• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Boxe / KickBoxing

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Fedor Emelianenko: Eliminar para não voltar à pobreza

ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_6E56BE65-9A14-494F-9C59-36C4E73AD914_img_destaque_pt_1.jpg

RUSSO É POSSIVELMENTE O MELHOR LUTADOR DE MMA DO MUNDO




Nome: Fedor Emelianenko
Alcunha: The Last Emperor
Registo: 30V-1D-0E (1NC)
Altura: 1,83m
Peso: 105kg
Nascimento: 28 Setembro 1976
Origem: Stary Oskol, Rússia
Estilos principais: Sambo, Judo

Desde que no final do mês de Fevereiro Record Online abriu uma seção sobre artes marciais mistas já aqui falámos de vários lutadores, incluindo alguns fenómenos, mas hoje falamos por fim daquele que é para muitos o melhor de todos eles, o russo Fedor Emelianenko. Diversos leitores já nos haviam pedido que o fizéssemos, porém escolhemos manter a política de falar dos principais lutadores à medida que estes disputam combates, até para estimular o interesse dos novos fãs de MMA em verem como se saem os atletas que aqui vamos referindo. Agora, a poucos dias da sua estreia na Strikeforce contra o perigoso Brett Rogers, eis chegada a altura ideal para falar daquele que será porventura o lutador mais completo que o mundo alguma vez viu.

Fedor nasceu em Rubizhne, na Ucrânia, que em 1976 fazia parte da União Soviética. Dois anos depois a família Emelianenko mudou-se para a cidade russa de Stary Oskol, onde Fedor ainda reside. Tendo treinado sambo (arte marcial russa) e judo na sua juventude, Fedor estreou-se em MMA aos 25 anos essencialmente para ganhar algum dinheiro que lhe permitisse fazer face às despesas do dia-a-dia. Hoje milionário, Fedor não esquece as dificuldades financeiras do passado e diz encarar cada adversário como alguém que o quer levar de volta para esse período de pobreza. Nas suas palavras, esse homem tem de ser eliminado.

Emelianenko estreou-se sob a égide da defunta organização nipónica Rings, conseguindo quatro vitórias em outros tantos combates. Nos segundos iniciais do quinto combate, enfrentando o veterano japonês Tsuyoshi Kohsaka, Fedor sofreu um corte profundo na testa em resultado de uma cotovelada não intencional, sendo que as regras do Rings não permitiam cotoveladas. Numa situação destas um combate seria normalmente considerado sem efeito, porém estava-se a disputar um torneio e era necessário que houvesse um vencedor para voltar a subir ao ringue nesse mesmo dia. Uma vez que Fedor estava impossibilitado de o fazer em virtude do corte sofrido, a organização atribuiu a vitória a Kohsaka e por conseguinte derrota a Emelianenko. Este combate disputado a 22 de Dezembro de 2000 é histórico dado que constitui a única derrota de Fedor até hoje.

Após mais alguns combates Fedor transitou para aquela que à altura era a principal organização de MMA do mundo, a também japonesa (e também extinta) Pride FC. Depois de uma vitória por decisão unânime contra o gigante holandês Semmy Schilt e de um TKO brutal sobre Heath Herring, o russo viu-lhe ser oferecido um combate para o título de pesos pesados contra o brasileiro António Rodrigo "Minotauro" Nogueira. Apesar de muitos dizerem que Fedor não estava ainda à sua altura, a verdade é que Emelianenko dominou completamente o seu adversário e só o queixo de granito de Nogueira e a sua capacidade incrível para absorver golpes o salvou de uma derrota por KO. Fedor venceu assim por decisão unânime, e se hoje "Minotauro" parece mais velho do que o seu BI indica podemos considerar este combate como um suspeito muito provável para esse envelhecimento precoce.

Até à sua despedida do Pride no último dia de 2006 Fedor continuou a somar vitória atrás de vitória. Venceu novamente António Rodrigo Nogueira, após um segundo combate que foi considerado sem efeito devido a um choque acidental de cabeças. Venceu os ex-campeões da UFC Mark Coleman e Kevin Randleman. Vingou a única derrota da sua carreira ao pulverizar completamente Tsuyoshi Kohsaka. Venceu por decisão unânime Mirko "Cro Cop" Filipovic, até então considerado por muitos o striker mais perigoso do mundo, após o superar tanto em pé como no chão. O seu 12.º e último combate no Pride foi contra Mark Hunt, obtendo uma vitória por kimura ainda no primeiro assalto.

Com a falência do Pride e respectiva compra pela UFC, Fedor encontrou-se sem organização onde competir. Seria de esperar que Emelianenko seguisse o caminho de Nogueira e "Cro Cop" para a UFC, todavia o seu empresário e Dana White não conseguiram até hoje chegar a um acordo. Finalmente Fedor assinou pela organização Affliction, e foi já aqui que derrotou Tim Sylvia e Andrei Arlovski, dois ex-campeões da UFC, sempre no primeiro assalto. Preparava-se então um terceiro evento, onde Fedor enfrentaria o seu amigo e ex-campeão da UFC Josh Barnett, porém este último foi suspenso por ter acusado consumo de substâncias proibidas e a Affliction acabou mesmo por anunciar que deixaria de organizar combates de MMA. Fedor pareceu então muito próximo de assinar pela UFC, mas mais uma vez as partes não chegaram a acordo e o russo acabou por transitar para a Strikeforce.

