• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Atletismo

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
Elite feminina de luxo na Maratona de Londres

A organização da Maratona de Londres, agendada para o dia 22 de Abril, revelou os principais nomes femininos da prova.

As quenianas Mary Keitany, vencedora em 2011 e recordista mundial da meia-maratona, Edna Kiplagat, actual campeã mundial e vencedora da Maratona de Nova Iorque 2010, Priscah Jeptoo, vice-campeã mundial e campeã da Maratona de Paris 2011, Florence Kiplagat, vencedora da Maratona de Berlim em Setembro; as etíopes Atsede Baysa, bicampeã da Maratona de Paris, Ejegayehu Dibaba (vice-campeã em Chicago 2011), Aberu Kebede (campeã em Berlim 2010), Korene Jelila (vencedora de Toronto 2011) e Bezunush Bekele (quarta em Londres 2011 e no Mundial); a alemã Irina Mikitenko, campeã da prova em 2008 e 2009 e bicampeã do circuito das maratonas mais importantes do mundo; a romena Constantina Dita, actual campeã do Mundo…

«É um grupo de luxo, um dos mas fortes que já tivemos, muito devido as vagas olímpicas que temos a oferecer. Tenho a certeza que veremos uma corrida fantástica», afirmou o director da prova, Dave Bedford. Em relação as ausências mais importantes, nota para a inglesa Paula Radcliffe, embora esteja confirmada, assim como Mara Yamauchi, como representante do Reino Unido nos Jogos Olímpicos.



lusa
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
Atletismo: Doping - Sara Moreira suspensa seis meses

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) suspendeu hoje formalmente a fundista Sara Moreira por seis meses na sequência de um controlo antidoping positivo durante os Mundiais de Daegu2011.

«Adianta-se que a pena antes referenciada seria a mínima aceite pela IAAF (Federação Internacional de Atletismo), que no entanto considerou, por determinação do seu 'Doping Review Board', haver circunstâncias especiais no seu caso», lê-se em comunicado da FPA.

Os dirigentes da FPA salientaram ainda que foi provado que a substância «foi consumida por ingestão do suplemento alimentar» e que a atleta «não tinha tido qualquer conhecimento de que o suplemento alimentar incluía na sua composição essa substância, por ele não ter sido referido no rótulo da embalagem».
Diário Digital / Lusa
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Ricardo Dias e Isabel Areias conquistam o ouro

Os atletas Ricardo Dias (Conforlimpa), pela segunda vez consecutiva, e Isabel Areias, que participou a título individual, venceram a corrida de São Silvestre dos Olivais, em Lisboa.

Depois de ter vencido a prova no ano passado, então pelo Maratona, Ricardo Dias percorreu agora os 10.100 metros, com partida e chega na Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, em 31.19 minutos, enquanto a aveirense Isabel Areias reinou entre as mulheres com o registo de 39.08.

«Estou muito contente por ter ganho esta prova importante no calendário nacional. Espero que em 2012 não tenha mais lesões, para que possa ajudar a minha equipa a vencer o campeonato de corta-mato e o nacional de estrada. A título individual, gostaria de poder participar numa grande competição internacional», afirmou Ricardo Dias, segundos depois de cruzar a meta.

Por seu lado, Isabel Areias aproveitou a São Silvestre dos Olivais para «treinar», uma vez que é especialista em provas de pista e não de estrada.

«Foi muito importante ter chegado em primeiro lugar, mas esta prova serviu apenas de treino. A longo prazo, gostaria de passar para os 5.000 ou 10.000 metros, mas, neste momento estou concentrada na minha especialidade. Em 2012, espero conquistar o pódio nos nacionais de pista», referiu.

Com 1.404 participantes, a São Silvestre dos Olivais contou também com a presença dos árbitros internacionais de futebol Pedro Proença, Duarte Gomes e João Capela, que aproveitaram a prova para manter os índices físicos, cruzando a meta depois do 700.º.

