• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Japão e Guam alertados para fuga radioactiva submarino dos EUA

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Japão e Guam alertados para fuga radioactiva submarino dos EUA

O Pentágono notificou as autoridades locais do Japão e da ilha de Guam de que um fraco nível de radioactividade poderá ter escapado de um submarino nuclear norte-americano durante uma missão, indicaram sexta-feira os responsáveis da Marinha norte-americana.

Uma fuga foi detectada a 17 de Julho em Honolulu, Havai, debaixo do submarino, quando este já estava em calha seca.As autoridades do Havai também foram alertadas.

Uma análise do diário de bordo «determinou que o derramamento poderá ter ocorrido em Março, quando o submarino se encontrava em Sasebo, no Japão, e entre o fim de Maio e meados de Junho, quando se encontrava em Guam», indicou um alto responsável da marinha.

Um inquérito determinou que a radioactividade, que escapou de uma válvula, será inferior a metade de um micro-curie, indicou.

«O nível de radiação encontrado na água, durante as três escalas, é inferior ao que pode ser encontrado num saco de adubo para relva de 20 quilogramas», acrescentou o responsável.

«De cada vez que existe uma fuga de radioactividade, ou de água radioactiva, qualquer que seja a sua dimensão, nós participamos o facto às autoridades locais», disse.


Diário Digital / Lusa
 
Topo