• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Exaustor de cozinha avariado

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
boas companheiro

se os dois motores usarem escovas que raramente aconteçe nestes extratores domesticos, nao tem condenssador agora se nao tem escovas tem de ter, mete uma foto do extrator para o identificar melhor porque basta seguires a cablajem toda para consguires ver o dito cujo.
por outro lado a questao de fundir as lampadas nao tem a ver c, isso mas sim mau contacto nos suportes ou fios largos nas ligaçoes.
atençao que há uns cond. c, porca, rosca de 8 mm e costumam estar ou na entrada perto onde entra a corrente, ou na estrutura metalica do aparelho.
por outro lado já tem aconteçido nao fazer bem as comutaçoes no bloco de teclas (sujidade nos contactos c, carvao ou gordura)
Amigo Marques. Nem sempre os motores têm de ter condensadores. Depende da forma como são construidos. Repara num motor de uma ventoínha. Não tem nada. Repara num motor de ventilação de um microndas. Não tem nada.
Como funciona:
As lâminas finas que envolvem o enduzido do fio de cobre levam um "chante" com um fio de cobre em volta. è este o segredo desses motores.

Fica bem
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiro cópia eu dei a entender ao nosso amigo nuno cesar a maneira menos complicadapara tentar resolver o seu problema, nao falei em motores trifásicos, monofásicos vetiladores etc,
dá uma volta aos meus tópicos anteriores e deçerto que irás compreender que sou mais velho na matéria que tu.
tanto em motores c, variaçao como em arranque estrela, triangulo.
 

apollo204

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 9, 2006
Mensagens
237
Gostos Recebidos
0
E entao amigos e quanto a minha questao ha alguma sugestao .
Obg
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
E entao amigos e quanto a minha questao ha alguma sugestao .
Obg

boas
como ainda nenhum compahneiro respondeu a esta tua questao, eu faço uma pergunta isso fás á pouco tempo ou já notas á mais tempo,por acaso nunca foi desmontado o ap. para limpesa e açidentalmente terem trocado fios no comutador!

porque nisto nós temos de ter a teoria e prática, e nao só a teoria que é aquilo que alguns dos colegas aqui comentam a titulo de querer ajudar e depois acabam por deturpar e quando for assim é preferivel darem só dicas possiveis.

porque aqui nao se dao curssos mas sim conheçimentos e resuluçoes de muitas questoes no geral.

nao se atira um foguete ao ar á espera que a cana lhe venha ter á mão.

o meu primeiro encarregado só me disse isto: saber lutar é bom mas ser um bom lutador é melhor.
 

soft17vc

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Fev 18, 2013
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa tarde, eu tenho o mesmo problema com o meu exaustor, ele é da marca nodor modelo testa2004, só que o meu quando o ligo não faz barulho nem anda, apenas ficas as lâmpadas ligadas se o abrir, os motores rodam bem ja fiz uma limpeza e tudo mas continua na mesma, eu quando o abrir para meu espanto ele não tem condensadores... tem dois motores assim:Ver anexo 114097
Alguém me consegue dar uma ajuda para ver se meto isto a funcionar!
cumprimentos
 

SmokingGun

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 12, 2007
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Amigo Marques. Nem sempre os motores têm de ter condensadores. Depende da forma como são construidos. Repara num motor de uma ventoínha. Não tem nada. Repara num motor de ventilação de um microndas. Não tem nada.
Como funciona:
As lâminas finas que envolvem o enduzido do fio de cobre levam um "chante" com um fio de cobre em volta. è este o segredo desses motores.

Fica bem

Meus caros, desculpem lá desenterrar o topico mas estou tambem com um problema no meu Teka.
Sou um curioso nisto, aviso já.... Então é assim, o meu tem dois motores de 130w com 5 fios que acho que queimaram. Fizeram uns barulhos estranhos e após um cheiro a queimado não se mexeram mais. Segui as dicas aqui indicadas e tentei ver se os motores tinham escovas, desmanchei aquilo e nada de escovas. Se não tem escovas tem de ter condensador, como disse o companheiro marques, e lá me puz a desmontar a porra do exaustor todo, peça a peça, em busca do dito (trabalho sujo, aviso já) e do famoso condensador nada! Concluo assim que a afirmação do marques no que se refere á existencia de condensador em motores sem escovas não está correta. Testei c/multimetro os cabos e interruptores e aparentemente estão funcionais...
Fui a um representante da teka e pediram-me 45€ por cada motor, o que é inviável, mas na net descobri uns por 15€ que me parecem iguais mas que não sei se dão: Exaustores e motores p/ exaustor - Exaustores - PRODUTOS, alguem me pode indicar se adaptados lá funcionam?
 

