• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como Montar um Aquário de Água Doce Moderno e Funcional

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156

Montando o tanque e a base​

  1. Imagem intitulada Purchase a New Aquarium Step 3
    1
    Escolha um tanque.Pensar bem antes de começar pode ajudá-lo a manter seus peixes saudáveis e facilitar a manutenção. Pesquise sobre os peixes que deseja e selecione um tanque adequado para eles. É importante escolher um aquário com capacidade de água suficiente para o número de peixes que planeja ter, sempre levando em consideração a necessidade espacial de cada espécie e a quantidade de dejetos que eles produzem. No geral, quanto maiores os peixes, maior a quantidade de dejetos e maior a quantidade necessária de água. Lembre-se também de que decorações e plantas ocupam bastante espaço no aquário.
    • Existem algumas calculadoras virtuais que podem ajudá-lo a decidir quais peixes manter de acordo com o tamanho do tanque, as compatibilidades entre espécies e as necessidades de cada animal.[1] É muito importante fazer os cálculos adequados e não se basear em estimativas de não profissionais.
    • Para se ter uma boa variedade de peixes, o ideal é um tanque de 200 litros. Para começar, não é uma boa ideia escolher um aquário muito maior do que isso.
    • Para começar, talvez seja bom utilizar um tanque de 75 a 95 litros com peixes resistentes, só para ver se realmente gosta de cuidar do aquário. Algumas espécies boas: molinésia negra, barrigudinho, platys e tetra negro. Evite os ciclídeos.
    • Nunca comece com um aquário com menos de 40 litros, principalmente aqueles para apenas um peixe betta. Por mais que seja tentador, manter a qualidade da água em tanques menores é mais difícil.


  2. Imagem intitulada Purchase a New Aquarium Step 10
    2
    Compre uma base para o aquário.Qualquer tanque de pelo menos 75 litros precisará de uma base, a menos que ele fique fixo sobre um balcão firme e bem ancorado. Compre uma base própria para o tamanho do tanque e nunca subestime o peso dele. É muito importante escolher uma opção firme e que vá sustentar todo o aquário, com o mesmo tamanho da base dele. Não deixe que as bordas do aquário fiquem sobrando.
    • Cômodas, racks de TV, buffets e mesas de madeira normalmente não são firmes o suficiente para sustentar um aquário grande.
    • Visite uma pet shop grande e com variedade de produtos para encontrar kits completos com tanque e base. Se preferir, procure em sites como OLX e Mercado Livre por opções usadas e baratas, mas sempre confira o estado do produto antes de comprá-lo.
    • Se não comprar um kit completo, escolha uma base adequada para o tamanho do seu aquário.



  3. Imagem intitulada Start a Saltwater Reef Tank Step 3
    3
    Escolha bem o lugar do aquário para manter os peixes saudáveis.É bom instalar o tanque em um local no qual a temperatura é consistente e a luz não é exagerada. Deve haver pelo menos 10 cm entre a parede e o aquário, por conta do filtro. Algumas coisas a se ter em mente na hora de escolher a posição do tanque:
    • O excesso de luz solar promoverá um crescimento exagerado de algas, dificultando a manutenção. O ideal é deixar o aquário contra uma parede interior, longe da luz solar direta.
    • Não coloque o aquário debaixo de uma saída de ar, pois o vento soprará e a poeira provavelmente cairá no tanque. Além disso, vai ser difícil manter a temperatura da água, o que é muito importante para os peixes.
    • Também é importante avaliar se o piso é capaz de sustentar o peso do aquário cheio. Verifique se há sustentação adequada no local, analisando a planta baixa da casa se necessário.
    • Instale o aquário próximo de uma tomada e lembre-se da distância que precisará caminhar com a água para a manutenção semanal do tanque. As tomadas não devem ficar esticadas para evitar acidentes. Se possível, instale um filtro de linha com proteção para picos de energia.
    • Se possível, coloque o aquário diretamente sobre o piso, evitando tapetes e carpetes.
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156

