• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Exame à vista pode vir a detectar Parkinson antes mesmo dos primeiros sintomas

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0
Thinkstoc.JPG
Ainda em fase experimental este método é considerado rápido e não invasivo

Pesquisadores de uma universidade britânica concluíram, num estudo considerado animador por neurologistas, que um simples exame à vista pode vir a detectar a doença de Parkinson, em pacientes antes mesmo de os primeiros sintomas se manifestarem.

Segundo a professora e pesquisadora-chefe do estudo, Francesca Cordeiro, da University College of London, os roedores sujeitos a este estudo, que ainda não tinham nenhum sintoma da doença passaram pelo exame e apresentaram alterações no fundo dos seus olhos.

Ela afirmou que o método é barato e não invasivo e que "é potencialmente uma descoberta revolucionária no que diz respeito a diagnósticos rápidos e tratamento no início de uma das doenças mais debilitantes do mundo".

"Com istoo, talvez possamos intervir muito mais cedo e tratar de uma maneira mais eficiente pessoas com essa doença devastadora."

Actualmente, não há exames de imagem ou de sangue que concluam um diagnóstico de Parkinson.

Thinkstock 1.JPG
Os sintomas de Parkinson costumam aparecer quando as células cerebrais já foram danificadas

Arthur Roach, director de pesquisa da ONG Parkison's UK, disse que há uma "necessidade urgente de um método simples e preciso para se detectar essa doença, principalmente nos primeiros estágios".

"Apesar de a pesquisa ainda estar no seu estágio inicial e precisar de ser testada em pessoas com Parkinson, um teste simples e não invasivo, exatamente como um exame de vista, poderia ser um passo significativo no tratamento da doença."

Os pesquisadores disseram ainda que o método pode ser usado também para avaliar como os pacientes estão respondendo ao tratamento.
O estudo foi divulgado na publicação Acta Neuropathologica Communications.

Os sintomas de Parkinson - que incluem tremores, rigidez muscular, lentidão nos movimentos e na qualidade de vida prejudicada - geralmente surgem após as células cerebrais já terem sido danificadas.

BBC
 
Topo