal cerca de um ano mais tarde, a 10 de Setembro de 1974.

Se as relações entre Aristides Pereira, na altura presidente de Cabo Verde, e "Nino" Vieira morreram após o golpe, as de amizade e admiração profunda entre o líder cabo-verdiano e Luís Cabral também azedaram quando ainda era incerto o destino do presidente destituído.

Em 1991, Luís Cabral lembrou esse episódio à imprensa portuguesa, recordando que, durante o seu exílio em Cuba (entre 1981 e 1983), escreveu várias vezes a Aristides Pereira sem obter resposta. A ideia era regressar a África, nomeadamente a Cabo Verde, na companhia da sua família, ao que Aristides Pereira se opunha.

A partida para Portugal só aconteceu depois de uma intervenção conjunta do então presidente português, general António Ramalho Eanes, e do governo de Lisboa, que lhe ofereceram o exílio, iniciado em princípios de 1984.

Contabilista de formação, Luís Cabral entrou em 1963 para o Comité de Luta, dois anos depois de ter fundado, em Conacri, a União geral dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), ainda hoje a principal central sindical do país.

Em Agosto de 1971, foi eleito para o secretariado permanente do Comité Executivo da Luta, com a responsabilidade de reconstruir as "zonas libertadas" pelo PAIGC na guerra pela independência (1963/74).

Eleito deputado à ANP pelo círculo de Bissau em 1971, assumiu, nesse mesmo ano, a direcção da luta na Frente Norte e, em Julho de 1973, no segundo Congresso do PAIGC, foi eleito secretário-geral adjunto do partido, sendo o "braço direito" de Aristides Pereira, depois de este assumir a herança de Amílcar Cabral, assassinado seis meses antes.

Já na Presidência guineense, Luís Cabral tentou impor uma economia forte no país, apoiada num modelo socialista que deixou a já de si frágil economia guineense arruinada.

Paralelamente, a repressão de um regime monopartidário musculado e a penúria alimentar também deixaram marcas e, apesar de sempre o ter negado, Luís Cabral foi acusado de ser o responsável pela morte de um importante número de soldados guineenses que combateram do lado português durante a guerra colonial.
 

Amorte

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Polícia desactivou bomba em avião de passageiros

As forças de segurança iranianas anunciaram hoje ter desactivado uma bomba num avião de passageiros que iniciara uma rota com partida da cidade de Ahwaz para a capital do país, Teerão.

Segundo a agência oficial de notícias Fars, pouco depois da descolagem os agentes de segurança a bordo do voo detectaram uma bomba de fabrico artesanal na casa de banho do avião, no qual viajavam 131 passageiros.

Os polícias pediram ao piloto que regressasse a terra, onde todos os passageiros abandonaram o aparelho "sem dificuldades" e a bomba foi desactivada por serviços especiais, acrescenta a nota da agência.

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Iniciado exercício sem precedentes de defesa dos civis em caso de guerra

Israel iniciou hoje de manhã um exercício de alerta e de defesa passiva, de amplitude sem precedentes, simulando ataques de mísseis, de "roquets" e uma vaga de atentados, anunciou um porta-voz militar.

Este exercício, que terá a duração de cinco dias, vai permitir testar as capacidades do país de responder a disparos de mísseis a partir do Líbano, da Faixa de Gaza, do Irão e da Síria, indicaram responsáveis do Ministério da Defesa.

Segundo os cenários a testar, os serviços de socorros do exército, polícia, municípios e ministérios vão essaiar os procedimentos de defesa da população civil se confrontada com ataques de tipo convencional mas também químico ou bacteriológico.
 

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Paquistão: Militares anunciam eliminação de cerca de 50 talibãs junto à fronteira com

Responsáveis pelos serviços de informações disseram hoje que os recentes confrontos entre militares paquistaneses e forças talibãs resultaram na morte de cerca de 50 rebeldes na região tribal fronteiriça com o Afeganistão.

As mesmas fontes revelaram que dois soldados morreram e 23 ficaram feridos nos combates em vários locais do Waziristão Sul, desde a noite de sábado.

A luta no Waziristão Sul agravou-se nos últimos dias com a ofensiva militar paquistanesa contra os talibãs do vizinho vale de Swat.
 

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Palestina: Seis mortos em tiroteio entre Hamas e a polícia na Margem Ocidental

Seis pessoas morreram num tiroteio entre combatentes do Hamas e a polícia palestiniana na Margem Ocidental do Jordão, informaram hoje forças de segurança da Palestina.