«Foi bom ter participado, é uma prova a repetir», disse Pedro Proença, árbitro melhor classificado na temporada passada.


sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Portugueses competem no estrangeiro

Rui Silva 7.º em Madrid, Rui Pedro Silva 10.º em São Paulo, Ana Dias 5.ª em Bolzano

Alguns dos melhores atletas nacionais competiram em Corridas de S. Silvestre no estrangeiro e na mais famosa e antiga do Mundo, a de São Paulo, Rui Pedro Silva foi 10.º e Alberto Paulo 22.º, numa prova dominada pelos atletas africanos.

Já Rui Silva foi 7.º em Madrid, onde se registou uma surpresa e, em Bolzano (Itália), Ana Dias foi 5.ª e Fernando Silva 8.º.

Dez anos depois do último triunfo etíope em São Paulo, Tariku Bekele superou os favoritos quenianos e brasileiros, ganhando a 87.ª edição da prova, disputada debaixo de chuva. O irmão do famoso Kenenisa Bekele, recordista mundial dos 5000 e 10000 metros, ganhou em 43m 35s, à frente dos quenianos Mark Korir (43.58) e Matthew Kisorio (44.12).

Os melhores brasileiros foram apenas 7º. (Damião Souza) e 8º. (Marilson dos Santos, vencedor em 2010), que cortaram a meta pouco antes de Rui Pedro Silva, 10.º classificado. O outro português, Alberto Paulo, foi 22.º. No setor feminino, triunfou a queniana Priscah Jeptoo.

Em Madrid, triunfou de forma surpreendente o “desconhecido” etíope Hagos Gebrhiwot, de apenas 17 anos, 5.º classificado nos 5000 m do Mundial de Juvenis de 2011. Gastou 27.57 nos 10 quilómetros do percurso, derrotando ao ‘sprint’ o seu compatriota Teklemarian Medhin (também 27.57), enquanto o espanhol Ayad Lamdassem, vice-campeão europeu de corta-mato, completou o pódio com 28.34, à frente de Jesus España (28.41). Rui Silva foi 7.º classificado, com 29.12, a seguir ao etíope Bati Burka (28.41). A queniana Vivian Cheruiyot ganhou a prova feminina.

Em Bolzano (Itália), os quenianos dominaram, através de Edwin Soi (28.17) e Vivian Cheruiyot (16.03). No sector feminino, Ana Dias foi 5.ª, com 16.30, a seguir às italianas Sílvia Weissteiner (16.15) e Fatna Maraoui (16.28). No masculino, mais longo, Fernando Silva conquistou a 8.ª posição, com 29.26, a cinco segundos do multi-campeão europeu de corta-mato (mas desistente este ano), Sergey Lebed.



sapo desporto
_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Hermano Ferreira (Conforlimpa) vence São Silvestre de Lisboa


A 4.ª edição da São Silvestre de Lisboa teve como vencedor Hermano Ferreira (Conforlimpa), seguido por Tiago Costa (Conforlimpa) e, em «ex-aequo» Luís Feiteira (independente) e Ricardo Ribas (Maratona).

No escalão feminino a vencedora foi Dulce Félix (Maratona), enquanto os restantes lugares do pódio ocupados por duas atletas do Sporting, nomeadamente, Salomé Rocha (2.º) e Catarina Ribeiro (3.º).

A meta e a chegada estavam instaladas na Praça dos Restauradores, no coração da capital, com a prova a ter 10 quilómetros de distância. Participaram 4.200 adeptos e nas ruas o número de assistência superou as expectativas da organização.


abola
______
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Atletismo – Dulce Félix volta a ser nomeada para atleta europeia do mês

dulcefelix3.jpg



Depois de ter sido eleito melhor atleta europeia do mês de novembro, Ana Dulce Félix volta a estar entre as candidatas à distinção da Associação Europeia de Atletismo (AAE) para o mês de dezembro.

Desta feita, a atleta minhota aparece entre as nomeadas como vice-campeã europeia de corta-mato, estatuto conquistado no campeonato que decorrer na Eslovénia. Dulce Félix destacou ainda ao vencer a corrida de S. Silvestre de Lisboa.

A votação, ponderada entre público em geral, media e um painel de especialistas, está em aberto no site no site da AAE até 18 de janeiro.

" A BOLA"
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Manuel Damião e Ana Dulce Félix sagram-se campeões

Manuel Damião e Ana Dulce Félix, ambos do Maratona, venceram hoje a corrida do campeonato nacional de estrada de atletismo, em Benavente.

