• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cientistas querem bombardear Europa para procurar vida!

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Qual é a melhor maneira de explorar a gelada lua Europa, satélite de Júpiter?
10019325_f520.jpg

De acordo com uma equipa de cientistas e engenheiros britânicos, bombardear
a sua crosta gelada com um perfurador!

A Europa é uma promessa significativa para a vida no nosso sistema solar. Abaixo de sua superfície gelada, os cientistas sabem que existe um oceano de água líquida, protegendo dos perigos do espaço e aquecido pela energia gerada por interacções gravitacionais entre o gigantesco Júpiter e a sua lua.

Algumas hipóteses sugerem a possibilidade de organismos complexos em evolução nas profundidades da Europa. Estas ideias foram recentemente reforçadas por algumas descobertas importantes que afirmam que o oceano de Europa pode sustentar uma enorme biomassa.

Enormes desafios criam dificuldades para as futuras expedições tripuladas ou näo. A Europa não tem atmosfera, o que exigiria uma enorme quantidade de energia para pousar uma sonda com segurança. Um pouso na Europa seria mais simples com uma sonda Apollo do que uma sonda Curiosity que explora o planeta Marte. Além disso, para ter acesso ao oceano subsuperficial, a missão deveria ter algum tipo de nova técnica de perfuração para enviar um robô através de quilómetros da crosta gelada. Assim, a equipa de engenheiros britânicos sugeriu o desenvolvimento de um projéctil de alta velocidade que usaria a força bruta para bombardear parte da crosta gelada e permitir a exploração desse fascinante mundo.

A equipa de velocidade simulou o impacto do projéctil, utilizando um bloco de gelo de 10 toneladas e um perfurador de 20 kg de alta velocidade, na instalação de mísseis, no País de Gales. O perfurador em forma de bala atingiu a velocidade de 340 m/s (velocidade do som ao nível do mar). O bloco de gelo foi destruido, mas os instrumentos sensíveis sobreviveram intactos.

Procurar vida nas profundezas do oceano da Europa, usando bombas inteligentes, pode iniciar uma nova era de caça pela vida extraterrestre.

Fonte: Discovery News.
 

Anexos

  • lua_europa.jpg
    lua_europa.jpg
    51.3 KB · Visualizações: 20
Última edição:
Topo