• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fazendo backup das configurações do IIS usando o Iisback.vbs

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Use o script de linha de comando iisback.vbs, armazenado em systemroot\system32, para criar e gerenciar cópias de backup da configuração do IIS (metabase e esquema) de um computador local ou remoto. Os administradores podem usar essa ferramenta de script para criar uma cópia de backup da configuração do IIS, para restaurar uma cópia de backup da configuração do IIS e para listas e excluir cópias de backup.

O Iisback.vbs executa as mesmas operações de backup e restauração disponíveis no Gerenciador do IIS. É possível usar qualquer uma das ferramentas para exibir e gerenciar cópias de backup.

Importante
Você deve ser membro do grupo Administradores no computador local para executar scripts e executáveis. Como prática recomendada de segurança, faça logon no computador usando uma conta que não esteja no grupo Administradores e use o comando runas para executar o script ou o executável como um administrador. Em um prompt de comando, digite runas /profile /User:Meu_Computador\Administrator cmd para abrir uma janela de comando com direitos de administrador e, em seguida, digite cscript.exe Nome_do_Script (inclua o caminho completo do script e todos os parâmetros).
Este tópico inclui as seguintes informações:

Visão geral: conceitos principais para entender os procedimentos de backup e restauração.

Sintaxe: a ordem em que você deve digitar um comando e os argumentos ou as opções que o seguem.

Parâmetros: os valores definidos para as variáveis do comando.

Exemplos: exemplo de código e explicação dos resultados.

Visão geral
Cada operação de /backup cria dois arquivos, um arquivo .MDx, que armazena a metabase, e um arquivo .SCx, que armazena o esquema, nos quais x é o número da versão da cópia de backup. O IIS e o iisback.vbs armazenam os arquivos de cópias de backup no diretório raiz_do _sistema\System32\inetsrv\MetaBack.

A metabase e o esquema de uma configuração do IIS incluem propriedades específicas do sistema e da sessão. Não copie ou importe a metabase ou o esquema de um servidor IIS para outro sem modificação. Para copiar toda a configuração da metabase, ou parte dela, de um sistema para outro, use Copiando configurações do IIS usando o Iiscnfg.vbs.

Para evitar o uso não-autorizado de cópias de backup, você pode usar o IIS 5.1 ou IIS 6.0, e iisback.vbs para criptografar a cópia de backup com uma senha. A senha criptografa a chave da sessão que, por sua vez, criptografa todas as propriedades cujo atributo de segurança foi definido.

Você pode ler uma cópia de backup criptografada (apenas a chave da sessão e as propriedades protegidas são criptografadas) e excluir os arquivos. No entanto, não é possível usar a cópia de backup em uma operação de restauração a menos que você forneça a senha da criptografia. Além disso, não é possível remover a criptografia de senha de uma cópia de backup ou alterá-la.

Se você não usar a criptografia por senha, a chave da sessão e as propriedades protegidas são criptografadas com uma senha em branco, que impede a leitura desses valores mas permite que qualquer membro do grupo Administradores restaure a metabase a partir de cópia de backup. O IIS 5.1 e o IIS 6.0 não aceitam criptografia da chave de configuração de cópias de backup.

Sintaxe
iisback /backup [/b Nome_do_Backup] [/v {Inteiro | HIGHEST_VERSION | NEXT_VERSION}] [/overwrite] [/e Senha_de_Criptografia] [/s Computador [/u [Domínio\]Usuário/p Senha]]

Parâmetros
/bNome_do_Backup

Especifica o nome da cópia de backup. O padrão é Exemplo_de_Backup.

/v {Inteiro | NEXT_VERSION | HIGHEST_VERSION}

Especifica o número da versão da cópia de backup. NEXT_VERSION é o padrão.


Integer Especifica o número da versão da cópia de backup.
NEXT_VERSION
Especifica o número de versão mais alto mais 1. NEXT_VERSION é o valor padrão.

HIGHEST_VERSION
Reutiliza o número de versão mais alto. Como essa opção substitui uma cópia de backup, o parâmetro /overwrite é necessário ao usar esse valor. Esse parâmetro só será válido quando as versões anteriores do arquivo forem armazenadas no computador.


/overwrite

Permite que o iisback.vbs substitua uma cópia de backup existente pela cópia recém-criada. Sem esse parâmetro, os comandos usados na criação da cópia de backup com nome e número de versão iguais aos de outra cópia falharão.

/eSenha_de_Criptografia

Criptografa a cópia de backup com a senha de backup especificada. É possível usar qualquer seqüência de caracteres como senha.

O parâmetro /e cria um backup protegido ao criptografar a chave da sessão e as propriedades protegidas com a senha especificada. Os administradores devem fornecer a senha para usar o backup em uma operação de restauração.