Instalando o filtro e o cascalho​

  1. Imagem intitulada Set Up a Betta Tank Step 2
    1
    Escolha um sistema de filtragem.Os filtros biológicos de fundo e os elétricos (que ficam pendurados na parte traseira do aquário) normalmente são os mais recomendados para os iniciantes. Não dependa muito da tecnologia, pois as opções mecânicas e biológicas são muito simples de usar e de limpar. Só utilize um sistema de filtragem tecnológico e avançado quando tiver mais conhecimentos.
    • Se optar por um filtro biológico de fundo, instale uma bomba de ar forte o suficiente para o tamanho do tanque. Nesse caso, tamanho é documento! Caso não aspire os cascalhos com frequência, você acabará entupindo o filtro e o tornando tóxico. Saiba também que não se deve usar um filtro biológico de fundo com cascalhos caso planeje usar areia ou outros substratos finos.
    • Caso opte por um filtro elétrico, escolha um que circulará água suficiente para o tamanho do tanque. O ideal é que ele filtre a água cinco ou mais vezes por hora, dependendo da capacidade do aquário. Um aquário de 40 litros precisará de um filtro que circule a água pelo menos 50 vezes por hora.


  2. Imagem intitulada Set Up a Betta Tank Step 7
    2
    Instale o filtro.Siga as instruções adequadas para o tipo de filtro escolhido:
    • Para filtros biológicos de fundo, instale a placa de filtragem e verifique se os tubos estão bem encaixados (você precisará de um ou dois, dependendo do tamanho do aquário). Conecte as entradas de ar das bombas nos tubos e espere para ligar o filtro apenas quando o aquário estiver cheio. Como cada sistema é diferente, siga as instruções do fabricante.
    • Se optou por um filtro externo, instale-o na parte traseira do tanque, onde o escoamento acabará distribuindo a água. Alguns tanques vêm com tampas perfuradas para facilitar a instalação do filtro. Encha o aquário antes de ligar o sistema.



  3. Imagem intitulada Set Up a Betta Tank Step 8
    3
    Encha o fundo do aquário com substrato.O ideal é ter de 5 cm a 10 cm de substrato no fundo do tanque para manter o aquário saudável e ajudar a orientar os peixes. É possível encontrar opções baratas em pet shops especializadas.
    • A areia é a opção ideal para peixes e invertebrados que gostam de montar tocas, mas precisa ser movimentada com frequência para manter o aquário saudável. Para os iniciantes, o melhor é usar cascalho.
    • Caso queira instalar algumas plantas no aquário, é preciso escolher bem o substrato. Substrato fértil Amazônia e Azoo são boas opções.
    • Sempre lave o substrato em água limpa antes de colocá-lo no aquário.[2] Quanto menor a quantidade de sujeira na água, mas rápida será a limpeza do aquário.
    • Lave bem os cascalhos, sem utilizar sabão. Use apenas água, para não acabar intoxicando os peixes.
    • Monte uma inclinação com o substrato, subindo na direção do fundo do aquário.
    • Caso opte por um filtro biológico de fundo, espalhe o cascalho em uma camada uniforme sobre a placa de filtragem. Despeje as pedrinhas pouco a pouco, deixando que elas assentem e evitando riscos nas paredes do tanque.
    • Coloque um prato sobre o substrato na hora de adicionar a água para não espalhá-lo todo pelo aquário.


  4. Imagem intitulada Make a Shrimp Aquarium Step 8
    4
    Instale as plantas e as decorações.É bom organizar tudo do jeito que quer, pois vai ser difícil alterar a decoração quando os peixes estiverem no aquário. Modificar o ambiente pode acabar estressando os bichinhos!
    • As plantas servem como decorações funcionais. É difícil fazer com que um filtro mecânico controle a população de plâncton, mas as plantas podem ajudar. As folhas também podem ajudar a manter os peixes saudáveis, mas é preciso tomar cuidado, pois algumas espécies adoram comê-las. Existem também troncos e outros tipos de decorações próprias para aquários de água doce, apenas não coloque objetos aleatórios no tanque.
    • Escolha as plantas de acordo com o tipo de peixe. Submerja as raízes nos cascalhos, mas deixe os galhos e as folhas livres.
    • Algumas plantas precisam ser fixadas em algo. Use uma linha de pesca para amarrar as decorações em um pedaço higienizado de madeira ou pedra.
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156

Adicionando a água e controlando a temperatura​

  1. Imagem intitulada Make a Shrimp Aquarium Step 7
    1
    Tente identificar vazamentos.Encha o aquário com alguns dedos de água e espere meia hora. Se houver algum vazamento, é melhor encontrá-lo o quanto antes. Se a água não vazar, encha 1/3 do aquário para continuar a checagem.
    • Obviamente, faça o teste em um local que possa ser molhado e prepare-se com um produto de vedação para consertar os possíveis vazamentos.


