• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Gastronomia da Beira Litoral

M

MMAD

Visitante
Arroz Doce à Moda de Ilhavo

Ingredientes:

* 500 g de arroz
* 500g de açúcar
* 5 gemas
* Casca de 1 limão
* Sal, manteiga e canela q.b.

Confecção:


Leve ao lume água (triplo da porção de arroz) adicione a casca de limão, a manteiga e o sal.
Quando ferver junte o arroz e, logo que retome a fervura, reduza o lume, mexendo de vez em quando até o arroz cozer,. Junte, então o açúcar e deixe ferver durante 5 minutos e retire do lume.
Incorpore as gemas, misturando-as primeiro à parte com um pouco de arroz quente, para que elas não talhem ao serem introduzidas directamente no tacho.
Leve novamente ao lume, durante 5 minutos, sem deixar ferver. Deite o arroz numa travessa e polvilhe com canela procurando fazer flores, barquinhos, etc.
 
Última edição por um moderador:
M

MMAD

Visitante
Barriga-de-freira

Ingredientes:

Para 4 pessoas

* 4 gemas de ovos ;
* 250 g de açúcar ;
* 1 arrufada de Coimbra (pequena) ;
* 1 colher de sopa de manteiga ;
* 1 casca de limão ;
* grangeias ;
* canela

Confecção:


Leva-se o açúcar ao lume com 1,5 dl de água e a casca de limão e deixa-se ferver até se obter um xarope fraco (pegar ligeiramente aos dedos). Retira-se do lume e juntam-se a arrufada, previamente esfarelada à mão, a manteiga e as gemas desfeitas. Leva-se novamente ao lume e deixa-se ferver suavemente durante 3 a 4 minutos.
Deita-se num prato e enfeita-se com grangeias de cores e canela.

 
Última edição por um moderador:
M

MMAD

Visitante
Belhós de Abóbora (Belhoses)

Confecção:

Descasca-se e corta-se a abóbora aos quartos. Coze-se em pouca água (um copo). Depois de cozida, escorre-se o máximo de água (pode pôr-se dentro de um saco de pano, passador ou peneira), num alguidar e mexe-se para arrefecer apertando com a colher de pau para ajudar a largar o resto da água. Põe-se-lhe umas pedrinhas de sal e mexe-se bem, para desfazer a abóbora. Deixa-se arrefecer completamente.
Junta-se-lhe então farinha de trigo, aos poucos e sempre a mexer, de preferência com as mãos e a bater a massa. Acrescenta-se-lhe ovos inteiros, um cálice de aguardente e continua-se a mexer.
A massa deve ficar de modo a moldarem-se umas bolas, (com a ajuda de duas colheres) que se possam fritar em óleo ou azeite bem quente.
Polvilham-se com açúcar e canela.

Nota: Pode-se fazer do mesmo modo mas, juntar um pouco de fermento do padeiro, desfeito num pouquinho de água morna, antes de acrescentar a farinha. Deixa-se levedar.
 
Última edição por um moderador:
M

MMAD

Visitante
Belhós (Belhoses) de Farinha de Milho ou da Massa da Broa

Confecção:

Da massa da broa depois de estar lêveda e, quando já não havia nenhuma para beber o café, faziam-se uns belhoses da seguinte maneira:
Tirava-se um pouco de massa e, com uma colher de sopa faziam-se umas bolas que se punham a fritar numa sertã em azeite quente.
Depois de fritas polvilhavam-se de açúcar amarelo se fosse possível ou comiam-se com peixe frito, em substituição da broa.
Não havendo broa nem tempo para a cozer, amassava-se um pouco de farinha de milho com água e umas pedras de sal e depois de bem amassadinho fritava-se em forma de bolas.
 
Última edição por um moderador:
M

MMAD

Visitante
Bilharacos

Ingredientes:

* 2 Kg de Abóbora
* Raspa de 1 limão
* 400 g de Açúcar
* 200 g de farinha de trigo
* 3 ovos inteiros
* Canela q.b.
* 1 cálice de aguardente.

Confecção:

Cozer a abóbora na véspera, com alguma água e uma pitada de sal.
Depois de cozida, coloca-se dentro de um pano pendurado, a escorrer.
Vinte e quatro horas depois prepara-se a massa, misturando todos os ingredientes.
Fazem-se pequenas bolinhas dessa massa que vão a fritar em óleo abundante e a elevada temperatura.
Tirados da fritadeira, os bilharacos são escorridos e colocados numa travessa onde são polvilhados com açúcar e canela.

Receita tradicional em Ilhavo na ceia de Natal:
 
Última edição por um moderador:
M

MMAD

Visitante
Broas Doces da Figueira

Ingredientes:

* 500 g de farinha de milho ;
* 1 kg de farinha de trigo ;
* 200 g de fermento de padeiro ;
* 300 g de açúcar ;
* 500 g de abóbora-menina ;
* 1 colher de sopa de manteiga ;
* azeite - q.b. ;
* sal - q.b. ;
* passas e nozes - q.b.