G.Duarte

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jun 11, 2013
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Olá Marques, aderi ao Gforum Para te Agradecer esta dica sobre o problema do exaustor pois a algumas horas atrás chamei um técnico recomendado por uma pessoa minha conhecida liguei-lhe e disse qual era o problema e que a marca do meu exaustor era FALMEC, DEMOROU 15 MINUTOS A CHEGAR E 5 MINUTOS A DAR O SEGUINTE DIAGNOSTICO,o problema é do motor e eu não trabalho com esta marca nem com nenhuma que seja compatível, pois nunca tinha visto tal marca o Sr tem de contactar o representante.até aqui tudo bem, quando ele me pede 25.00€ de deslocação e mão de obra é que eu entrei em parafuso para o caso de alguém ficar tentado aos serviços deste Sr.aqui está o nome Manuel Gigante da Zona da Bobadela, achei importante esta informação. mas o importante aqui é que fui procurar onde se localizava o condensador
neste caso fica do lado direito junto ao mesmo bloco do motor com uma tampa com uma série de parafusos, tirada a tampa aparece um molho de fios puxando os fios vem atrás o condensador, fui comprar um novo e por 8.00€ fiquei com o problema resolvido. Mais uma Vês os meus agradecimentos.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas

nos estamos cá é preçisamente para isso, ajudar dentro das nossas possibilidades.

um abraço

marques 1956
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Olá Marques, aderi ao Gforum Para te Agradecer esta dica sobre o problema do exaustor pois a algumas horas atrás chamei um técnico recomendado por uma pessoa minha conhecida liguei-lhe e disse qual era o problema e que a marca do meu exaustor era FALMEC, DEMOROU 15 MINUTOS A CHEGAR E 5 MINUTOS A DAR O SEGUINTE DIAGNOSTICO,o problema é do motor e eu não trabalho com esta marca nem com nenhuma que seja compatível, pois nunca tinha visto tal marca o Sr tem de contactar o representante.até aqui tudo bem, quando ele me pede 25.00€ de deslocação e mão de obra é que eu entrei em parafuso para o caso de alguém ficar tentado aos serviços deste Sr.aqui está o nome Manuel Gigante da Zona da Bobadela, achei importante esta informação. mas o importante aqui é que fui procurar onde se localizava o condensador
neste caso fica do lado direito junto ao mesmo bloco do motor com uma tampa com uma série de parafusos, tirada a tampa aparece um molho de fios puxando os fios vem atrás o condensador, fui comprar um novo e por 8.00€ fiquei com o problema resolvido. Mais uma Vês os meus agradecimentos.
E achas caro 25€ imagina se te metia o condensador
Você trabalha de borla ?
Você paga impostos ?
 
Última edição:

Bruno.77

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Fev 28, 2014
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boas malta, preciso da vossa ajuda.
Acho que o meu exaustor deu o berro. Ontem enquanto se fazia o jantar começou a vir um cheiro estranho a queimado, andei a ver de onde seria, quando vou a ver o exaustor deu um estouro e deitou a luz abaixo. Já o abri e vejo que a bobina de um dos motores está engordurada e meia preta, alguns fios de cobre estão "cortados". Têm alguma ideia do que poderá ter ocorrido?
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Boas malta, preciso da vossa ajuda.
Acho que o meu exaustor deu o berro. Ontem enquanto se fazia o jantar começou a vir um cheiro estranho a queimado, andei a ver de onde seria, quando vou a ver o exaustor deu um estouro e deitou a luz abaixo. Já o abri e vejo que a bobina de um dos motores está engordurada e meia preta, alguns fios de cobre estão "cortados". Têm alguma ideia do que poderá ter ocorrido?

Pelo que contas o motor morreu devido a humidade ou gordura
 

jmamarques

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 16, 2012
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Boas malta, preciso da vossa ajuda.
Acho que o meu exaustor deu o berro. Ontem enquanto se fazia o jantar começou a vir um cheiro estranho a queimado, andei a ver de onde seria, quando vou a ver o exaustor deu um estouro e deitou a luz abaixo. Já o abri e vejo que a bobina de um dos motores está engordurada e meia preta, alguns fios de cobre estão "cortados". Têm alguma ideia do que poderá ter ocorrido?

Caro Bruno pelo "aspecto" da bobine que conta, parece que ela queimou.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas malta, preciso da vossa ajuda.
Acho que o meu exaustor deu o berro. Ontem enquanto se fazia o jantar começou a vir um cheiro estranho a queimado, andei a ver de onde seria, quando vou a ver o exaustor deu um estouro e deitou a luz abaixo. Já o abri e vejo que a bobina de um dos motores está engordurada e meia preta, alguns fios de cobre estão "cortados". Têm alguma ideia do que poderá ter ocorrido?


Boas

Alguns exaustores, usam motor (1, 2 ou mais velocidades) com coletor e escovas de carvão. Essa zona é bastante sensivel a humidade e gorduras, e a tendencia é criar carvão e criar curto circuito do colector, que por sua vez vai danificar as bobines. Eventualmente pode ser o caso e foi o que aconteceu.

Em algumas casas de material electrico, é possivel encontrar motor equivalente (em alguns casos, modelos com as pás ou turbina já incluida no mesmo).