  2. Imagem intitulada Set up a Guppy Tank Step 8
    2
    Leve o tanque para o local final dele e termine de enchê-lo. Assim que descartou os vazamentos e instalou as decorações desejadas, encha o aquário até a beirada, deixando cerca de dois dedos de espaço livre.


  3. Imagem intitulada Set up a Coldwater Aquarium Step 12
    3
    Ligue o filtro.Encha o reservatório dele com água e ligue-o na tomada. O líquido deve circular suavemente após alguns minutos. No caso de um filtro biológico de fundo, conecte a bomba de ar para circular oxigênio pelos tubos instalados.
    • Espere uma ou duas horas para checar a temperatura da água, confirmar a ausência de vazamentos e verificar se a água está circulando bem antes de colocar os peixes no tanque.


  4. Imagem intitulada Set up a Guppy Tank Step 6
    4
    Instale o aquecedor.Ele deve ser fixado na parte interna do aquário, próximo da saída de água do filtro, com o uso de copos de ventosas. Assim, a água será aquecida de modo homogêneo, mantendo o tanque com uma temperatura entre 21 °C e 25 °C. Instale o termômetro para fazer a verificação constante da temperatura do aquário, mas só ligue o aquecedor quando o tanque estiver cheio.
    • Os aquecedores completamente submersos são os mais simples de se utilizar. Dê preferência para modelos com termostato, para ajustar a temperatura de acordo com os peixes que há no tanque. A maioria das espécies prefere uma temperatura entre 21 °C e 27 °C, mas é bom dar uma pesquisada de acordo com os animais que tem no aquário.
    • Algumas luzes de aquário esquentam demais, a ponto de alterar a temperatura do aquário. Como não vai deixar as luzes acesas o tempo inteiro, você acabará criando uma variação drástica de temperatura na água, o que não é nada bom para os peixes. Se possível, procure por lâmpadas que não emitam calor.
    • Lembre-se de ligar o aquecedor apenas quando o tanque já estiver cheio.
    • Deixe o aquecedor ajustar a temperatura antes de fazer o ciclo do tanque.


  5. Imagem intitulada Set up a Guppy Tank Step 10
    5
    Adicione um neutralizador de cloro.A água da torneira contém cloro e outras substâncias nocivas para os peixes, precisando ser neutralizada — se quiser evitar esse problema, use apenas água destilada. Siga as instruções do produto e, se possível, acrescente também algum catalizador para acelerar o crescimento de bactérias boas na água.
    • Siga as instruções do fabricante à risca. Talvez seja preciso remover o carbono ativado do filtro durante a circulação dos químicos. Caso contrário, o filtro pode remover as substâncias do neutralizador antes que ele desintoxique a água.


  6. Imagem intitulada Set Up a Betta Tank Step 13
    6
    Faça o ciclo da água a cada duas semanas.Se possível, faça o ciclo sem os peixes — esse é o modo mais humano de se cultivar as bactérias benéficas no aquário. É muito importante finalizar o primeiro ciclo antes de adicionar os peixes ao aquário, ou eles morrerão. Durante o processo, é preciso monitorar a água (pH, amônia, nitritos e nitratos) até que os níveis fiquem ideais para os peixes. Siga as instruções deste artigo ou de um profissional para saber quais as condições ideias para o seu tanque.
    • Lembre-se de fazer testes com a água, principalmente no caso de um aquário novo. Pode ser preciso trocar 15% da água por dia para manter o tanque limpo, dependendo dos níveis de nitrato. A adição de plantas vivas ajudará a reduzir os níveis e pode ser uma boa alternativa.
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156