Três dos mortos eram polícias leais ao Presidente Mahmoud Abbas, da Fatah, outro dois eram combatentes do Hamas e um era civil.

A polícia estava a tentar deter os homens do Hamas quando se desencadeou o tiroteio.
 

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Berlusconi investigado por caso com menor

O Ministério Público italiano apreendeu as fotos de uma festa que o primeiro-ministro Silvio Berlusconi deu o ano passado na casa que tem na Sardenha. Nas imagens, aparecem jovens menores, entre elas Noemi Letizia.

A vida pessoal do primeiro-ministro italiano está sob exame público desde que foi fotografado na festa de aniversário de 18 anos de Letizia Noemi, em Nápoles, no passado mês de Abril, quando lhe ofereceu um colar de elevado preço. A justificação de Berlusconi foi de que era, há muitos anos, amigo da família da jovem.

O primeiro-ministro negou esta semana que tenha tido um romance impróprio e afirmou mesmo que renunciaria ao cargo se fosse provado que estava a mentir. Recorde-se que a sua mulher, Verónica, anunciou há poucas semanas o pedido de divórcio, apontando as suas ligações extra-conjugais e apontando especificamente o caso da participação na festa de aniversário de Noemi. Veronica Lario disse, então, que o marido nunca esteve presente nas festas de aniversário dos próprios filhos.

Na passada quarta-feira, Berlusconi pediu ao órgão encarregado de proteger a privacidade dos italianos que proibisse a divulgação das fotos, já que tal, alegou, constituiria uma violação da vida privada. Ontem, foi conhecida decisão, tendo sido proibida a sua divulgação pública e a respectiva apreensão das cerca de 700 fotos que estavam na posse do fotógrafo Antonello Zappadu, que as tinha tirado a partir do exterior da propriedade de Berlusconi usando uma lente de grande alcance.

As fotografias mostram jovens em biquini e em topless circulando livremente na propriedade do primeiro-ministro italiano. Berlusconi aparece também numa das fotos vestido com uma roupa de Verão informal, afirmava ontem o jornal "Corriere della Sera".

De acordo com Gino Flaminio, namorado de Noemi Letizia, entre 30 e 40 jovens participaram na festa dada pelo chefe do Governo italiano no fim de 2008, o que foi confirmado pelo próprio Berlusconi.

Ontem, em declarações ao diário "La Stampa", Anna Palumbo, mãe de Noemi, de 18 anos, negou que ela ou a filha tenham sido "amantes" do chefe do Executivo. A mãe de Noemi disse também não entender as referências de Veronica Lario sobre a presença de Berlusconi na festa da filha, mostrando-se disponível para falar sobre o assunto: "Não teria problemas em falar com ela, como mãe e como esposa. Gostaria de fazer isso".
 

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Polícia italiana apreende cerca de 20 milhões de euros em haxixe

Os carabineiros (polícia militarizada) italianos apreenderam mais de duas toneladas de haxixe, proveniente da Espanha, que eram transportadas num camião.

Segundo fonte policial, o valor da mercadoria apreendida é de cerca de dois milhões de euros, mas o lucro obtido da venda da droga no mercado italiano seria de aproximadamente 20 milhões de euros.

Durante uma operação de fiscalização na cidade de Nápoles, Sul de Itália, os carabineiros ordenaram que o condutor do camião – de nacionalidade alemã – parasse, já que este havia realizado uma manobra perigosa e os agentes suspeitaram do seu comportamento nervoso.

Quando os policiais decidiram inspeccionar o carregamento, notaram que alguns bidões destinados a transporte de líquidos eram muito pesados para estarem vazios, como havia assegurado o condutor do camião.

A polícia abriu os bidões e encontrou o carregamento de droga. Nas etiquetas dos recipientes estava escrito o nome da cidade de Málaga, no sul da Espanha.
 

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Vinte e cinco mortos em explosão numa mina na China

Vinte e cinco mineiros morreram e outros 20 ficaram presos depois de uma explosão de gás que aconteceu ontem numa mina na China.

Cento e trinta e um mineiros trabalham no local, situado na vila de Anwen, no Sudoeste do país, segundo informou a Agência Nova China.

Depois da explosão, 86 trabalhadores conseguiram sair da mina, informou um dos responsáveis locais.