Apesar de ser relativamente pequeno para a sua categoria de peso Fedor é hoje considerado quase unanimemente o melhor lutador de MMA, tendo até tido a honra de transportar a Tocha Olímpica durante parte do percurso desde a Grécia até Pequim. A explicação de todo este êxito estará na mistura entre a técnica apuradíssima do russo e a sua calma incomparável. Emelianenko caminha para o ringue como se fosse apanhar o autocarro e esmurra os seus adversários como se estivesse a carimbar documentos numa qualquer repartição. Não tem pontos fracos - é excelente no striking, fabuloso no ground and pound e um mestre em submissões, tendo também uma preparação física que lhe permite combater vinte minutos seguidos sem dificuldade. Em termos práticos, é simplesmente melhor que todos os adversários que enfrentou até hoje.

Claro está que Fedor também já sentiu dificuldades nos seus combates, mas a maneira como as superou contribuiu ainda mais para o seu mito. Kazuyuki Fujita desferiu-lhe um gancho de direita na têmpora que transformou momentaneamente as suas pernas em esparguete, mas pouco depois Fujita rendia-se a um rear naked choke. Kevin Randleman pregou-lhe a cabeça no chão com um suplex incrível, contudo após menos de um minuto Fedor conseguia a vitória com uma kimura. Mark Hunt pareceu estar prestes a aplicar-lhe ele próprio uma kimura, porém não só Fedor escapou como ainda no primeiro assalto conseguiu submeter o neozelandês com essa mesma técnica.

Fedor é também criticado por aqueles que confundem UFC com MMA, e que não aceitam ser possível o melhor lutador do mundo não combater na sua organização. Esses defendem que no Pride Fedor enfrentava muitos lutadores que não estavam ao seu nível (casos de Zuluzinho e Ogawa, por exemplo) e que na UFC acabaria por conhecer a derrota. A verdade é que Fedor conta já com vitórias sobre cinco ex-campeões da UFC (Nogueira, Coleman, Randleman, Sylvia e Arlovski), pelo que este argumento parece pouco credível. Menos credível ainda será pensar-se que Fedor Emelianenko possa ter medo do actual campeão de pesos pesados da UFC Brock Lesnar, ou não fosse Fedor já uma lenda nas MMA quando Brock ainda estava na WWE.

Sábado, Fedor coloca a sua invencibilidade em jogo contra o americano Brett Rogers, um lutador de aspecto temível e que conta por vitórias os 10 combates que disputou até hoje. A ação promete.

mas antes disso nada como assistir a um vídeo com alguns momentos que ajudam a perceber a razão deste lutador russo ser considerado por muitos como o melhor de todos os tempos:


Autor: JORGE TIMÓTEO
 
Última edição:

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
UFC 105: Couture vence mas não convence

ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_2CCDD15B-6F06-4827-9C61-4FEA9BBCBD1B_img_destaque_pt_1.jpg

QUEM RESTA NA DIVISÃO DE PESOS PESADOS?




Depois de no UFC 104 ter havido muita polémica em torno da vitória atribuída pelos juízes a Lyoto Machida, também agora no evento principal do UFC 105 houve um sentimento mais ou menos generalizado de que a enorme popularidade de Couture junto dos fãs pode justificar a vitória por decisão unânime que conseguiu sobre Brandon Vera. Apesar de o combate ter sido disputado, Vera teve algum ascendente no segundo e terceiro assaltos, o que fez com que o próprio Couture afirmasse no final que teria entendido se os juízes tivessem escolhido o seu adversário como vencedor.

Com esta vitória, o "Capitão América" fica bem posicionado para voltar a lutar pelo título da categoria de pesos meio-pesados, todavia o campeão Lyoto Machida foi operado à mão esquerda no seguimento da sua luta com Maurício "Shogun" Rua, pelo que não poderá defender o seu cinto nos próximos tempos. Para lá disso, o próprio presidente Dana White já afirmou que o lutador de Curitiba merecia nova oportunidade contra Machida, dado que o primeiro duelo entre os dois brasileiros levantou sérias dúvidas sobre quem seria o justo vencedor.

Como a acção na UFC não pára, teremos já no próximo sábado o evento UFC 106, em que o combate cabeça de cartaz opõe Forrest Griffin e Tito Ortiz. E uma vez que Machida está a recuperar da intervenção cirúrgica a que foi submetido, é possível que voltemos a assistir a confrontos entre Couture e Ortiz (Couture triunfou em 2003) e entre "Shogun" e Griffin (vitória de Griffin em 2007). Sobretudo este último combate tem tudo para ser explosivo, dado que Forrest precisa fazer esquecer a humilhação sofrida contra Anderson Silva e que Maurício Rua adorará por certo ter a possibilidade de vingar a derrota que Griffin lhe infligiu no seu combate de estreia na UFC.