Colocando os peixes no aquário​

  1. Imagem intitulada Purchase a New Aquarium Step 1
    1
    Escolha os peixes.Procure uma pet shop e converse sobre o seu aquário, explicando quais as espécies que deseja incluir no tanque. O profissional provavelmente dará algumas dicas sobre quais peixes misturar e quais evitar. Se possível, procure por uma loja especializada em animais aquáticos, pois os profissionais entenderão mais do assunto.
    • Por mais que encontre dois tipos de peixe e queira ambos, eles talvez não sejam compatíveis. Como resultado, eles podem acabar ficando estressados, perdendo a cor das escamas e morrendo.
    • As lojas normalmente identificam os peixes que podem viver junto de outras espécies, os semi-agressivos e os agressivos. É bom não misturar os três tipos.
    • Se é o primeiro aquário que você monta, compre apenas peixes recomendados para principiantes. É bom não escolher espécies que precisam de cuidados muito avançados.
    • Conheça o tamanho do peixe adulto para saber se vai conseguir lidar com ele no futuro. O mesmo vale para tubarões de água doce, caranguejos (que costumam tentar fugir o tempo inteiro), ciclídeos e bichos que se enterram. Não é justo criar animais que precisam de espaço em um aquário minúsculo.
    • Barrigudinhos, platys, espadas e molinésia negra são boas espécies para iniciantes, mas tudo depende do tamanho do aquário. Se tem um aquário de 20 ou 40 litros, talvez você possa comprar alguns sapinhos ou um peixe betta. Sempre pesquise muito antes de colocar uma espécie no aquário.


  2. Imagem intitulada Tell if Your Goldfish Is an Adult Step 8
    2
    Não compre todos os peixes de uma vez. Descubra quais as espécies que deseja criar no aquário e compre dois dos menores. Introduza uma nova dupla de peixes a cada duas semanas, deixando as espécies maiores por último.


  3. Imagem intitulada Breed Molly Fish Step 15
    3
    Leve o peixe em segurança para casa. Pegue o saquinho com o peixe e a água e apoie-o em uma superfície segura no carro no caminho para casa. O bichinho só pode viver no saco com água e oxigênio por no máximo duas horas. Se a viagem for mais longa, é preciso tomar algumas medidas de precaução. Converse com o vendedor, se for o caso!


  4. Imagem intitulada Set up a Community Fish Tank Step 8
    4
    Assim que chegar em casa, coloque o saco no aquário e deixe-o por 30 minutos, fechado.Abra o saco e deixe a água do aquário entrar nele — não deixe a água do saco entrar no tanque, entretanto. Deixe-o por mais 20 minutos e pesque o peixe. Descarte a água do saquinho e acrescente o peixe ao aquário.
    • A água do saquinho provavelmente contém parasitas, fungos ou substâncias indesejadas que podem contaminar o seu aquário. A loja certamente trata a água e os aquários com frequência, mas você não tem os mesmos equipamentos para evitar problemas em casa.


  5. Imagem intitulada Set up a Guppy Tank Step 15
    5
    Coloque os peixes no aquário. Comece com dois ou três peixes nos primeiros dez dias. Em seguida, espere mais dez dias e acrescente alguns outros peixes. Ao colocar espécies demais de uma hora para a outra, a água não circulará corretamente e pode se tornar tóxica. A paciência é muito importante nessa hora. Se vai comprar uma espécie que costuma viver em grupos, é bom comprar mais de dois espécimes. Sempre converse com um vendedor experiente para saber quais as melhores quantidades.
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156