As equipas de socorro conseguiram resgatar 25 corpos, mas não conseguiram ainda libertar os 20 trabalhadores que estão presos devido ao alto nível de gás dentro da mina.

As minas chinesas são consideradas as mais perigosas do mundo e, segundo números oficiais, provocaram mais de 3 200 mortes no ano passado.

De acordo com observadores independentes, o número real de mortes pode ser mais elevado, já que inúmeros acidentes não são tornados públicos.
 

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Ministros do G8 subscrevem declarações comuns contra a pirataria

Os ministros do Interior e da Justiça dos países do G8 admitiram ontem, em Roma, "a necessidade urgente de cooperação internacional" para fazer frente à pirataria marítima.

Numa declaração comum adoptada em Roma no final de uma reunião de dois dias, os ministros informaram ter "discutido os desafios jurídicos da luta contra a pirataria, que é motivo de preocupação para todos devido às suas fortes consequências para a economia, a segurança e a estabilidade regional".

"Os Estados têm o direito de perseguir os piratas", prossegue a declaração, que reconhece "a necessidade de cooperação a nível internacional para resolver as questões jurídicas e políticas ligadas à investigação e perseguição" à pirataria.

"É preciso assegurar que os piratas sejam conduzidos à justiça porque só assim serão asseguradas a credibilidade e a eficácia das medidas nacionais e internacionais contra a pirataria", considera o documento.

A declaração incentiva os países cujos cidadãos ou navios são vítimas dos piratas a instaurar processos contra estes, bem como a cooperação judicial entre Estados.

Por último, os oito países do G8 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido, Rússia) prometem aumentar o combate aos piratas, capturando-os e apoiando todas as iniciativas que visem dotar a comunidade internacional de um quadro legal adequado à luta contra a pirataria.

O G8 também admitiu nesta reunião que o terrorismo internacional conserva uma "capacidade ofensiva significativa" e que a sua radicalização causa "particular preocupação".

"A análise da ameaça mostra que os grupos terroristas internacionais mantêm uma capacidade ofensiva significativa e que fazem prova de uma grande flexibilidade de organização, adaptando a sua estrutura aos diferentes contextos", refere o comunicado.

"A capacidade permanente de radicalização e recrutamento gerados pelo terrorismo internacional suscita uma especial preocupação", acrescenta o documento.

Os ministros do Interior e da Justiça do G8 recordam que a despeito dos "esforços e sucessos obtidos pela comunidade internacional" na luta contra esta calamidade, "o terrorismo ainda representa uma das ameaças mais graves à segurança internacional".

Neste contexto, "a cooperação antiterrorista entre os países do G8 é essencial, sendo importante que continue a ser reforçada", refere o comunicado final.

"A troca operacional de informações sobre os movimentos financeiros dos grupos terroristas, por exemplo, é muito importante", sublinhou o ministro da Justiça italiano, Angelino Alfano, ao apresentar à imprensa as conclusões da reunião.

Os ministros do G8 também adoptaram uma declaração sobre a luta contra a pedofilia na Internet.
 

G@ngster

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Avião da Air France desaparecido

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Um avião da Air France com 228 passageiros oriundo do Rio de Janeiro rumo a Paris, desapareceu esta manhã dos radares, no Oceano Atlântico, ao largo do Brasil. Os últimos contactos com o avião foram realizados pelas sete horas.

O A 330 da Air France deveria ter chegado ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, pelas 10h10 mas até ao momento não existem informações sobre o paradeiro deste avião que transporta 216 passageiros e 12 tripulantes, prefazendo um total de 228 pessoas.
CM
 

G@ngster

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Governo francês sem esperança

Um avião da Air France com 228 passageiros oriundo do Rio de Janeiro rumo a Paris, desapareceu esta madrugada dos radares. Horas após a descolagem os pilotos comunicaram uma avaria eléctrica no avião. A companhia francesa admite a hipótese do avião ter sido atingido por um raio.

O A 330 da Air France deveria ter chegado ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, pelas 10h10 mas até ao momento não existem informações sobre o paradeiro deste avião que transporta 216 passageiros e 12 tripulantes, prefazendo um total de 228 pessoas.

O avião foi detectado pela última vez pelos radares às 04h20 da madrugada a cerca de 300 quilómetros a norte de Natal, no Brasil. O radar seguinte de localização seria em Cabo-Verde mas já não foi possível localizar o aparelho. A tripulação do avião deixou de responder às chamadas dos controladores aéreos pelas 07h00 da manhã.

