• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Jogo de cartas Cabum

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
Origem

Mais um entre tantos outros jogos cuja origem verdadeira não é conhecida. Provavelmente de origem Inglesa ou americana, sem que exista qualquer comprovação. Podem participar crianças e adultos.

Participantes

O número de participantes pode variar entre 02 e 06 jogadores.

Baralho

Usa-se um baralho comum de 52 cartas de onde se retiram os curingas.




Valor

Não existem valores específicos para as cartas, não há contagem de pontos e não existem curingas ou cartas especiais.

Objetivo

Desfazer-se, antes dos outros jogadores, de todas as cartas que tiver nas mãos.

Regras

Inicialmente procede-se à escolha do carteador, os participantes, com o baralho tendo a face encoberta, retiram , cada um, uma carta. Quem tirar a carta maior, cuja seqüência de valor obedece o valor facial de cada carta: 2, 3, 4,.......9, 10, Valete, Dama, Rei e Às, será o carteador.
Escolhido o carteador este distribuirá, a partir do jogador à sua esquerda, 7 cartas para cada participante, reservando as que sobrarem, com a face virada para baixo sobre o centro da mesa.

O primeiro jogador, aquele que estiver à esquerda do carteador descarta no centro da mesa, com a face para cima, uma carta, por exemplo: o 9 de copas, o jogador seguinte deverá descartar uma carta de copas ou, se não tiver nenhuma carta de copas um 9 de qualquer naipe, se o jogador não tiver copas ou 9 de qualquer outro naipe deverá comprar no monte de sobras uma carta que lhe sirva, caso a primeira não sirva deverá continuar comprando até achar uma que lhe sirva. Se não conseguir uma carta que lhe sirva para o descarte deverá ceder as vez ao jogador seguinte, sem efetuar descarte, o mecanismo do jogo se repetirá.

Após todos terem descartado verifica-se qual jogador descartou a maior carta, este será o jogador que iniciará a próxima rodada, se houver empate entre dois ou mais jogadores recomeçará o jogo aquele que descartou primeiro a maior carta.
Quando um dos participantes descartar sua última carta será declarado o vencedor.

Observações

O jogador deve se preocupar, sempre, em descartar a maior carta possível para Ter a chance de sempre jogar primeiro e moldar o jogo a seu favor.
 
Topo