Dicas​

  • Com o tempo, as bactérias benéficas se acumularão nas superfícies do aquário e ajudarão a processar a amônia e o nitrito. Colocar muitos peixes de uma vez só no aquário sobrecarregará a população de bactérias, exigindo demais do filtro. Um tanque com uma boa população fará um ciclo natural em cerca de 30 dias, estabelecendo melhor as bactérias e ajudando a conter os dejetos dos peixes.
  • Um litro de água pesa praticamente o equivalente a um quilo. Saber disso pode ajudá-lo a escolher a melhor base para o aquário. Se o tanque tiver mais de 60 litros de água, você certamente precisará de uma base específica.
  • Se estiver com dificuldade para manter o tanque limpo, instale algumas plantas vivas para que elas ajudem. Obviamente, compre-as em uma pet shop para escolher espécies que não sejam nocivas para os peixes.
  • Se optar por um filtro biológico de fundo, saiba que será preciso aspirar os cascalhos de tempos em tempos para remover o acúmulo de dejetos. Não fazer isso pode aumentar os níveis de amônia e nitrito no aquário, matando os animais.
  • Descubra qual o estado da água da sua cidade. Existem peixes próprios para água mole e água dura. Saber qual o seu tipo de peixe e de água o ajudará a manter um aquário saudável por mais tempo. A menos que vá tratar toda a água do aquário, o que pode ser caro e exigir bastante tempo, é melhor adaptar o tanque à água disponível.
  • Não deixe o aquário ao alcance de outro animal de estimação.
  • Cada bomba é diferente. Por mais que a embalagem alegue que o produto é silencioso, faça um teste antes da compra.
  • Sempre pesquise mais sobre as necessidades dos peixes e das plantas que vai colocar no aquário. É importante que todas as espécies sejam compatíveis. Se possível, pesquise em mais de uma fonte e não acredite cegamente nos funcionários de pet shops.
  • Peça a ajuda de um profissional. Procure um vendedor que pareça entender bastante do assunto ou consulte-se com um especialista. Peça ajuda sempre que possível!
  • Não deixe a luz acesa durante a noite inteira, pois os peixes precisam de um período de escuridão para dormir. Caso não tenha plantas vivas no aquário, acenda a luz apenas quando você estiver em casa. Os peixes não precisam de 14 horas de luz ininterrupta.

Avisos​

  • Não bata no vidro do aquário, pois isso irritará ou assustará os peixes.
  • Não coloque água da torneira no aquário e acrescente os peixes, pois isso provavelmente os matará.
  • Não compre muitos peixes assim que montar o aquário. As condições do tanque flutuarão bastante no começo, o que pode ser letal para os peixes.
  • Não deixe o tanque próximo de uma janela, ou você corre o risco de superaquecer a água e promover o crescimento descontrolado de algas. Esse não é um problema no caso de um aquário sem peixes.
  • Experimente criar alguns peixes menores, como os danios, antes de comprar espécies carnívoras.
  • O acúmulo de amônia, nitrato e fosfato no aquário devem ajudá-lo a saber quando é hora de trocar a água ou as plantas do tanque. Também é preciso fazer um teste de pH na água para ajustar o ambiente para os peixes.
  • Não pegue um aquário vazio pela borda, pois ela pode quebrar ou soltar, comprometendo a integridade estrutural de todo o tanque. Normalmente, é preciso segurar o aquário por baixo.
  • Confira a rotatividade de funcionários das lojas. Conforme os funcionários trabalham por mais tempo, eles entendem melhor do assunto e podem ajudá-lo mais.
  • Não use uma garrafa spray ou amônia para limpar as paredes do aquário.
  • Por mais que digam que o melaço é um bom petisco para peixes, tome cuidado para não exagerar na quantidade.
  • Nunca compre um peixe apenas com base na aparência dele. Aquele bichinho pequeno e fofinho pode se tornar o terror do aquário se não for bem cuidado.
  • Alguns aquecedores ficam quentes demais e começam a secar o aquário. É preciso tomar cuidado e sempre fazer a manutenção nos equipamentos.
  • As conchas encontradas na praia podem ser tóxicas para os peixes, afinal, o aquário é de água doce. Nunca compre bichinhos com feridas, manchas ou outros defeitos, pois você pode acabar levando uma doença para o tanque.
  • Não dê ouvidos a todos os funcionários de pet shops, pois alguns entendem do assunto, mas outros acabam dando conselhos com base no achismo. Faça algumas pesquisas antes de aceitar o que ouve.
  • Se vai usar um pouco de sal no tanque de água doce, é preciso escolher um sal próprio para aquários.

Materiais Necessários​


  • Aquário.

  • Base para o aquário.

  • Cascalho ou substrato de areia.

  • Filtro.

  • Tubos de ar (no caso de bombas de ar ou filtros biológicos).

  • Plantas e decorações.

  • Aquecedor.

  • Neutralizador para remover o cloro da água da torneira.

  • Tampa para o aquário (com iluminação).

  • Peixes.

  • Termômetro.
 
Topo