Horas depois da descolagem, os pilotos terão comunicado à torre de controle que existiam problemas eléctricos a bordo, um curto-circuito que se deu após sobrevoarem uma zona de grande turbulência.

As autoridades francesas encaram a hipótese de acidente, alegando que o aparelho não teria combustível para continuar a sobrevoar. Sabe-se que pelo menos 60 passageiros são de nacionalidade francesa e 5 de nacionalidade italiana.

A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas reuniu de emergência e está, em conjunto com o Consulado Brasileiro a averiguar se existia algum português a bordo.
 

jairobel

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Companhia liberou o número 0800 881 2020 para informações


RIO - Um avião Airbus 330-200 da Air France que seguia do Rio de Janeiro para Paris desapareceu nesta segunda-feira dos radares quando sobrevoava o Oceano Atlântico. De acordo com a companhia aérea, há 228 pessoas, 12 delas tripulantes - três técnicos e nove comissários -, a bordo do voo AF 447. Neste momento, uma aeronave Hércules da Força Aérea Brasileira realiza trabalhos de resgate nas proximidades da ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Ainda não há informação sobre quantos passageiros são brasileiros, mas às 11h.

Segundo a Reuters, o avião partiu do Rio às 19h de domingo e deveria chegar a Paris nesta segunda-feira às 11h15 (06h15, hora de Brasília). A FAB afirmou que o último contato com o voo AF 447 foi feito às 22h33 (horário de Brasília) de ontem, portanto três horas após a sua decolagem. De acordo com a agência Reuters, a Air France teria emitido uma mensagem às 2h14m (23h14m em Brasília) sobre forte turbulência.
Avião pode ter sido atingido por um raio
Há algumas ,entre elas a que o Air Bus tenha sido atingido por um raio. Outra seria que o transponder do avião tenha dado defeito, mas as chances são poucas.
No Rio, surgiu uma informação segundo a qual o nome de um dos comissários de bordo que estava de serviço no avião é Lucas Gagliasso

"A preocupação é muito grande. O avião desapareceu dos monitores de controle há várias horas", disse uma fonte aeroportuária de Paris. "Pode ser uma falha técnica dos radares, mas este tipo de avaria é pouco comum e o avião não pousou como estava previsto", continuou a mesma fonte.


O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse estar "muito preocupado" com a confirmação da Air France. Em nota, ele informou ter enviado o ministro do Transporte, Dominique Bussereau, e o ministro de Meio Ambiente, Energia e Desenvolvimento, Jean-Louis Borloo, ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, para acompanhar a situação. Sarkozy pediu que as autoridades investiguem o caso.
Bussereau informou há pouco que a aeronave está desaparecida há muitas horas e que a França teme pelo pior.

O ministro Jean-Louis Borloo teria descartado a hipótese de sequestro, e priorizado a possibilidade de acidente. Ele afirmou à rádio francesa Ifo que o avião já estaria sem combustível. "A essa altura, ele teria esgotado suas reservas de querosene, então, infelizmente, precisamos considerar o cenário mais trágico", afirmou.
Em nota, a Air France afirmou que "divide a emoção e a inquietação das famílias envolvidas. Os familiares serão recebidos num local especialmente reservado no aeroporto de Paris Charles de Gaulle 2 assim como no do Galeão."
De acordo com o diário francês "Le Figaro", um funcionário do aeroporto afirmou que não "há nenhum tipo de esperança".

O Globo
 

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Passageiros enviaram SMS aos familiares

13h45m
Augusto Correia e Luzia Sousa, correspondente no Rio de Janeiro

Passageiros enviaram SMS aos familiares
O modelo do Airbus A330 que se encontra desaparecido

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"Eu te amo" ou "Estou com medo" foram algumas das mensagens de telemóvel que os passageiros do avião da Air France desaparecido enviaram aos seus familiares quando se aperceberam que a aeronave estava com problemas.

O presidente do sindicato das empresas aeronáuticas do Brasil, confirmou ao JN que as SMS foram enviadas quando o avião estaria a sobrevoar a ilha do Sal, em Cabo Verde.

Dois aviões da Força Aérea brasileira estão a fazer a rota do airbus da Air France que está dado como desaparecido. Helicópteros e navios da Marinha estão também a patrulhar a zona de jurisdição brasileira. Mas ainda não há vestígios do avião que transportava 228 pessoas, incluindo um bebé.

