• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

As 5 doenças mais assustadoras do mundo

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
  • Diarreia de Brainerd

Pelo nome já percebeu que não é uma diarreia normal. O nome advém da cidade onde existiu o primeiro surto desta epidemia, em 1983 em Brainerd, Minnesota, que afectou cerca de 122 pessoas. Depois desse flagelo, já se registaram mais de seis surtos desta doença. Desconhecem-se as causas que a provocam e a única forma de a diagnosticar é por exclusão dos outros tipos de diarreia.
Uma pessoa com esta diarreia pode ter necessidade de ir à casa de banho mais de doze vezes por dia, durante vários meses, e a infeção pode durar até mais de um ano a passar, uma vez que não existem ainda tratamentos nem medicamentos conhecidos para esta incontinência fecal. A boa notícia é que acaba por desaparecer naturalmente.
Segundo o norte-americano Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças, a causa deste tipo de diarreia ainda não foi indentificada. Embora se acredite que a sua origem seja um agente infeccioso, todas as investigações até agora realizadas deram negativo para bactérias, parasitas e vírus. Uma toxina química é uma hipótese a estudar.

  • Ébola

Desta, provavelmente, já ouvi falar , uma vez está em curso uma epidemia de Ébola sem precedentes na África Ocidental.
Foi detetada pela primeira vez em 1976, no Zaire, a actual República Democrática do Congo, junto ao Rio Ébola e é uma doença rara mas fatal, com uma taxa de mortalidade a rondar os 90%,
Depois de se contrair este vírus, este pode demorar até três semanas a manifestar-se. Os sintomas começam por ser semelhantes aos da gripe: mal-estar geral, febre e dores de cabeça. Posteriormente, desenvolvem-se sintomas mais graves, como vómitos, erupções cutâneas e diarreia hemorrágica.
Uma pessoa afectada com Ébola sangra abundantemente, tanto interna como externamente, e de forma incontrolável. Devido ao sangramento, os órgãos internos acabam por se desfazer e dissolver, levando à morte.
A transmissão ocorre por contacto directo entre as pessoas ou animais infectados. Não existem ainda vacinas ou tratamentos.

  • Pé de Madura ou Micetoma

O Pé de Madura é uma doença provocada por uma infeção fúngica que se manifesta, normalmente, nos membros inferiores. Os casos conhecidos estão associados a pessoas que tem como atividade predominante a agricultura.
Pode começar a manifestar-se através de simples cortes no pés e pode até não exteriorizar-se e desenvolver-se logo. Posteriormente, começam a aparecer pus e o fungo vai percorrendo todo o caminho até ao osso.
O membro que fica afetado pode crescer deformado e pode até dar-se uma perda de função ou uma grave perturbação.
O tratamento requer, na maioria dos casos, uma cirurgia ou até a amputação.
  • Fibrodisplasia Ossificante Progressiva

O nome espelha e sintetiza bem a complexidade desta doença genética. A Fibrodisplasia Ossificante Progressiva, conhecida como a FOP, consiste na formação de ossos no interior dos músculos, tendões e ligamentos, restringindo progressivamente os movimentos da pessoa.
As vítimas começam por desenvolver inchaços por todo o corpo, que podem crescer, mudar de posição e desaparecer, produzindo um osso que as imobiliza. O corpo gera assim um esqueleto extra , como se fosse uma espécie de “prisão de ossos”.
A esperança de vida destas pessoas é reduzida e não existe ainda cura ou tratamento para este problema. É certo, também, que a hipótese de ter nascido com esta perturbação é mínima, apenas uma pessoa em cada dois milhões tem esta doença.
  • Insónia Familiar Fatal (IFF)

Não é a típica insónia que nos visita e impede de descansar tantas horas quanto queríamos e precisamos. A Insónia Familiar Fatal, conhecida pela sigla IFF, é uma doença genética e hereditária, que afecta a proteína do cérebro e desenvolve uma insónia incurável, manifestando-se tarde, por norma entre os 30 e os 60 anos.
Os sintomas mais comuns são as alucinações, a falta de sono progressiva, ataques de pânico, medos, paranóias e alucinações. Posteriormente, leva a um emagrecimento repentino, demência e perda total da noção da realidade. Na fase mais avançada e terminal, o sono regressa e adormece o corpo até entrar em coma.
Para agravar a situação, os comprimidos que supostamente ajudam a ultrapassar as insónias normais tendem a piorar os sintomas.
A patologia é, no entanto, rara, afetando apenas cerca de 100 pessoas em todo o mundo.
 
Topo