Manuel Damião cumpriu os 15 quilómetros do percurso em 44.09 minutos, deixando os companheiros de equipa José Rocha, Youssef El Kalai e Sérgio Silva nas posições imediatas, a três, quatro e 10 segundos, respetivamente.

O Maratona venceu coletivamente no setor masculino, ao somar 10 pontos, superando a Conforlimpa (34) e o Maia (56), e no feminino, cuja prova foi ganha por Dulce Félix, que relegou as companheiras do Maratona Ana Dias e Leonor Carneiro para a segunda e terceira posições, respetivamente.

Dulce Félix gastou 49.45 minutos, menos 52 segundos que Ana Dias, e menos 01.11 minutos que Leonor Carneiro. Anália Rosa, igualmente do Maratona, conclui a prova no quarto posto, 01.45 minutos depois da vencedora.



sapo desporto

______________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Meia-maratona Manuela Machado com 2.300 inscritos

Meia-maratona Manuela Machado com 2.300 inscritos


Prova realiza-se no domingo

A Meia Maratona "Manuela Machado - Viana fica no coração", que se realiza no domingo em Viana do Castelo, conta com 2.300 inscritos, anunciou esta quarta-feira a organização, liderada pela antiga campeã mundial da maratona que dá o nome à prova.

No total, incluindo a minimaratona e a caminhada associadas ao evento, já estão inscritos cerca de 5.500 participantes.

"Até fiquei assustada com as inscrições que estávamos a receber.

Se chegarem ao fim 1.800 atletas seremos a terceira maior prova do país, atrás das de Lisboa", explicou Manuela Machado, atleta de Viana do Castelo, que através do seu clube de atletismo, Cyclones Atlético Clube, organiza o evento.

A prova principal conta com nomes como Pedro Nimo d'Oro e Daniel Vargiela (Espanha), Roman Prodius (Moldávia), Evans Kiplagat e Recho Jerubet (Quénia) ou os portugueses Rui Pedro Silva, Marisa Barros e Doroteia Peixoto.

Para a minimaratona e a caminhada estão inscritos mais de 3 mil atletas, com idades entre os 11 e os 70 anos, mas a participação, diz a organização, ainda poderá aumentar até à hora da partida, pelas 10 e 30 de domingo, 22 de janeiro.

As inscrições para a minimaratona e caminhada têm um custo simbólico de 1 euro, valor que reverterá para a Língua Portuguesa contra o Cancro.

Do total de 5.500 atletas inscritos nas três provas, mais de 800 são provenientes da Galiza, Espanha, tendo a organização decidido atribuir prémios aos cinco primeiros galegos, masculinos e femininos, que terminem a competição principal.

"O nosso desejo é chegar já este ano aos 6 mil atletas na hora da prova e se o tempo ajudar.

É sem dúvida o maior evento desportivo da região, entre todas as modalidades", garantiu Manuela Machado.

A organização é partilhada pela Câmara de Viana do Castelo, que contribui diretamente com um apoio de 20 mil euros, verba que representou um corte de 30 por cento em relação a 2011, compensado com a entrada de vários parceiros nacionais.

"É uma prova de referência para o atletismo nacional e ibérico, que muito projeta a imagem internacional de Viana do Castelo. Além disso, é uma forma de promovermos estilos de vida saudável junto da população", explicou o autarca José Maria Costa.

A prova principal mantém o traçado de anos anteriores, com passagem pela freguesia Cardielos, de onde a antiga atleta Manuela Machado é natural, a cerca de dez quilómetros do centro da cidade, local de partida, alterado este ano devido ao "elevado número de participantes".


Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Nélson Évora poderá ter lesão grave

Nélson Évora poderá ter lesão grave



O campeão olímpico do triplo salto em Pequim-2008, Nélson Évora, tem uma lesão óssea na tíbia da perna direita, contraída durante um dos saltos do aquecimento para as provas de observação que decorriam, ao final da tarde, na Nave do Jamor.

Recorde-se que o atleta do Benfica esteve afastado das competições durante cerca de dois anos após uma cirurgia à tíbia da perna direita, realizada a 4 de fevereiro de 2010, devido a fratura de esforço.