Segundo confirmou ao JN o presidente da Air France Brasil, JOão Assunção, seguiam a bordo 12 tripulantes e 216 passageiros, dos quais 126 são homens e 82 são mulheres. Há ainda sete crianças e um bebé.

A lista com os nomes dos passageiros está já definida, mas a sua divulgação pública está ainda por decidir.

A Air France confirmou uma comunicação, às 2.14 horas, na qual o piloto referiu um curto-circuito no avião.

De acordo com um especialista da Infraero, empresa que gere os aeroportos do Brasil, o avião terá desaparecido ao largo da costa da Ilha do Sal, em Cabo Verde, altura em que terá desaparecido o sinal de radar.

O comandante da Aeronáutica do Brasil, George Henri, confirma, ao JN, o contacto do piloto com a torre de controlo, mas afirma que no último contacto estabelecido, às 2.33 horas, "não estava detectado nenhum problema técnico".



Segundo vários media internacionais, o Governo francês descarta a hipótese de terrorismo. "Por esta altura, o avião já estará muito para além das reservas de querosene, por isso, infelizmente, temos de esperar o cenário mais trágico”, disse Jean-Louis Borloo, ministro adjunto do primeiro-ministro Francois Fillon. A confirmar-se, será a primeira vez que um Airbus A330-200 se despenha.

Minutos antes, o presidente francês, Nikolas Sarkozy, havia expressado “extrema preocupação” com o desaparecimento do aparelho.

Buscas ao largo da costa do nordeste do Brasil

Um porta-voz da Força Aérea do Brasil confirmou que já estão a ser feitas buscas no mar, perto da ilha de Fernando de Noronha, ao largo da costa nordeste do Brasil, embora adiante que a aeronave terá desaparecido já perto da costa europeia. A Infraero aponta a Ilha do Sal, em Cabo Verde, como local provável do desaparecimento.

Uma fonte aeroportuária disse "não haver esperanças" de encontrar o avião e os passageiros com vida.

Há cinco passageiros de nacionalidade italiana, segundo a agência italiana Ansa. Também seguiam a bordo três médicos marroquinos, segundo fonte próxima do governo de Rabat, citada pela Agência France Presse.

Gabinetes de crise no Rio e em Paris

O avião, um Airbus A330, era esperado em Paris cerca das 11.10 horas locais (10.10 em Portugal), mas não há sinais do aparelho.

“A preocupação é muito grande no Aeroporto de Charles de Gaulle. A aeronave desapareceu dos monitores há várias horas. Pode ser uma falha do identificador, mas esse tipo de avaria é pouco comum”, disse à Agência France Press uma fonte aeroportuária.

Em França, foi criando um gabinete de crise, para ajudar os familiares dos passageiros. No Rio de Janeiro foi também criado um gabinete de crise, que começou já a receber os primeiros famuiliares dos passageiros desaparecidos.

No Brasil, apurou o JN, os familiares dos passageiros a bordo começaram já a afluir ao gabinete de crise criado no Aeroporto do Galeão/Tom Jobim.

Os familiares podem solicitar informações através do número 00.33.1.57.02.10.55.
 

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Governo português analisa nomes dos passageiros

14h34m

Triagem entre nomes portugueses e brasileiros para apurar se há cidadãos nacionais a bordo do avião da Air France que está desaparecido.

Fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades, António Braga, referiu à Agência Lusa que "a triagem dos nomes portugueses tem de ser cuidadosa porque os nomes portugueses se confundem com os brasileiros".

Segundo a mesma fonte, o Governo português poderá ter mais informações "dentro de uma hora ou hora e meia", acrescentando que "para já não há confirmação de portugueses a bordo".

De acordo com informações de agências internacionais, haverá pelo menos cinco italianos e três marroquinos a bordo do aparelho da Air France, que fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e Paris e que desapareceu dos radares sobre o Oceano Atlântico.

O Airbus A330, com 228 pessoas a bordo (12 tripulantes), devia ter aterrado às 11:10 locais (10:10 em Lisboa) no aeroporto parisiense de Roissy-Charles de Gaulle (norte de Paris).

A força aérea brasileira iniciou, ao princípio da manhã, buscas a partir da ilha de Fernando de Noronha, ao largo da sua costa nordeste, para localizar o avião da Air France, indicaram as autoridades aeronáuticas brasileiras.JN
 
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