• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Instrumentos Musicais Tradicionais Portugueses

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Viola da Terra

“Viola da terra” ou 'viola de arame', são os nomes que se dão ao mais popular instrumento dos Açores. A viola é um instrumento de grande rusticidade que pertence á mais antiga tradição musical do arquipélago e a sua importância tal que até há pouco tempo, como relata Ernesto Veiga de Oliveira, no livro Instrumentos Populares Musicais dos Açores, ela faria parte do enxoval do noivo e do mobiliário domestico de 50% dos casais, vendo-se geralmente no lugar de honra da casa, em cima da cama dos donos, sobre a colcha para se proteger da humidade. E figurava muitas vezes na escassa bagagem do emigrante açoriano que partia para os Estados Unidos da América. A viola actual açoriana mais comum apresenta bastantes semelhanças à viola amarantinas, com a abertura central em forma de dois corações. Consta que antigamente era vulgar a boca redonda. Porém, hoje, esse é o formato mais associado a violada Terceira, ao contrário de S. Miguel e Faial, onde predominam os dois corações.
No arquipélago, a tradição da viola está ligada aos cantares festivos as “modas" e "balhos”, desgarradas, desafios e despiques, serões animados, matanças do porco, desfolhadas e outros trabalhos colectivos. A decoração é uma das marcas significativas desta viola. Os embutidos com motivos florais em torno da boca em madeira de várias cores e osso de baleia e as incrustações em madrepérola no braço, demonstram uma significativa preocupação pela estética.
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Viola Toeira

Chegamos à região de Coimbra e é com pesar que lamentamos a extinção da Viola Toeira que teve os seus momentos áureos antes da vulgarização da guitarra de Coimbrã. Tal como acontecia no norte, com as violas daquela região, a Viola Toeira era ainda há cerca de cinquenta anos o instrumento fundamental que acompanhava os acontecimentos festivos daquela região, nomeadamente as danças os cantares e as serenatas. O toque podia variar entre o dedilhar e o “pontiar”. Era utilizada tanto a solo como a acompanhar o cavaquinho o violão e a flauta e sempre que as gentes das aldeias vizinhas acorriam aos festejos de Coimbra, lá estava presente a viola toeira. No entanto o triunfo da guitarra acabou por dar o golpe de misericórdia na viola toeira, que hoje já praticamente não existe e da qual, muitos nem sequer nunca ouviram falar. A sua forma geral é em muito semelhante a viola braguesa. Tem cinco ordens com doze cordas das quais as três primeiras são duplas e duas últimas são triplas. Coimbra e Ovar eram os locais onde estas violas eram feitas, variando um pouco de modelo para modelo consoante violeiro que a fabricava.
 
Topo