Nélson Évora foi transportado pelos Bombeiros para as urgências do Hospital de São Francisco Xavier, onde ainda se encontra em observação, suspeitando-se de lesão grave.

Esta seria a primeira prova do atleta este ano, tendo em vista a participação nos Jogos Olímpicos de Londres, em agosto.


A Bola
 

cardonaprof

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
232
Gostos Recebidos
0
As melhoras do Nelson, e força para uma vida cheia de sucessos que há-de vir a conseguir.
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Marco Fortes bate recorde nacional do peso por duas vezes

O lançador do Benfica foi terceiro no concurso de Chenmitz, com 20,57 metros no último ensaio.

Marco Fortes iniciou hoje a sua época de atletismo em muito bom nível, batendo por duas vezes o recorde nacional do lançamento do peso em pista coberta, durante o meeting de Chenmitz, Alemanha.


O lançador do Benfica foi terceiro no concurso de Chenmitz, com 20,57 metros no último ensaio, mas no lançamento anterior já fizera 20,38 - ambas as marcas são melhores do que o seu anterior recorde de 20,34, feitos em março do ano passado.


A marca fica já muito próxima do seu recorde de Portugal, ao ar livre, que é de 20,89 metros (em agosto de 2011) e augura uma boa época, em ano de Jogos Olímpicos.


Com esta marca, faz mínimos para os Mundiais de pista coberta, em Istambul, em março (20,00 metros) e confirma o mínimo A para os Jogos Olímpicos (20,50).


A prova foi ganha pelo norte-americano Reese Hoffa, com 21,87 metros, seguido pelo jovem campeão mundial, o alemão David Storl, com 20,75.


Fortes sobe a oitavo melhor mundial do ano, quarto europeu, numa lista que passou a ser liderada por Hoofa, melhor atleta de 2012, até ao momento.


Marco Fortes deverá voltar a competir em Portugal na final do Nacional de Clubes, em fevereiro, em que será um elemento em destaque na tentativa de o Benfica derrotar o rival Sporting.

Sapo desporto
_____________
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Atletismo – Benfica quebra hegemonia do Sporting no Nacional

yazaldesnascimento2.jpg




A equipa masculina do Benfica sagrou-se este domingo campeã nacional de clubes em pista coberta, quebrando série de 16 títulos consecutivos do Sporting.

A equipa encarnada terminou a competição que decorreu este fim de semana em Pombal com 106 pontos, mais três do que o Sporting, que vê assim encerrada a hegemonia na modalidade.

Em femininos, porém, as leoas venceram 13 das 14 provas e conquistaram o título com 111 pontos, mais 24 que o Benfica.

" A BOLA "
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
Patrícia Mamona bateu recorde nacional do triplo-salto

Patrícia Mamona bateu hoje o recorde nacional do triplo-salto, na prova que abriu a segunda jornada dos Campeonatos de Portugal de pista coberta, que se estão a realizar em Espinho.

A atleta do Sporting conseguiu a marca de 13,94 metros no segundo ensaio, melhorando o anterior recorde, que estava na posse de Susana Costa, também do Sporting, desde 2008, com 13,77.

A nova recordista é já detentora do recorde de Portugal ao ar livre, com 14,42, desde Julho passado.

@ Agência Lusa
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
Gebrselassie quebra em Tóquio

O recordista mundial Halie Gebrselassie terminou em quarto lugar a Maratona de Tóquio, ganha pelo queniano Michael Kipyego com um tempo de 2h07m37. Gebrselassie dominou a prova até os últimos quatro quilómetros mas não resistiu ao ritmo da ponta final e vê assim complicar-se a presença nos próximos Jogos Olímpicos de Londres.



lusa
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Michael Rodgers suspenso nove meses devido a doping

Michael Rodgers suspenso nove meses devido a doping

michaelrodgers1.JPG



O atleta norte-americano Michael Rodgers foi suspenso por nove meses depois de ter acusado doping num controlo realizado em julho de 2011.

O antigo campeão dos 100 metros dos Estados Unidos acusou uma substância proibida aquando do meeting italiano de Lignano e justificou-se com a ingestão de uma mistura de vodka com uma bebida energisante, numa discoteca, dois dias antes do início do meeting.