Nos restantes combates da noite, destaque para as vitórias dos britânicos Dan Hardy e Michael Bisping, respectivamente contra Mike Swick e Denis Kang. Hardy deverá agora ser o próximo lutador a enfrentar o fenómeno dos pesos meio-médios Georges St. Pierre, enquanto Bisping sobe mais um degrau na hierarquia dos pesos médios após ter sofrido um KO devastador às mãos de Dan Henderson no UFC 100.

Relativamente à categoria de pesos pesados, as notícias não são nada boas para os fãs. O combate entre o campeão Brock Lesnar e Shane Carwin previsto para o UFC 106 foi cancelado em virtude de uma mononucleose contraída por Lesnar. Os prognósticos de recuperação não são animadores, sendo que Dana White até já admite a possibilidade de Lesnar não regressar de todo ao octógono. Como uma desgraça nunca vem só, foi também anunciado que António Rodrigo "Minotauro" Nogueira padece de uma infecção bacteriana que o pode obrigar a internamento hospitalar e que para já o afasta do UFC 108, onde tinha combate marcado contra Cain Velasquez. Perante a perda (ainda que momentânea) de dois dos principais pesos pesados da UFC, poder-se-ia pensar que a organização retomaria a sua ideia original de ter Velasquez a combater contra Carwin, quiçá até por um título interino, só que ao saber do cancelamento do seu combate no UFC 106 Carwin aproveitou para ser submetido a uma cirurgia ao joelho, pelo que só deverá regressar à acção lá para Fevereiro. Em face de tudo isto, não será fácil para Dana White encontrar um adversário à altura de Cain Velasquez, faltando ainda decidir o que fazer a respeito do título de campeão.

Lista completa de resultados do UFC 105:



Randy Couture venceu Brandon Vera por decisão unânime.

Dan Hardy venceu Mike Swick por decisão unânime.

Michael Bisping venceu Denis Kang por TKO (4:24 do segundo assalto).
Matt Brown venceu James Wilks por TKO (2:27 do terceiro assalto).
Ross Pearson venceu Aaron Riley por TKO (4:38 do segundo assalto).
John Hathaway venceu Paul Taylor por decisão unânime.
Terry Etim venceu Shannon Gugerty por submissão (1:24 do segundo assalto).
Nick Osipczak venceu Matt Riddle por TKO (3:53 do terceiro assalto).
Dennis Siver venceu Paul Kelly por TKO (2:53 do segundo assalto).
Alexander Gustafsson venceu Jared Hamman por KO (0:41 do primeiro assalto).
Andre Winner venceu Roli Delgado por KO (3:22 do primeiro assalto).
Autor: JORGE TIMÓTEO
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
UFC 107: O Prodígio entra em ação

ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_F78EAA6F-1FF4-4D2A-B592-B16F5F968F74_img_destaque_pt_1.jpg

HAVAIANO B. J. PENN PRONTO PARA DEFENDER O SEU TÍTULO




O ano de 2009 está prestes a acabar, mas há ainda tempo para um último evento da UFC, em que o cabeça de cartaz é o combate entre B.J. Penn e Diego "Nightmare" Sanchez para o título de pesos leves. Convém recordar que a categoria de pesos leves engloba os atletas dos 66 aos 70 kg, muito longe portanto de "monstros" como Brock Lesnar ou Shane Carwin.



B.J. Penn, de quem o Record Online já falou, foi o primeiro lutador norte-americano a vencer um título como cinturão negro nos Campeonatos Mundiais de Jiu-Jitsu, e exerce hoje um domínio que parece incontestável na categoria de pesos leves da UFC. Penn poderia até ser campeão na categoria de pesos meio-pesados, não fosse esse título estar à cintura do fenómeno Georges St. Pierre, contra quem Penn já perdeu por duas ocasiões.



O seu adversário desta feita será Diego Sanchez, um talentoso lutador com 21 vitórias e apenas 2 derrotas, que tem aqui o maior combate da sua carreira. É sabido que nas artes marciais mistas tudo pode acontecer, mas o leitor mais precavido poderá aguardar outra ocasião para apostar casa, carro e conta bancária numa vitória de Sanchez. É que apesar de todo o seu potencial, Sanchez arrisca-se a descobrir este sábado a razão de Penn ser conhecido como "o Prodígio". Se tal pode servir de consolo, não será o primeiro nem por certo o último a descobri-lo.



No segundo grande combate da noite, dois dos principais pesos pesados da UFC vão procurar retomar a senda das vitórias. Frank Mir vem de um massacre às mãos enormes de Brock Lesnar, durante o qual se arrependeu provavelmente de ter provocado o ex-campeão da WWE. Já o francês Cheick Kongo quererá fazer esquecer a sova que Cain Velasquez lhe aplicou ao longo de três assaltos. Kongo precisa provar que tem valor para disputar títulos, e nada melhor para isso que derrotar um ex-campeão da UFC. O favoritismo aqui terá de ser dado a Frank Mir, um mestre de submissões que tudo fará para apanhar um dos membros do gaulês e torcê-lo até à rendição.

Autor: JORGE TIMÓTEO
 
Topo