• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Gordura abdominal aumenta risco de demência

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,325
Gostos Recebidos
160
Estudo que acompanhou mais de 1.500 mulheres concluiu que aquelas com gordura acumulada ao redor da cintura na meia-idade são duas vezes mais propensas a desenvolver demencia na velhice.
O estudo – publicado na revista científica Neurology e liderado por Deborah Gustafson, da Faculdade de Medicina da Univesidade de Gothenburg, na Suécia –baseou-se numa ampla pesquisa. Foram acompanhadas, durante mais de três décadas, cerca de 1.500 mulheres entre 38 e 60 anos.

«Qualquer um que tenha muita gordura abdominal na meia-idade tem um grande risco de morrer de doenças cardiovasculares e de acidentes vasculares cerebrais (AVC)», diz a investigadora. «E, se não houver um acompanhamento adequado, o risco de desenvolver demência a partir dos 70 anos é muito grande.»

A média de idade das participantes que desenvolveram demência – 161 mulheres no final do estudo – foi de 75 anos. Mas, apesar de o estudo ser conclusivo sobre o facto de a gordura abdominal estar relacionado com a doença, não houve consenso sobre um índice de massa corporal (IMC) exacto que alertasse para o problema.

Os sintomas mais comuns de demência são o alto índice de esquecimento, piora na fala e problemas de cognição e orientação. É uma condição que pode afectar as faculdades mentais e é mais comum nas pessoas idosas.

Na Suécia, país onde foi feito o estudo, a demência atinge sete por cento da população na faixa dos 65 anos e quase 20 por cento dos idosos com mais de 80 anos.

sapo.
 
Topo