No entanto, mais tarde viria a assumir a verdade diante da agência antidoping americana.

A suspensão é retroativa e por isso o atleta pode retomar a competição daqui a cerca de 10 semanas. Irá ainda, por isso, a tempo de participar nas provas de apuramento norte-americanas para os Jogos Olímpicos.


A Bola
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Corrida Benfica a 29 de Abril

corrida2.jpg




A sétima edição da Corrida Benfica terá lugar no próximo dia 29 de abril, foi hoje anunciado pela secção de atletismo do clube encarnado.

Na véspera decorrerá a Corrida da Pequenada, com a 2.ª milha António Leitão.

A primeira edição da Corrida Benfica realizou-se em 2004, ano do centenário do emblema da águia.

Fonte:
A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Rui Silva vence meia maratona de Santander

Rui Silva vence meia maratona de Santander

ruisilva2.jpg



O atleta português Rui Silva venceu, este domingo, a primeira edição da meia maratona de Santander, em Espanha.

Rui Silva superiorizou-se nos últimos metros aos espanhóis Chema Martínez e José Carlos Hernández Cabrera e completou os 21 quilómetros da prova em uma hora, dois minutos e 47 segundos.

Rui Silva está a preparar a estreia na maratona, algo previsto para 15 de abril, em Roterdão, na Holanda.


A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
João Vieira bate recorde nacional dos 50 km marcha

João Vieira bate recorde nacional dos 50 km marcha

Prova em Pontevedra

O atleta do Sporting, João Vieira, bateu este domingo o recorde português dos 50 km marcha, ao ser segundo em Pontevedra, na prova que atribuía os títulos nacionais de Portugal e Espanha.

João Vieira, já detentor do máximo nacional dos 20 km marcha, cumpriu a distância em 3,45.17 horas, melhorando substancialmente o anterior record, que estava na posse de António Pereira, com 3,48.12 h, nos Jogos Olímpicos Pequim'2008 (11.º lugar).

A prova foi ganha pelo guatemalteco Erick Barrondo, com 2,44.59 horas, logo seguido do atleta português, que, assim, recuperou o recorde nacional, que já lhe pertenceu.


Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Sérgio Dias vence em Montemor-o-Novo

Sérgio Dias vence em Montemor-o-Novo

Grande Prémio da cidade

Sérgio Dias, do Maratona, venceu este domingo a 12.ª edição do Grande Prémio de atletismo Cidade de Montemor-o-Novo, ao cumprir os 10.000 metros da prova em 30,46 minutos.

Iaroslav Mushimshi, individual, classificou-se em 2.º lugar, com 31.58 minutos, enquanto Bruno Fraga, do Grupo Desportivo e Recreativo da Reboleira, completou o pódio dos seniores masculinos, com 33,10 minutos.

Ana Ferreira, do Grupo Desportivo do Estreito (Madeira), foi a primeira classificada na prova de seniores femininos, completando o percurso em 35.42 minutos.

Mónica Rosa, do Juventude Vidigalense, foi segunda, com 37.06 minutos, e Vera Nunes, do Benfica, garantiu o terceiro posto, com 37.29.

A corrida contou com a participação de 335 atletas dos escalões juniores, seniores e veteranos.

A prova foi uma organização conjunta da seção de Atletismo dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, juntas de Freguesia de Nossa Senhora da Vila e Nossa Senhora do Bispo e Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, e contou com a colaboração técnica da Associação de Atletismo do Distrito de Évora.


Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Inês Henriques ganha no México

Inês Henriques ganha no México


20 quilómetros de Chihuahua

A marchadora portuguesa Inês Henriques ganhou ontem a prova de 20 quilómetros de Chihuahua, no México, do circuito da federação internacional (IAAF), repetindo o triunfo já alcançado na época passada.

A atleta de Rio Maior, de 31 anos, gastou 1:33,18 horas, destacando-se na parte final da australiana Claire Tallent, segunda classificada. Susana Feitor estava a discutir a terceira posição com duas outras atletas, mas acabou por desistir a meio da prova, a coxear.


Record
 
Topo