Se você omitir esse parâmetro ou o argumento de senha, o backup será criptografado com uma senha vazia. Como resultado, apenas a propriedades protegidas serão criptografadas e qualquer administrador poderá usar o backup para restaurar a metabase.

/sComputador

Executa o script no computador remoto especificado. Digite o nome do computador ou o endereço IP sem barras invertidas. O padrão é o computador local.

/u [Domínio\]Usuário

Executa o script com as permissões da conta de usuário especificada. É necessário que essa conta faça parte do grupo Administradores do computador remoto. Por padrão, o script é executado com as permissões do usuário atual do computador local.

/pSenha

Especifica a senha da conta de usuário fornecida no parâmetro /u.

Exemplos
Exemplo 1:
O comando a seguir cria uma nova cópia de backup da configuração do IIS no computador local. Ele usa o parâmetro /b para atribuir o nome ReskitBkp ao arquivo.

iisback /backup /b ReskitBkp

Em resposta, iisback exibe a mensagem de êxito a seguir indicando que a cópia de backup foi criada e que o valor padrão de versão, NEXT_VERSION, foi atribuído ao arquivo. Como se trata da primeira cópia de backup denominada ReskitBkp, o iisback atribui o número de versão 0 a ela.

Backup ReskitBkp version NEXT_VERSION has been CREATED.

A nova cópia de backup é exibida na seguinte lista de cópias de backup do servidor:

Backup Name Version # Date and Time

ReskitBkp 0 1/9/2001 5:00:04 AM

A cópia de backup ReskitBkp é composta por dois arquivos, ReskitBkp.MD0, que contém a metabase, e ReskitBkp.SC0, que contém o esquema. Ambos são armazenados no diretório systemroot\System32\inetsrv\MetaBack.

Exemplo 2:
O comando a seguir cria uma nova cópia de backup da configuração do IIS no servidor remoto \\SVR01. Ele usa o parâmetro /s para especificar o nome do computador remoto e os parâmetros /u e /p para executar o script com as permissões da conta de usuário Administrador.

Inclui também o parâmetro /b para atribuir o nome de arquivo Svr01Bkp à cópia de backup e o parâmetro /v para especificar seu número de versão (15). O comando usa o parâmetro /e para criptografar a cópia de backup com a senha de backup 7W*48Hv6#.

iisback /backup /s svr01 /u admin21 /p Rrr3Qv7s /b Svr01Bkp /v 15 /e 7W*48Hv6#

Como resposta, o iisback exibirá a seguinte mensagem de êxito:

Backup Svr01Bkp version 15 has been CREATED.

Esse comando criou a cópia de backup Svr01Bkp, versão 15, da configuração do IIS do \\SVR01 e armazenou os dados nos arquivos Svr01Bkp.MD15 e Svr01Bkp.SC15 no diretório systemroot\System32\inetsvr\MetaBack do computador remoto.

A seção Listando configurações de backup do IIS usando o lisback.vbs mostra as cópias de backup armazenadas no servidor remoto. O comando backup criou a entrada final da lista.

Backup Name Version # Date and Time

AsiaSvr 1 1/8/2001 9:18:25 PM

Svr01Bkp 11 1/3/2001 3:00:42 AM

Svr01Bkp 12 1/4/2001 3:00:12 AM

Svr01Bkp 13 1/5/2001 3:01:00 AM

Svr01Bkp 14 1/6/2001 3:00:00 AM

Svr01Bkp 15 1/9/2001 5:18:04 AM

Embora não fique evidente na lista, a nova cópia de backup foi criptografada e você deve fornecer a senha de backup, 7W*48Hv6#, para usar o backup em uma operação de restauração.

Exemplo 3:
O comando a seguir substitui a última cópia de backup da configuração do IIS local por um backup mais recente. Você pode usar esse formato de comando para atualizar a cópia de backup mantida no servidor.

O comando usa o parâmetro /b para especificar o nome da cópia de backup. Ele usa o parâmetro /v HIGHEST_VERSION para orientar iisback.vbs a substituir a última versão da cópia de backup denominada CurrentBackup em vez de criar uma versão nova. Usa também o parâmetro /overwrite, necessário com /v HIGHEST_VERSION para permitir que o iisback.vbs substitua um backup existente.

iisback /backup /b CurrentBackup /v HIGHEST_VERSION /overwrite

Em resposta, iisback exibe a seguinte mensagem de êxito:

Backup CurrentBackup version 0 has been CREATED.

O comando criou versões novas dos arquivos CurrentBackup.md0 e CurrentBackup.sc0, que substituíram os arquivos com os mesmos nomes.
 
Topo