Boa sorte

Cps
 

carlosamaral75

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 26, 2014
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Boa noite a todos,
será que é possível alguém me ajudar com um problema com o meu exaustor, trata-se de um TEKA CNL 2002.
Sempre que coloco o exaustor a funcionar ele faz muita trepidação, e durante o funcionamento atenua e depois de desligar, na fase de paragem, volta a trepidar.
Eu retirei os ventiladores para limpar, ja verifiquei e esta tudo devidamente apertado, ja troquei os ventiladores e a situação mantem-se.
Alguém me pode dar uma ajuda no sentido de descobrir qual o problema.
Desde já agradeço a atenção de todos.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boa noite a todos,
será que é possível alguém me ajudar com um problema com o meu exaustor, trata-se de um TEKA CNL 2002.
Sempre que coloco o exaustor a funcionar ele faz muita trepidação, e durante o funcionamento atenua e depois de desligar, na fase de paragem, volta a trepidar.
Eu retirei os ventiladores para limpar, ja verifiquei e esta tudo devidamente apertado, ja troquei os ventiladores e a situação mantem-se.
Alguém me pode dar uma ajuda no sentido de descobrir qual o problema.
Desde já agradeço a atenção de todos.

Boas

O efeito que descreve, é típico de motor ou ventilador desequilibrado, que é sentido a determinada rotação, na fase de arranque e na fase de paragem.

Fenómeno identifico à roda de carro em que se sente a vibração a cerca de Exemplo: 100Kmh, no entanto acima ou abaixo da mesma não se nota.

Para testar se o desequilíbrio é do motor, ligar o mesmo sem o ventilador. Se não ocorrer vibração, então o defeito estará no ventilador, e eventual acoplamento do mesmo não centrar, excêntrico.

Por vezes o acoplamento do motor para o ventilador tem peças em plástico que sujeitas a calor intenso deformam, e podem originar essa excentricidade e consequente vibração.

Bons ajustes
 

Prural

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 7, 2009
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
Boa noite

Aproveito este tópico para não abrir novo já que também tenho um problema no exaustor.
O exaustor é da marca Italiana ELICA e o modelo é Cube IX. Desde muito cedo, logo após terminar a garantia o exaustor começou a apresentar alguns sintomas de dificuldade em ligar ao premir o botão. Parece mau contacto. Se mantiver o dedo a empurrar o botão (on/off) ele mantem-se ligado, mas mal largo ele desliga-se. Por vezes cheguei a recorrer a um palito para meter como cunha junto ao botão e assim manter o aparelho ligado. Hoje em dia é mais dificil com o palito, só mesmo mantendo o dedo!
Gostaria e ficaria muito agradecido que os entendidos na matéria se pronunciassem ajudar a perceber se é uma questão de subsituir alguma peça e qual? Obrigado!

fotografia 2.JPGfotografia 3.JPG
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boa noite

Aproveito este tópico para não abrir novo já que também tenho um problema no exaustor.
O exaustor é da marca Italiana ELICA e o modelo é Cube IX. Desde muito cedo, logo após terminar a garantia o exaustor começou a apresentar alguns sintomas de dificuldade em ligar ao premir o botão. Parece mau contacto. Se mantiver o dedo a empurrar o botão (on/off) ele mantem-se ligado, mas mal largo ele desliga-se. Por vezes cheguei a recorrer a um palito para meter como cunha junto ao botão e assim manter o aparelho ligado. Hoje em dia é mais dificil com o palito, só mesmo mantendo o dedo!
Gostaria e ficaria muito agradecido que os entendidos na matéria se pronunciassem ajudar a perceber se é uma questão de subsituir alguma peça e qual? Obrigado!

Ver anexo 132832Ver anexo 132833

Boas

Pela indicação. é mesmo avaria do interruptor.

Poderá não ser simples arranjar em Portugal, interruptor exactamente igual (suponho que pressão duas posições).

Para quem não liga em demasia à estética, será possível arranjar interruptor semelhante que cumpre a mesma função.

Cps
 

zuma

GF Prata
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
460
Gostos Recebidos
0
Amigo isso é um botão de pressão, carregas liga e ele volta para trás, eu penso que sim, podes desmontar o botão mas cuidado para voltar a colocar tudo igual na montagem, isso deve ter umas patilhas de contacto que devem estar umpouco vincadas dás-lhe um toque a endireitá-las melhor, no entanto qundo o abrires vê se não é contactos sujos, pode ser que resolvas apenas com um spray de limpeza de contactos.
sempre tens a hipotese de testar se é do botão trocando com o da luz parece-me que são iguais muda os fios e testa.
Claro que isto são ideias fica à tua responsabilidade a opção que tomares.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas caros amigos

a minha opiniao sobre isto é:

primeiro desmonta a placa onde se encontram os comutadores ou interruptores retira o que está avariado neste caso deve ter os contatos no seu interior já gastos e c, carvao, picados.

vai a uma casa de componentes eletronicos e compra igual ou c, a mesma fixaçao, sao muito pareçidos c, os de tv e se nao estou errado sao de cor creme, certo!
 

bracaros

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
Amigos, já que falamos de exaustores, quando ligo a luz do meu o exaustor deixa de funcionar. Ou tenho luz ou tenho extração.
Alguém sabe o que poderá ser?
Cump.
 
Topo