Confecção:

Descasque a abóbora, corte-a em pedaços e coza-a em água temperada com sal. Ao lado, junte as duas farinhas e misture-lhes o fermento previamente diluído em água da cozedura da abóbora. Adicione à massa o açúcar, a manteiga derretida, a abóbora, as passas e as nozes cortadas aos bocadinhos. Amasse cuidadosamente e, sempre que necessário, junte água da cozedura. Tape bem o recipiente com um cobertor e deixe levedar até que a massa duplique o volume. Tenda a massa, forme bolinhos pequenos, e leve ao forno durante 1 hora num tabuleiro untado de azeite.
 
Última edição por um moderador:
M

MMAD

Visitante
Broinhas de Natal (CONDEIXA)

Confecção:

Numa gamela ou alguidar, põe-se 1 kg de farinha de milho já peneirada. Faz-se um buraco no meio e coloca-se um punhado de sal, água quente acabada de ferver e amassa-se com uma colher de pau. Quando morna amassa-se bem, acrescentando-lhe mais água morna. Depois acrescenta-se-lhe 1 kg de farinha de trigo, tornando-se a amassar até ficar uma massa bem macia. Nessa altura deita-se-lhe o fermento do padeiro desfeito num pouco de água morna, dão-se mais umas voltas, à massa, forma-se uma bola no fundo do alguidar ou gamela, alisa-se bem, polvilha-se com farinha e desenha-se uma cruz dizendo as seguintes palavras: "Deus te acrescente". Tapa-se muito bem com um pano e com um cobertor e deixa-se levedar.
Quando a massa estiver leveda acrescenta-se-lhe 1 kg de açúcar, nozes partidas, passas de uva ou sultanas, canela, pinhões, erva-doce e mexe-se tudo muito bem.
Finalmente, tendem-se as broinhas numa tigela com a ajuda de farinha de trigo, em pequenas broas, e levam-se ao forno até cozer.
 
Última edição por um moderador:
M

MMAD

Visitante
Charcada à Moda de Coimbra

Ingredientes:

(Para 8 pessoas)

* 8 ovos inteiros mais 4 gemas
* 400 g de açúcar mais 150 g
* grangeias de cores várias



Confecção:


Leva-se o açúcar ao lume com um copo de água e deixa-se ferver até fazer ponto de pasta (101ºC).
Entretanto, batem-se os ovos inteiros com as gemas só para os ligar.
Deitam-se os ovos sobre o açúcar a ferver através do funil que se utiliza para fazer os fios de ovos. Quando todos os ovos se tiverem esgotado, com uma espátula ou colher começa-se a deitar a calda de açúcar sobre os ovos, do meio da coroa para os lados, girando ao mesmo tempo a charcada para impedir que se agarre aos lados e ao fundo do recipiente. Quando a calda tiver desaparecido e começarem a surgir bocadinhos de ovos queimados, retira-se a charcada do lume e deita-se no prato de serviço (cristal ou vidro).
Levam-se ao lume os 150 g de açúcar restantes e deixa-se fazer caramelo.
Deita-se este caramelo sobre a charcada, fazendo traços, e enfeita-se toda a superfície com grangeias coloridas.
 
Última edição por um moderador:
M

MMAD

Visitante
Ovos-moles de Aveiro

Ingredientes:

* 8 gemas de ovos ;
* 300 g de açúcar ;
* 60 g de farinha de arroz

Confecção:


Leva-se o açúcar ao lume com um copo de água e deixa-se ferver até fazer ponto de espadana (117º C).
Entretanto, dissolve-se a farinha de arroz em 1,5 dl de água fria. Adiciona-se o açúcar a esta solução e leva-se a mistura a cozer durante 5 minutos.
Retira-se a mistura do lume, deixa-se arrefecer um pouco e junta-se uma pequena porção deste preparado morno ás gemas. Misturam-se os dois elementos e leva-se tudo novamente ao lume para cozer as gemas e engrossar, até os ovos-moles terem a espessura desejada.
Servem para rechear moldes de hóstia ou encher barricas de madeira.

Antigamente, por uma questão de poupança, juntava-se aos ovos-moles arroz cozido ou farinha de arroz. Essa prática é ainda hoje frequente, embora negada por todos os fabricantes de ovos-moles de Aveiro. Há também quem utilize a água de cozer o arroz sem ser lavado.

