• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Alerta Comunicações. Operador pode cobrar por chamadas para linhas de apoio?

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,589
Gostos Recebidos
809
naom_599ddd6b15a9b.jpg


Os operadores de telecomunicações devem disponibilizar alternativas aos clientes que contactem o serviço de apoio, de modo a que não tenham custos adicionais sempre que precisam de assistência, de acordo com a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).






"Os operadores devem disponibilizar linhas telefónicas gratuitas aos clientes ou, em alternativa, números da rede fixa (iniciados por 2) ou da rede móvel (iniciados por 9). O objetivo desta regra é que os consumidores não tenham custos adicionais, sempre que necessitem de utilizar as linhas telefónicas de contacto com os operadores", pode ler-se no no site da Anacom.
(

Além disso, os operadores "devem também divulgar o número ou números telefónicos disponibilizados para contactos do consumidor, de forma clara e visível, nos respetivos sítios na Internet e nos contratos celebrados com consumidores, quando os mesmos assumam a forma escrita".


E mais: "Deve ainda ser disponibilizada, de forma igualmente clara e visível, informação atualizada relativa ao preço das chamadas."


A Anacom explica que as "empresas devem disponibilizar a informação relativa aos números e ao preço das chamadas, começando pelas linhas gratuitas apresentando de seguida, se for o caso, em ordem crescente de preço, o número e o preço das chamadas para as demais linhas".


"Quando não seja possível apresentar um preço único para a chamada, por exemplo pelo facto de este ser variável em função da rede de origem e da rede de destino, ou porque a respetiva linha de acesso é gratuita, o operador deve, em alternativa e consoante o caso, prestar essa informação, referindo «chamada para rede fixa nacional», «chamada para rede móvel nacional» ou «chamada gratuita»", pode ler-se.

IN:NM
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
A lei diz isso, mas as operadoras cumprem? Claro que não!
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366
A esse respeito, já fiz várias reclamações no livro, como a anacom apenas defende os prevaricadores e não os clientes, como deveria ser, nunca nada foi feito, se pretendermos apresentar uma reclamação ou um problema eletronicamente não existe qualquer link , nenhum dos operadores o disponibliza porque o que pretendem é explorar o cliente, já se for para vender o subscrever produtos, os links abusam, a minhas sugestão é que façam como eu, livro de reclamações, pode ser que um dia a coisa mude, quanto mais não seja, no tempo dos netos.
 
Topo