 
Última edição por um moderador:
M

MMAD

Visitante
Pastéis de Tentúgal

Ingredientes:

Para a massa:

* 500 g de farinha
* 2 colheres de sopa de manteiga
* 2 dl de água
* sal
* 200 g de manteiga (aprox.)
* açúcar em pó

Para o recheio:

* 250 g de açúcar
* 12 gemas de ovos

Confecção:


Peneira-se a farinha várias vezes para dentro de um alguidar e faz-se uma cova no meio onde se deita a manteiga (ou margarina) derretida. Mistura-se.
Aquece-se a água onde previamente se dissolveu o sal. Adiciona-se a água, pouco a pouco, à farinha, trabalham-se bem todos os elementos, amassando até a massa se despregar das mãos. Molda-se a massa em bola e coloca-se num prato previamente polvilhado com farinha. Polvilha-se a massa também com um pouco de farinha e cobre-se com uma tigela aquecida. Deixa-se repousar durante 30 minutos pelo menos.
Entretanto, preparam-se os ovos moles bastante espessos.
Estende-se um pano sobre a mesa. Pincela-se a superfície da massa com um pouco de manteiga derretida (ou azeite) e começa a retirar-se bocadinhos de massa, que se estendem, primeiro, com o rolo, e, depois, se esticam com os dedos, tendo o cuidado de não romper a massa. Esta deve ficar tão fina como uma folha de papel de seda.
Corta-se esta massa em rectângulos com 14 cm por 10 cm. As bordas de massa espessas não devem ser aproveitadas para as folhas dos pastéis.
Derrete-se a manteiga (ou margarina) em banho-maria. Depois sobrepõem-se quatro folhas de massa, pincelando-as com manteiga derretida à medida que se vão sobrepondo.
Colocam-se duas colheres de sopa de ovos-moles sobre o rectângulo de massa (com quatro folhas) e enrola-se o pastel. Dobram-se as pontas para cima e levam-se os pastéis a cozer rapidamente em forno forte. Polvilham-se com açúcar em pó (o chamado "açúcar inglês").

* Os pastéis de Tentúgal têm a reputação de serem de difícil confecção. Na realidade, a má qualidade das farinhas nem sempre proporciona uma massa suficientemente elástica para ser esticada como é necessário.

** Os pastéis de Tentúgal são hoje quase exclusivamente executados em pequenas unidades comerciais que, embora artesanais, dado o seu volume de vendas, conseguem obter das moagens farinhas extraídas de trigo duro e com a qualidade indispensável ao fabrico da massa dos célebres pastéis.


 
Última edição por um moderador:
M

MMAD

Visitante
Rabanadas Douradas

Ingredientes:

* 16 gemas de ovos ;
* 500 g de açúcar ;
* 1 kg de pão de forma ;
* canela ;
* limão

Confecção:

Preparam-se em ovos-moles as 16 gemas com 16 colheres de sopa de açúcar. Estes ovos moles não devem ficar muito espessos. Com o restante açúcar e um copo de água faz-se uma calda fraca.
Corta-se em fatias o pão, que deve ser de véspera, e passam-se estas, primeiro pela calda de açúcar, escorrem-se, e depois pelos ovos-moles.
À medida que se preparam vão-se colocando as fatias douradas numa travessa. Polvilham-se com canela e espalha-se por cima a casca de limão tirada muito fina (apenas o vidrado) e cortada em tirinhas).

Sobremesa própria da quadra de Natal.
 
Última edição por um moderador:
M

MMAD

Visitante
Tigelada

Ingredientes:

Para 8 pessoas

* 1 litro de leite ;
* 8 ovos inteiros ;
* 350 g de açúcar ;
* 2 colheres de sopa de farinha de trigo ;
* 2 colheres de chá de canela

Confecção:


Batem-se muito bem os ovos com a canela. Dissolve-se a farinha num pouco de leite frio, junta-se o restante e em seguida adiciona-se aos ovos juntamente com o açúcar. Mexe-se muito bem.
Tem-se já no forno bem quente um tacho de barro vidrado, que deverá estar muito quente. Deita-se o preparado dentro deste tacho e deixa-se a tigelada cozer durante cerca de uma hora. Verifica-se a cozedura espetando um palito, o qual deverá sair seco.

Esta tigelada serve-se especialmente como sobremesa de Páscoa.
 
Última edição por um moderador:
M

MMAD

Visitante
Licor de Vinho de Condeixa

Ingredientes:

* 0,75 l de vinho tinto ;
* 0,75 l de vinho branco ;
* 0,25 l de aguardente ;
* 1 kg de açúcar amarelo ;
* 1 vagem de baunilha

Confecção:


Misturam-se todos os ingredientes mexendo bem para dissolver o açúcar. Deixa-se ficar algumas horas em infusão.
 
Última edição por um moderador:
M

MMAD

Visitante
Licor de Rosas de Condeixa

Ingredientes:

* 1 l de aguardente ;
* 0,5 kg de açúcar branco ;
* pétalas de 5 ou 6 rosas

Confecção
:

Põe-se num frasco, um grande punhado de pétalas de rosas vermelhas ou cor de rosa, enche-se de aguardente e deixa-se ficar 2 ou 3 dias.
Passa-se depois por um passador de rede fina, pondo o açúcar no passador ao mesmo tempo (põe-se o açúcar no passador e deita-se a aguardente por cima).
O açúcar deve ficar bem derretido, se for necessário, repete-se a operação com o líquido já passado.
Finalmente junta-se um pau de baunilha.
 
Última edição por um moderador:
Topo